Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa-Maciel, Débora Amorim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Paula Chaguri, Jonathas de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n2p43
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785
Resumo: Este artigo analisa a presença e a diversidade de gêneros de texto apresentados pela coleção de livros didáticos EJA Moderna (2013) destinada à Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Para a sua realização, tomamos como análise três volumes da referida obra e a investigamos a partir da análise documental, à luz da abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam para um conjunto de possibilidades e limites diante dos gêneros propostos. Há de se destacar o lugar secundário com que se trata os gêneros da ordem do argumentar e a pouca atenção para a progressão textual que poderia garantir um trabalho com o mesmo gênero/ordem no escopo dessa modalidade. Este cenário realça a necessidade de o(a) professor(a) intervir nas propostas didáticas da coleção, com vistas a garantir o direito dos(as) aluno(as) ampliar a capacidade linguístico-discursiva. Portanto, essa análise permitiu-nos afirmar que essa passividade na proposta de progressão textual orienta-se por uma concepção de educação dominante porque exclui a ordem do argumentar, ligado ao desenvolvimento da capacidade crítica do(a) aluno(a). Desse modo, a diversidade textual direciona-se sem uma proposta de progressão textual adequada.
id UEL-3_3bb66842664ce21a3a48f2984d7f81bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42785
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
spelling Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensinoLivro DidáticoGêneros TextuaisEJAI8.01.06.00-5 Linguística AplicadaEducaçãoEste artigo analisa a presença e a diversidade de gêneros de texto apresentados pela coleção de livros didáticos EJA Moderna (2013) destinada à Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Para a sua realização, tomamos como análise três volumes da referida obra e a investigamos a partir da análise documental, à luz da abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam para um conjunto de possibilidades e limites diante dos gêneros propostos. Há de se destacar o lugar secundário com que se trata os gêneros da ordem do argumentar e a pouca atenção para a progressão textual que poderia garantir um trabalho com o mesmo gênero/ordem no escopo dessa modalidade. Este cenário realça a necessidade de o(a) professor(a) intervir nas propostas didáticas da coleção, com vistas a garantir o direito dos(as) aluno(as) ampliar a capacidade linguístico-discursiva. Portanto, essa análise permitiu-nos afirmar que essa passividade na proposta de progressão textual orienta-se por uma concepção de educação dominante porque exclui a ordem do argumentar, ligado ao desenvolvimento da capacidade crítica do(a) aluno(a). Desse modo, a diversidade textual direciona-se sem uma proposta de progressão textual adequada.UEL2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4278510.5433/2237-4876.2021v24n2p43Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 43-58Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 43-582237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785/30702https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785/30713Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Maciel, Débora Amorimde Paula Chaguri, Jonathas de Paula2022-12-22T17:45:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42785Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T17:45:15Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
title Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
spellingShingle Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
Costa-Maciel, Débora Amorim
Livro Didático
Gêneros Textuais
EJAI
8.01.06.00-5 Linguística Aplicada
Educação
Costa-Maciel, Débora Amorim
Livro Didático
Gêneros Textuais
EJAI
8.01.06.00-5 Linguística Aplicada
Educação
title_short Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
title_full Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
title_fullStr Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
title_full_unstemmed Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
title_sort Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
author Costa-Maciel, Débora Amorim
author_facet Costa-Maciel, Débora Amorim
Costa-Maciel, Débora Amorim
de Paula Chaguri, Jonathas de Paula
de Paula Chaguri, Jonathas de Paula
author_role author
author2 de Paula Chaguri, Jonathas de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa-Maciel, Débora Amorim
de Paula Chaguri, Jonathas de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Gêneros Textuais
EJAI
8.01.06.00-5 Linguística Aplicada
Educação
topic Livro Didático
Gêneros Textuais
EJAI
8.01.06.00-5 Linguística Aplicada
Educação
description Este artigo analisa a presença e a diversidade de gêneros de texto apresentados pela coleção de livros didáticos EJA Moderna (2013) destinada à Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Para a sua realização, tomamos como análise três volumes da referida obra e a investigamos a partir da análise documental, à luz da abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam para um conjunto de possibilidades e limites diante dos gêneros propostos. Há de se destacar o lugar secundário com que se trata os gêneros da ordem do argumentar e a pouca atenção para a progressão textual que poderia garantir um trabalho com o mesmo gênero/ordem no escopo dessa modalidade. Este cenário realça a necessidade de o(a) professor(a) intervir nas propostas didáticas da coleção, com vistas a garantir o direito dos(as) aluno(as) ampliar a capacidade linguístico-discursiva. Portanto, essa análise permitiu-nos afirmar que essa passividade na proposta de progressão textual orienta-se por uma concepção de educação dominante porque exclui a ordem do argumentar, ligado ao desenvolvimento da capacidade crítica do(a) aluno(a). Desse modo, a diversidade textual direciona-se sem uma proposta de progressão textual adequada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785
10.5433/2237-4876.2021v24n2p43
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n2p43
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785/30702
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785/30713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 43-58
Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 43-58
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1822182690919546881
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n2p43