Dialogism and orallity marks in A mulher que escreveu a bíblia by Moacyr Scliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pucca, Rafaella Berto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24772
Resumo: The present work wishes to demonstrate the presence of an oral tradition, captured by the experience, memory and for a stylization of the speech written, inside the contemporary literature, especially in the romance A mulher que escreveu a Bíblia by Moacyr Scliar. With this purpose, we will admit as starting point, an attempt of concept, conceiving it as a form directly linked to the sound universe (and therefore, oral) and in the sequence, we will try to reveal the orallity marks not only in the construction of the speech, but also in the updating of a tradition that is intended in the voice of the narration.
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spelling Dialogism and orallity marks in A mulher que escreveu a bíblia by Moacyr ScliarDialogia e marcas de oralidade em A mulher que escreveu a bíblia de Moacyr ScliarNovelOrallityUpdatingTraditionRomanceOralidadeAtualizaçãoTradiçãoThe present work wishes to demonstrate the presence of an oral tradition, captured by the experience, memory and for a stylization of the speech written, inside the contemporary literature, especially in the romance A mulher que escreveu a Bíblia by Moacyr Scliar. With this purpose, we will admit as starting point, an attempt of concept, conceiving it as a form directly linked to the sound universe (and therefore, oral) and in the sequence, we will try to reveal the orallity marks not only in the construction of the speech, but also in the updating of a tradition that is intended in the voice of the narration.O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a presença de uma tradição oral, captada pela experiência, pela memória e por uma estilização do discurso escrito, dentro da literatura contemporânea, em especial no romance A mulher que escreveu a Bíblia de Moacyr Scliar. Para tanto, admitiremos como ponto de partida uma tentativa de conceitualização do objeto texto, concebendo-o como forma diretamente ligada ao universo sonoro (e, portanto, oral), e na seqüência, pretenderemos revelar as marcas de oralidade impressas não apenas na construção do discurso, como também na atualização de uma tradição que é pretendida na voz da narração.Programa de Pós-graduação em Letras2016-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/2477210.5433/1678-2054.2006v7p2Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários; Vol. 7; 2-8Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários; Vol. 7; 2-8Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários; v. 7; 2-81678-2054reponame:Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literáriosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24772/18160Copyright (c) 2006 Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPucca, Rafaella Berto2021-03-09T18:46:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24772Revistahttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/indexPUBhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/oaiterraroxa.uel@gmail.com1678-20541678-2054opendoar:2023-01-13T10:36:58.607919Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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