As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões sobre a utilização das tecnologias digitais móveis e de seus aplicativos (apps) nas práticas de sala de aula, a partir de um trabalho desenvolvido em uma escola pública do estado de Sergipe. Com o objetivo de desenvolver a competência leitora dos elementos multimodais presentes no gênero capa de revista, a proposta didático-pedagógica partiu de atividades realizadas com o smartphone, de modo a fomentar e desenvolver o letramento visual. Para o alcance dos resultados, fora utilizado o aplicativo PicsArt, o qual permitiu a apropriação dos alunos diante dos elementos que compõem as capas de revista e seus sentidos. Tendo adotado como método científico o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, a pesquisa, além de abordar e analisar a experiência, sinaliza também os desafios enfrentados ao se inserir tais recursos no contexto educacional, bem como as possibilidades e importância de se trabalhar as múltiplas linguagens por meio das tecnologias digitais móveis e de seus apps. |
id |
UEL-3_782f30599012980496115afb52869372 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40887 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArtTecnologias Digitais MóveisLetramento VisualPicsArt.Este artigo traz reflexões sobre a utilização das tecnologias digitais móveis e de seus aplicativos (apps) nas práticas de sala de aula, a partir de um trabalho desenvolvido em uma escola pública do estado de Sergipe. Com o objetivo de desenvolver a competência leitora dos elementos multimodais presentes no gênero capa de revista, a proposta didático-pedagógica partiu de atividades realizadas com o smartphone, de modo a fomentar e desenvolver o letramento visual. Para o alcance dos resultados, fora utilizado o aplicativo PicsArt, o qual permitiu a apropriação dos alunos diante dos elementos que compõem as capas de revista e seus sentidos. Tendo adotado como método científico o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, a pesquisa, além de abordar e analisar a experiência, sinaliza também os desafios enfrentados ao se inserir tais recursos no contexto educacional, bem como as possibilidades e importância de se trabalhar as múltiplas linguagens por meio das tecnologias digitais móveis e de seus apps.UEL2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4088710.5433/2237-4876.2020v23n1p113Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 113-132Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 113-1322237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887/28951https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887/28902Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sandra Virgínia Correia de AndradeFerrete, Anne Alilma Silva Souzade Oliveira, Derli Machado2022-11-16T18:20:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40887Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:20:08Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt |
title |
As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt |
spellingShingle |
As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade Tecnologias Digitais Móveis Letramento Visual PicsArt. |
title_short |
As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt |
title_full |
As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt |
title_fullStr |
As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt |
title_full_unstemmed |
As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt |
title_sort |
As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt |
author |
Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade |
author_facet |
Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade Ferrete, Anne Alilma Silva Souza de Oliveira, Derli Machado |
author_role |
author |
author2 |
Ferrete, Anne Alilma Silva Souza de Oliveira, Derli Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade Ferrete, Anne Alilma Silva Souza de Oliveira, Derli Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais Móveis Letramento Visual PicsArt. |
topic |
Tecnologias Digitais Móveis Letramento Visual PicsArt. |
description |
Este artigo traz reflexões sobre a utilização das tecnologias digitais móveis e de seus aplicativos (apps) nas práticas de sala de aula, a partir de um trabalho desenvolvido em uma escola pública do estado de Sergipe. Com o objetivo de desenvolver a competência leitora dos elementos multimodais presentes no gênero capa de revista, a proposta didático-pedagógica partiu de atividades realizadas com o smartphone, de modo a fomentar e desenvolver o letramento visual. Para o alcance dos resultados, fora utilizado o aplicativo PicsArt, o qual permitiu a apropriação dos alunos diante dos elementos que compõem as capas de revista e seus sentidos. Tendo adotado como método científico o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, a pesquisa, além de abordar e analisar a experiência, sinaliza também os desafios enfrentados ao se inserir tais recursos no contexto educacional, bem como as possibilidades e importância de se trabalhar as múltiplas linguagens por meio das tecnologias digitais móveis e de seus apps. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887 10.5433/2237-4876.2020v23n1p113 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2020v23n1p113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887/28951 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887/28902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 113-132 Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 113-132 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964319408128 |