As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade
Publication Date: 2020
Other Authors: Ferrete, Anne Alilma Silva Souza, de Oliveira, Derli Machado
Format: Article
Language: por
eng
Source: Signum: Estudos da Linguagem
Download full: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887
Summary: Este artigo traz reflexões sobre a utilização das tecnologias digitais móveis e de seus aplicativos (apps) nas práticas de sala de aula, a partir de um trabalho desenvolvido em uma escola pública do estado de Sergipe. Com o objetivo de desenvolver a competência leitora dos elementos multimodais presentes no gênero capa de revista, a proposta didático-pedagógica partiu de atividades realizadas com o smartphone, de modo a fomentar e desenvolver o letramento visual. Para o alcance dos resultados, fora utilizado o aplicativo PicsArt, o qual permitiu a apropriação dos alunos diante dos elementos que compõem as capas de revista e seus sentidos. Tendo adotado como método científico o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, a pesquisa, além de abordar e analisar a experiência, sinaliza também os desafios enfrentados ao se inserir tais recursos no contexto educacional, bem como as possibilidades e importância de se trabalhar as múltiplas linguagens por meio das tecnologias digitais móveis e de seus apps.
id UEL-3_782f30599012980496115afb52869372
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40887
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArtTecnologias Digitais MóveisLetramento VisualPicsArt.Este artigo traz reflexões sobre a utilização das tecnologias digitais móveis e de seus aplicativos (apps) nas práticas de sala de aula, a partir de um trabalho desenvolvido em uma escola pública do estado de Sergipe. Com o objetivo de desenvolver a competência leitora dos elementos multimodais presentes no gênero capa de revista, a proposta didático-pedagógica partiu de atividades realizadas com o smartphone, de modo a fomentar e desenvolver o letramento visual. Para o alcance dos resultados, fora utilizado o aplicativo PicsArt, o qual permitiu a apropriação dos alunos diante dos elementos que compõem as capas de revista e seus sentidos. Tendo adotado como método científico o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, a pesquisa, além de abordar e analisar a experiência, sinaliza também os desafios enfrentados ao se inserir tais recursos no contexto educacional, bem como as possibilidades e importância de se trabalhar as múltiplas linguagens por meio das tecnologias digitais móveis e de seus apps.EDUEL2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4088710.5433/2237-4876.2020v23n1p113Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 113-132Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 113-1322237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887/28951https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887/28902Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sandra Virgínia Correia de AndradeFerrete, Anne Alilma Silva Souzade Oliveira, Derli Machado2022-11-16T18:20:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40887Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:20:08Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt
title As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt
spellingShingle As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt
Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade
Tecnologias Digitais Móveis
Letramento Visual
PicsArt.
title_short As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt
title_full As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt
title_fullStr As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt
title_full_unstemmed As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt
title_sort As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt
author Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade
author_facet Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade
Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
de Oliveira, Derli Machado
author_role author
author2 Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
de Oliveira, Derli Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade
Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
de Oliveira, Derli Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais Móveis
Letramento Visual
PicsArt.
topic Tecnologias Digitais Móveis
Letramento Visual
PicsArt.
description Este artigo traz reflexões sobre a utilização das tecnologias digitais móveis e de seus aplicativos (apps) nas práticas de sala de aula, a partir de um trabalho desenvolvido em uma escola pública do estado de Sergipe. Com o objetivo de desenvolver a competência leitora dos elementos multimodais presentes no gênero capa de revista, a proposta didático-pedagógica partiu de atividades realizadas com o smartphone, de modo a fomentar e desenvolver o letramento visual. Para o alcance dos resultados, fora utilizado o aplicativo PicsArt, o qual permitiu a apropriação dos alunos diante dos elementos que compõem as capas de revista e seus sentidos. Tendo adotado como método científico o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, a pesquisa, além de abordar e analisar a experiência, sinaliza também os desafios enfrentados ao se inserir tais recursos no contexto educacional, bem como as possibilidades e importância de se trabalhar as múltiplas linguagens por meio das tecnologias digitais móveis e de seus apps.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887
10.5433/2237-4876.2020v23n1p113
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2020v23n1p113
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887/28951
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887/28902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEL
publisher.none.fl_str_mv EDUEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 113-132
Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 113-132
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1750315345194778624