A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cínthya da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araújo, Nukácia Meyre Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13048
Resumo: No processo de revisão orientada de dissertações de mestrado, as reescritas do texto efetuadas pelo revisor-autor (o aluno-orientando) são geralmente norteadas pelas sugestões de revisão apresentadas por um revisor-leitor (o professor-orientador). Neste trabalho, com base na visão sociocognitivo-interativa da escrita, examinamos como revisores-autores responderam às sugestões de revisão que lhes foram propostas por revisores-leitores no processo de revisão orientada. O corpus constituído para análise é composto de recortes de cinco dissertações de mestrado em progresso, revisadas por professores-orientadores e reescritas por alunos-orientandos vinculados a Programas de Pós-graduação em Linguística de universidades públicas brasileiras. A partir da análise, verificamos que é maior o percentual de revisões ignoradas do que de revisões atendidas. Em relação ao tipo de revisão atendida, as indicativas (em que um problema identificado no texto é apenas indicado) estão em maior percentual. Por outro lado, ao contrário do esperado, as revisões resolutivas (em que já é apresentada uma solução para o problema identificado no texto) são as menos atendidas pelos revisores-autores.
id UEL-3_797eb3c7794e7e1fac027668e664e76c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13048
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autorRevisão orientada. Revisor-autor. Gênero dissertação.No processo de revisão orientada de dissertações de mestrado, as reescritas do texto efetuadas pelo revisor-autor (o aluno-orientando) são geralmente norteadas pelas sugestões de revisão apresentadas por um revisor-leitor (o professor-orientador). Neste trabalho, com base na visão sociocognitivo-interativa da escrita, examinamos como revisores-autores responderam às sugestões de revisão que lhes foram propostas por revisores-leitores no processo de revisão orientada. O corpus constituído para análise é composto de recortes de cinco dissertações de mestrado em progresso, revisadas por professores-orientadores e reescritas por alunos-orientandos vinculados a Programas de Pós-graduação em Linguística de universidades públicas brasileiras. A partir da análise, verificamos que é maior o percentual de revisões ignoradas do que de revisões atendidas. Em relação ao tipo de revisão atendida, as indicativas (em que um problema identificado no texto é apenas indicado) estão em maior percentual. Por outro lado, ao contrário do esperado, as revisões resolutivas (em que já é apresentada uma solução para o problema identificado no texto) são as menos atendidas pelos revisores-autores.EDUEL2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPerspectiva sociocognitivo-interativa da escritaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1304810.5433/2237-4876.2012v15n2p257Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 257-287Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 257-2872237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13048/12091http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Cínthya da SilvaAraújo, Nukácia Meyre Silva2022-11-16T18:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13048Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:56Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor
title A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor
spellingShingle A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor
Martins, Cínthya da Silva
Revisão orientada. Revisor-autor. Gênero dissertação.
title_short A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor
title_full A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor
title_fullStr A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor
title_full_unstemmed A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor
title_sort A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor
author Martins, Cínthya da Silva
author_facet Martins, Cínthya da Silva
Araújo, Nukácia Meyre Silva
author_role author
author2 Araújo, Nukácia Meyre Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cínthya da Silva
Araújo, Nukácia Meyre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão orientada. Revisor-autor. Gênero dissertação.
topic Revisão orientada. Revisor-autor. Gênero dissertação.
description No processo de revisão orientada de dissertações de mestrado, as reescritas do texto efetuadas pelo revisor-autor (o aluno-orientando) são geralmente norteadas pelas sugestões de revisão apresentadas por um revisor-leitor (o professor-orientador). Neste trabalho, com base na visão sociocognitivo-interativa da escrita, examinamos como revisores-autores responderam às sugestões de revisão que lhes foram propostas por revisores-leitores no processo de revisão orientada. O corpus constituído para análise é composto de recortes de cinco dissertações de mestrado em progresso, revisadas por professores-orientadores e reescritas por alunos-orientandos vinculados a Programas de Pós-graduação em Linguística de universidades públicas brasileiras. A partir da análise, verificamos que é maior o percentual de revisões ignoradas do que de revisões atendidas. Em relação ao tipo de revisão atendida, as indicativas (em que um problema identificado no texto é apenas indicado) estão em maior percentual. Por outro lado, ao contrário do esperado, as revisões resolutivas (em que já é apresentada uma solução para o problema identificado no texto) são as menos atendidas pelos revisores-autores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Perspectiva sociocognitivo-interativa da escrita
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13048
10.5433/2237-4876.2012v15n2p257
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13048
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2012v15n2p257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13048/12091
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEL
publisher.none.fl_str_mv EDUEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 257-287
Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 257-287
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1750315343985770496