Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio, Juliano Desiderato
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881
Resumo: Este trabalho tem como objetivo argumentar a favor da importância de um trabalho em sala de aula que leve os alunos a refletir sobre as proposições implícitas que emergem tanto da combinação entre orações quanto da combinação entre porções maiores de um texto. Partindo dos pressupostos teóricos da RST, analisam-se dois textos tendo como escopo as relações retóricas cuja compreensão é indispensável para o estabelecimento da coerência do texto. Na sequência, propõem-se algumas atividades de reflexão sobre o texto que têm por objetivo levar o aluno ao reconhecimento das relações retóricas.
id UEL-3_7a5c112fbfaf0ffe418cc6bd733e1e96
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6881
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escolaEstrutura retóricaRSTCoerênciaEste trabalho tem como objetivo argumentar a favor da importância de um trabalho em sala de aula que leve os alunos a refletir sobre as proposições implícitas que emergem tanto da combinação entre orações quanto da combinação entre porções maiores de um texto. Partindo dos pressupostos teóricos da RST, analisam-se dois textos tendo como escopo as relações retóricas cuja compreensão é indispensável para o estabelecimento da coerência do texto. Na sequência, propõem-se algumas atividades de reflexão sobre o texto que têm por objetivo levar o aluno ao reconhecimento das relações retóricas.UEL2010-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/688110.5433/2237-4876.2010v13n2p81Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 81-100Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 81-1002237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881/7020Antonio, Juliano Desideratoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6881Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:13Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola
title Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola
spellingShingle Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola
Antonio, Juliano Desiderato
Estrutura retórica
RST
Coerência
title_short Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola
title_full Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola
title_fullStr Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola
title_full_unstemmed Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola
title_sort Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola
author Antonio, Juliano Desiderato
author_facet Antonio, Juliano Desiderato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio, Juliano Desiderato
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura retórica
RST
Coerência
topic Estrutura retórica
RST
Coerência
description Este trabalho tem como objetivo argumentar a favor da importância de um trabalho em sala de aula que leve os alunos a refletir sobre as proposições implícitas que emergem tanto da combinação entre orações quanto da combinação entre porções maiores de um texto. Partindo dos pressupostos teóricos da RST, analisam-se dois textos tendo como escopo as relações retóricas cuja compreensão é indispensável para o estabelecimento da coerência do texto. Na sequência, propõem-se algumas atividades de reflexão sobre o texto que têm por objetivo levar o aluno ao reconhecimento das relações retóricas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881
10.5433/2237-4876.2010v13n2p81
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2010v13n2p81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881/7020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 81-100
Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 81-100
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962459234304