Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Ana Cristina Biondo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Meneghini, Carla Mayumi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434
Resumo: O cenário atual de globalização e comunicação intercultural traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua e sociedade. Gera, também, para o ensino de línguas, a necessidade de o professor compreender suas crenças, pressupostos e conhecimentos (WOODS, 1996) em relação à língua que ensina, uma vez que ele é um importante agente na orquestração da interação de várias histórias de vida e horizontes de entendimento por meio de sua prática pedagógica. Neste artigo, apresentamos e discutimos os resultados de duas pesquisas de doutorado (SALOMÃO, 2012; MENEGHINI, 2013), conduzidas em um mesmo contexto de um curso híbrido (presencial/virtual) de formação continuada, em relação às crenças dos professores sobre as variedades geolinguísticas do espanhol. Ponderamos que a questão da escolha por uma variedade está muitas vezes relacionada às concepções estruturais de língua, assim como está imbricada por uma tessitura de fatores que demonstram falta de consciência das vozes das quais os professores se apropriam para justificar suas opções teórico-metodológicas. O desafio que se coloca para a formação de professores, então, nos parece ser o de auxiliá-los no desenvolvimento de consciência crítica, promovida pela reflexão sobre suas crenças sobre língua(gem), a partir de experiências que possam levá-los a (re)conhecer suas escolhas por determinada variedade linguística. Palavras-chave: Crenças de professores de línguas. Variedades linguísticas. Reflexão.
id UEL-3_48a5c43a8fda70d54f559f224ec19623
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17434
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuadacrenças de professores de línguasvariedades linguísticasreflexãoO cenário atual de globalização e comunicação intercultural traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua e sociedade. Gera, também, para o ensino de línguas, a necessidade de o professor compreender suas crenças, pressupostos e conhecimentos (WOODS, 1996) em relação à língua que ensina, uma vez que ele é um importante agente na orquestração da interação de várias histórias de vida e horizontes de entendimento por meio de sua prática pedagógica. Neste artigo, apresentamos e discutimos os resultados de duas pesquisas de doutorado (SALOMÃO, 2012; MENEGHINI, 2013), conduzidas em um mesmo contexto de um curso híbrido (presencial/virtual) de formação continuada, em relação às crenças dos professores sobre as variedades geolinguísticas do espanhol. Ponderamos que a questão da escolha por uma variedade está muitas vezes relacionada às concepções estruturais de língua, assim como está imbricada por uma tessitura de fatores que demonstram falta de consciência das vozes das quais os professores se apropriam para justificar suas opções teórico-metodológicas. O desafio que se coloca para a formação de professores, então, nos parece ser o de auxiliá-los no desenvolvimento de consciência crítica, promovida pela reflexão sobre suas crenças sobre língua(gem), a partir de experiências que possam levá-los a (re)conhecer suas escolhas por determinada variedade linguística. Palavras-chave: Crenças de professores de línguas. Variedades linguísticas. Reflexão.UEL2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativa de natureza etnográficaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1743410.5433/2237-4876.2014v17n1p272Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 272-297Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 272-2972237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434/14778http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalomão, Ana Cristina BiondoMeneghini, Carla Mayumi2022-11-16T18:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17434Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:10:18Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada
title Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada
spellingShingle Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada
Salomão, Ana Cristina Biondo
crenças de professores de línguas
variedades linguísticas
reflexão
title_short Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada
title_full Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada
title_fullStr Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada
title_full_unstemmed Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada
title_sort Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada
author Salomão, Ana Cristina Biondo
author_facet Salomão, Ana Cristina Biondo
Meneghini, Carla Mayumi
author_role author
author2 Meneghini, Carla Mayumi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomão, Ana Cristina Biondo
Meneghini, Carla Mayumi
dc.subject.por.fl_str_mv crenças de professores de línguas
variedades linguísticas
reflexão
topic crenças de professores de línguas
variedades linguísticas
reflexão
description O cenário atual de globalização e comunicação intercultural traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua e sociedade. Gera, também, para o ensino de línguas, a necessidade de o professor compreender suas crenças, pressupostos e conhecimentos (WOODS, 1996) em relação à língua que ensina, uma vez que ele é um importante agente na orquestração da interação de várias histórias de vida e horizontes de entendimento por meio de sua prática pedagógica. Neste artigo, apresentamos e discutimos os resultados de duas pesquisas de doutorado (SALOMÃO, 2012; MENEGHINI, 2013), conduzidas em um mesmo contexto de um curso híbrido (presencial/virtual) de formação continuada, em relação às crenças dos professores sobre as variedades geolinguísticas do espanhol. Ponderamos que a questão da escolha por uma variedade está muitas vezes relacionada às concepções estruturais de língua, assim como está imbricada por uma tessitura de fatores que demonstram falta de consciência das vozes das quais os professores se apropriam para justificar suas opções teórico-metodológicas. O desafio que se coloca para a formação de professores, então, nos parece ser o de auxiliá-los no desenvolvimento de consciência crítica, promovida pela reflexão sobre suas crenças sobre língua(gem), a partir de experiências que possam levá-los a (re)conhecer suas escolhas por determinada variedade linguística. Palavras-chave: Crenças de professores de línguas. Variedades linguísticas. Reflexão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa de natureza etnográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434
10.5433/2237-4876.2014v17n1p272
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2014v17n1p272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434/14778
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 272-297
Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 272-297
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962958356480