A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autor
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13048 |
Resumo: | No processo de revisão orientada de dissertações de mestrado, as reescritas do texto efetuadas pelo revisor-autor (o aluno-orientando) são geralmente norteadas pelas sugestões de revisão apresentadas por um revisor-leitor (o professor-orientador). Neste trabalho, com base na visão sociocognitivo-interativa da escrita, examinamos como revisores-autores responderam às sugestões de revisão que lhes foram propostas por revisores-leitores no processo de revisão orientada. O corpus constituído para análise é composto de recortes de cinco dissertações de mestrado em progresso, revisadas por professores-orientadores e reescritas por alunos-orientandos vinculados a Programas de Pós-graduação em Linguística de universidades públicas brasileiras. A partir da análise, verificamos que é maior o percentual de revisões ignoradas do que de revisões atendidas. Em relação ao tipo de revisão atendida, as indicativas (em que um problema identificado no texto é apenas indicado) estão em maior percentual. Por outro lado, ao contrário do esperado, as revisões resolutivas (em que já é apresentada uma solução para o problema identificado no texto) são as menos atendidas pelos revisores-autores. |
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A prática de revisão orientada de dissertações de mestrado: as sugestões do revisor-leitor, as estratégias do revisor-autorRevisão orientada. Revisor-autor. Gênero dissertação.No processo de revisão orientada de dissertações de mestrado, as reescritas do texto efetuadas pelo revisor-autor (o aluno-orientando) são geralmente norteadas pelas sugestões de revisão apresentadas por um revisor-leitor (o professor-orientador). Neste trabalho, com base na visão sociocognitivo-interativa da escrita, examinamos como revisores-autores responderam às sugestões de revisão que lhes foram propostas por revisores-leitores no processo de revisão orientada. O corpus constituído para análise é composto de recortes de cinco dissertações de mestrado em progresso, revisadas por professores-orientadores e reescritas por alunos-orientandos vinculados a Programas de Pós-graduação em Linguística de universidades públicas brasileiras. A partir da análise, verificamos que é maior o percentual de revisões ignoradas do que de revisões atendidas. Em relação ao tipo de revisão atendida, as indicativas (em que um problema identificado no texto é apenas indicado) estão em maior percentual. Por outro lado, ao contrário do esperado, as revisões resolutivas (em que já é apresentada uma solução para o problema identificado no texto) são as menos atendidas pelos revisores-autores.EDUEL2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPerspectiva sociocognitivo-interativa da escritaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1304810.5433/2237-4876.2012v15n2p257Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 257-287Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 257-2872237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13048/12091http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Cínthya da SilvaAraújo, Nukácia Meyre Silva2022-11-16T18:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13048Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:56Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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