Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
DOI: | 10.5433/2237-4876.2021v24n2p43 |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785 |
Resumo: | Este artigo analisa a presença e a diversidade de gêneros de texto apresentados pela coleção de livros didáticos EJA Moderna (2013) destinada à Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Para a sua realização, tomamos como análise três volumes da referida obra e a investigamos a partir da análise documental, à luz da abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam para um conjunto de possibilidades e limites diante dos gêneros propostos. Há de se destacar o lugar secundário com que se trata os gêneros da ordem do argumentar e a pouca atenção para a progressão textual que poderia garantir um trabalho com o mesmo gênero/ordem no escopo dessa modalidade. Este cenário realça a necessidade de o(a) professor(a) intervir nas propostas didáticas da coleção, com vistas a garantir o direito dos(as) aluno(as) ampliar a capacidade linguístico-discursiva. Portanto, essa análise permitiu-nos afirmar que essa passividade na proposta de progressão textual orienta-se por uma concepção de educação dominante porque exclui a ordem do argumentar, ligado ao desenvolvimento da capacidade crítica do(a) aluno(a). Desse modo, a diversidade textual direciona-se sem uma proposta de progressão textual adequada. |
id |
UEL-3_3bb66842664ce21a3a48f2984d7f81bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42785 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
spelling |
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensinoLivro DidáticoGêneros TextuaisEJAI8.01.06.00-5 Linguística AplicadaEducaçãoEste artigo analisa a presença e a diversidade de gêneros de texto apresentados pela coleção de livros didáticos EJA Moderna (2013) destinada à Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Para a sua realização, tomamos como análise três volumes da referida obra e a investigamos a partir da análise documental, à luz da abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam para um conjunto de possibilidades e limites diante dos gêneros propostos. Há de se destacar o lugar secundário com que se trata os gêneros da ordem do argumentar e a pouca atenção para a progressão textual que poderia garantir um trabalho com o mesmo gênero/ordem no escopo dessa modalidade. Este cenário realça a necessidade de o(a) professor(a) intervir nas propostas didáticas da coleção, com vistas a garantir o direito dos(as) aluno(as) ampliar a capacidade linguístico-discursiva. Portanto, essa análise permitiu-nos afirmar que essa passividade na proposta de progressão textual orienta-se por uma concepção de educação dominante porque exclui a ordem do argumentar, ligado ao desenvolvimento da capacidade crítica do(a) aluno(a). Desse modo, a diversidade textual direciona-se sem uma proposta de progressão textual adequada.UEL2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4278510.5433/2237-4876.2021v24n2p43Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 43-58Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 43-582237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785/30702https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785/30713Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Maciel, Débora Amorimde Paula Chaguri, Jonathas de Paula2022-12-22T17:45:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42785Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T17:45:15Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino |
title |
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino |
spellingShingle |
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino Costa-Maciel, Débora Amorim Livro Didático Gêneros Textuais EJAI 8.01.06.00-5 Linguística Aplicada Educação Costa-Maciel, Débora Amorim Livro Didático Gêneros Textuais EJAI 8.01.06.00-5 Linguística Aplicada Educação |
title_short |
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino |
title_full |
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino |
title_fullStr |
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino |
title_full_unstemmed |
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino |
title_sort |
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino |
author |
Costa-Maciel, Débora Amorim |
author_facet |
Costa-Maciel, Débora Amorim Costa-Maciel, Débora Amorim de Paula Chaguri, Jonathas de Paula de Paula Chaguri, Jonathas de Paula |
author_role |
author |
author2 |
de Paula Chaguri, Jonathas de Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa-Maciel, Débora Amorim de Paula Chaguri, Jonathas de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Didático Gêneros Textuais EJAI 8.01.06.00-5 Linguística Aplicada Educação |
topic |
Livro Didático Gêneros Textuais EJAI 8.01.06.00-5 Linguística Aplicada Educação |
description |
Este artigo analisa a presença e a diversidade de gêneros de texto apresentados pela coleção de livros didáticos EJA Moderna (2013) destinada à Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Para a sua realização, tomamos como análise três volumes da referida obra e a investigamos a partir da análise documental, à luz da abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam para um conjunto de possibilidades e limites diante dos gêneros propostos. Há de se destacar o lugar secundário com que se trata os gêneros da ordem do argumentar e a pouca atenção para a progressão textual que poderia garantir um trabalho com o mesmo gênero/ordem no escopo dessa modalidade. Este cenário realça a necessidade de o(a) professor(a) intervir nas propostas didáticas da coleção, com vistas a garantir o direito dos(as) aluno(as) ampliar a capacidade linguístico-discursiva. Portanto, essa análise permitiu-nos afirmar que essa passividade na proposta de progressão textual orienta-se por uma concepção de educação dominante porque exclui a ordem do argumentar, ligado ao desenvolvimento da capacidade crítica do(a) aluno(a). Desse modo, a diversidade textual direciona-se sem uma proposta de progressão textual adequada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785 10.5433/2237-4876.2021v24n2p43 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n2p43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785/30702 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785/30713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 43-58 Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 43-58 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1822182690919546881 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n2p43 |