Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvares, Margarida Rosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ortiz Preuss, Elena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21817
Resumo:  Estudos diversos apontam que o trabalho com os gêneros orais tem sido marginalizado em sala de aula, tanto de língua materna (LM) quanto de língua estrangeira (LE). A partir dessa constatação, nosso artigo pretende analisar o espaço dado aos gêneros orais em dois livros didáticos de língua espanhola. Valendo-nos da pesquisa bibliográfica, analisamos livros escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos anos de 2012 e 2015. Para cumprir com nosso objetivo, expusemos um panorama teórico sobre os gêneros discursivos e discursivos orais, apresentamos a metodologia utilizada, analisamos o espaço dado aos gêneros orais nos livros analisados e concluímos evidenciando que ainda há uma primazia pelo trabalho pedagógico a partir de gêneros discursivos escritos, embora na comparação entre as obras, o livro didático mais recente apresenta mais atividades com gêneros discursivos orais. 
id UEL-3_33ea2118d6a273d606310f83365f72a0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21817
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanholaGêneros oraisEspanholLivros didáticos.Línguas Estrangeiras Modernas - Espanhol Estudos diversos apontam que o trabalho com os gêneros orais tem sido marginalizado em sala de aula, tanto de língua materna (LM) quanto de língua estrangeira (LE). A partir dessa constatação, nosso artigo pretende analisar o espaço dado aos gêneros orais em dois livros didáticos de língua espanhola. Valendo-nos da pesquisa bibliográfica, analisamos livros escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos anos de 2012 e 2015. Para cumprir com nosso objetivo, expusemos um panorama teórico sobre os gêneros discursivos e discursivos orais, apresentamos a metodologia utilizada, analisamos o espaço dado aos gêneros orais nos livros analisados e concluímos evidenciando que ainda há uma primazia pelo trabalho pedagógico a partir de gêneros discursivos escritos, embora na comparação entre as obras, o livro didático mais recente apresenta mais atividades com gêneros discursivos orais. UEL2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2181710.5433/2237-4876.2015v18n2p92Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 92-120Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 92-1202237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21817/17769http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessÁlvares, Margarida RosaOrtiz Preuss, Elena2022-11-16T18:11:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21817Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:11:24Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
title Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
spellingShingle Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
Álvares, Margarida Rosa
Gêneros orais
Espanhol
Livros didáticos.
Línguas Estrangeiras Modernas - Espanhol
title_short Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
title_full Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
title_fullStr Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
title_full_unstemmed Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
title_sort Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
author Álvares, Margarida Rosa
author_facet Álvares, Margarida Rosa
Ortiz Preuss, Elena
author_role author
author2 Ortiz Preuss, Elena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvares, Margarida Rosa
Ortiz Preuss, Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros orais
Espanhol
Livros didáticos.
Línguas Estrangeiras Modernas - Espanhol
topic Gêneros orais
Espanhol
Livros didáticos.
Línguas Estrangeiras Modernas - Espanhol
description  Estudos diversos apontam que o trabalho com os gêneros orais tem sido marginalizado em sala de aula, tanto de língua materna (LM) quanto de língua estrangeira (LE). A partir dessa constatação, nosso artigo pretende analisar o espaço dado aos gêneros orais em dois livros didáticos de língua espanhola. Valendo-nos da pesquisa bibliográfica, analisamos livros escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos anos de 2012 e 2015. Para cumprir com nosso objetivo, expusemos um panorama teórico sobre os gêneros discursivos e discursivos orais, apresentamos a metodologia utilizada, analisamos o espaço dado aos gêneros orais nos livros analisados e concluímos evidenciando que ainda há uma primazia pelo trabalho pedagógico a partir de gêneros discursivos escritos, embora na comparação entre as obras, o livro didático mais recente apresenta mais atividades com gêneros discursivos orais. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21817
10.5433/2237-4876.2015v18n2p92
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21817
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2015v18n2p92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21817/17769
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 92-120
Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 92-120
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305963421827072