Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434 |
Resumo: | O cenário atual de globalização e comunicação intercultural traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua e sociedade. Gera, também, para o ensino de línguas, a necessidade de o professor compreender suas crenças, pressupostos e conhecimentos (WOODS, 1996) em relação à língua que ensina, uma vez que ele é um importante agente na orquestração da interação de várias histórias de vida e horizontes de entendimento por meio de sua prática pedagógica. Neste artigo, apresentamos e discutimos os resultados de duas pesquisas de doutorado (SALOMÃO, 2012; MENEGHINI, 2013), conduzidas em um mesmo contexto de um curso híbrido (presencial/virtual) de formação continuada, em relação às crenças dos professores sobre as variedades geolinguísticas do espanhol. Ponderamos que a questão da escolha por uma variedade está muitas vezes relacionada às concepções estruturais de língua, assim como está imbricada por uma tessitura de fatores que demonstram falta de consciência das vozes das quais os professores se apropriam para justificar suas opções teórico-metodológicas. O desafio que se coloca para a formação de professores, então, nos parece ser o de auxiliá-los no desenvolvimento de consciência crítica, promovida pela reflexão sobre suas crenças sobre língua(gem), a partir de experiências que possam levá-los a (re)conhecer suas escolhas por determinada variedade linguística. Palavras-chave: Crenças de professores de línguas. Variedades linguísticas. Reflexão. |
id |
UEL-3_48a5c43a8fda70d54f559f224ec19623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17434 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuadacrenças de professores de línguasvariedades linguísticasreflexãoO cenário atual de globalização e comunicação intercultural traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua e sociedade. Gera, também, para o ensino de línguas, a necessidade de o professor compreender suas crenças, pressupostos e conhecimentos (WOODS, 1996) em relação à língua que ensina, uma vez que ele é um importante agente na orquestração da interação de várias histórias de vida e horizontes de entendimento por meio de sua prática pedagógica. Neste artigo, apresentamos e discutimos os resultados de duas pesquisas de doutorado (SALOMÃO, 2012; MENEGHINI, 2013), conduzidas em um mesmo contexto de um curso híbrido (presencial/virtual) de formação continuada, em relação às crenças dos professores sobre as variedades geolinguísticas do espanhol. Ponderamos que a questão da escolha por uma variedade está muitas vezes relacionada às concepções estruturais de língua, assim como está imbricada por uma tessitura de fatores que demonstram falta de consciência das vozes das quais os professores se apropriam para justificar suas opções teórico-metodológicas. O desafio que se coloca para a formação de professores, então, nos parece ser o de auxiliá-los no desenvolvimento de consciência crítica, promovida pela reflexão sobre suas crenças sobre língua(gem), a partir de experiências que possam levá-los a (re)conhecer suas escolhas por determinada variedade linguística. Palavras-chave: Crenças de professores de línguas. Variedades linguísticas. Reflexão.UEL2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativa de natureza etnográficaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1743410.5433/2237-4876.2014v17n1p272Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 272-297Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 272-2972237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434/14778http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalomão, Ana Cristina BiondoMeneghini, Carla Mayumi2022-11-16T18:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17434Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:10:18Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada |
title |
Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada |
spellingShingle |
Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada Salomão, Ana Cristina Biondo crenças de professores de línguas variedades linguísticas reflexão |
title_short |
Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada |
title_full |
Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada |
title_fullStr |
Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada |
title_sort |
Crenças, pressupostos e conhecimentos de professores em serviço sobre língua(gem) em um curso de formação continuada |
author |
Salomão, Ana Cristina Biondo |
author_facet |
Salomão, Ana Cristina Biondo Meneghini, Carla Mayumi |
author_role |
author |
author2 |
Meneghini, Carla Mayumi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomão, Ana Cristina Biondo Meneghini, Carla Mayumi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crenças de professores de línguas variedades linguísticas reflexão |
topic |
crenças de professores de línguas variedades linguísticas reflexão |
description |
O cenário atual de globalização e comunicação intercultural traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua e sociedade. Gera, também, para o ensino de línguas, a necessidade de o professor compreender suas crenças, pressupostos e conhecimentos (WOODS, 1996) em relação à língua que ensina, uma vez que ele é um importante agente na orquestração da interação de várias histórias de vida e horizontes de entendimento por meio de sua prática pedagógica. Neste artigo, apresentamos e discutimos os resultados de duas pesquisas de doutorado (SALOMÃO, 2012; MENEGHINI, 2013), conduzidas em um mesmo contexto de um curso híbrido (presencial/virtual) de formação continuada, em relação às crenças dos professores sobre as variedades geolinguísticas do espanhol. Ponderamos que a questão da escolha por uma variedade está muitas vezes relacionada às concepções estruturais de língua, assim como está imbricada por uma tessitura de fatores que demonstram falta de consciência das vozes das quais os professores se apropriam para justificar suas opções teórico-metodológicas. O desafio que se coloca para a formação de professores, então, nos parece ser o de auxiliá-los no desenvolvimento de consciência crítica, promovida pela reflexão sobre suas crenças sobre língua(gem), a partir de experiências que possam levá-los a (re)conhecer suas escolhas por determinada variedade linguística. Palavras-chave: Crenças de professores de línguas. Variedades linguísticas. Reflexão. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa de natureza etnográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434 10.5433/2237-4876.2014v17n1p272 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2014v17n1p272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17434/14778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 272-297 Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 272-297 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962958356480 |