Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casão, Carolina Dias Cunha
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Quinteiro, Cristiane Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediações - Revista de Ciências Sociais
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403
Resumo: This article intend a comparative research between PCN and OCN of Sociology’s discipline in the High School. Such analyses rule itself in Bernstein, considering three dimensions that interfluence itself: Contexture field (knowledge productions, brain- works, colleges); re-contexture official field (State, government, education secretaries); and re-contexture field (school, community).
id UEL-16_5d616a302a8af91817499128209f7006
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3403
network_acronym_str UEL-16
network_name_str Mediações - Revista de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEMPensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEMSociologyTeachingPCNOCNNeoliberalismEnsino de SociologiaPCNOCNNeoliberalismoThis article intend a comparative research between PCN and OCN of Sociology’s discipline in the High School. Such analyses rule itself in Bernstein, considering three dimensions that interfluence itself: Contexture field (knowledge productions, brain- works, colleges); re-contexture official field (State, government, education secretaries); and re-contexture field (school, community).Este artigo tem como objetivo uma análise comparativa entre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – (1999) e as Orientações Curriculares Nacionais – OCN – (2006) da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Tal análise se pauta em Bernstein (2003), considerando as três dimensões que se influenciam mutuamente: campo da contextualização (intelectuais); campo recontextualizador oficial (Estado, governos, secretarias de educação,); e campo recontextualizador (escola).Universidade Estadual de Londrina2007-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/340310.5433/2176-6665.2007v12n1p225Mediações - Revista de Ciências Sociais; Vol. 12 No. 1 (2007); 225-238Mediações - Revista de Ciências Sociais; Vol. 12 Núm. 1 (2007); 225-238Mediações - Revista de Ciências Sociais; v. 12 n. 1 (2007); 225-2382176-66651414-0543reponame:Mediações - Revista de Ciências Sociaisinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403/2767Copyright (c) 2007 Carolina Dias Cunha Casão, Cristiane Thaís Quinteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasão, Carolina Dias CunhaQuinteiro, Cristiane Thaís2022-05-26T15:31:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3403Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/oaimediacoes@uel.br2176-66652176-6665opendoar:2023-01-13T10:37:31.613642Mediações - Revista de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEM
Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM
title Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEM
spellingShingle Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEM
Casão, Carolina Dias Cunha
Sociology
Teaching
PCN
OCN
Neoliberalism
Ensino de Sociologia
PCN
OCN
Neoliberalismo
title_short Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEM
title_full Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEM
title_fullStr Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEM
title_full_unstemmed Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEM
title_sort Thinking about Sociology in high school through PCNEM and OCNEM
author Casão, Carolina Dias Cunha
author_facet Casão, Carolina Dias Cunha
Quinteiro, Cristiane Thaís
author_role author
author2 Quinteiro, Cristiane Thaís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casão, Carolina Dias Cunha
Quinteiro, Cristiane Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Sociology
Teaching
PCN
OCN
Neoliberalism
Ensino de Sociologia
PCN
OCN
Neoliberalismo
topic Sociology
Teaching
PCN
OCN
Neoliberalism
Ensino de Sociologia
PCN
OCN
Neoliberalismo
description This article intend a comparative research between PCN and OCN of Sociology’s discipline in the High School. Such analyses rule itself in Bernstein, considering three dimensions that interfluence itself: Contexture field (knowledge productions, brain- works, colleges); re-contexture official field (State, government, education secretaries); and re-contexture field (school, community).
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403
10.5433/2176-6665.2007v12n1p225
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403
identifier_str_mv 10.5433/2176-6665.2007v12n1p225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403/2767
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Carolina Dias Cunha Casão, Cristiane Thaís Quinteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Carolina Dias Cunha Casão, Cristiane Thaís Quinteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Mediações - Revista de Ciências Sociais; Vol. 12 No. 1 (2007); 225-238
Mediações - Revista de Ciências Sociais; Vol. 12 Núm. 1 (2007); 225-238
Mediações - Revista de Ciências Sociais; v. 12 n. 1 (2007); 225-238
2176-6665
1414-0543
reponame:Mediações - Revista de Ciências Sociais
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Mediações - Revista de Ciências Sociais
collection Mediações - Revista de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Mediações - Revista de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv mediacoes@uel.br
_version_ 1797047381571665920