Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo argumentar a favor da importância de um trabalho em sala de aula que leve os alunos a refletir sobre as proposições implícitas que emergem tanto da combinação entre orações quanto da combinação entre porções maiores de um texto. Partindo dos pressupostos teóricos da RST, analisam-se dois textos tendo como escopo as relações retóricas cuja compreensão é indispensável para o estabelecimento da coerência do texto. Na sequência, propõem-se algumas atividades de reflexão sobre o texto que têm por objetivo levar o aluno ao reconhecimento das relações retóricas. |
id |
UEL-3_7a5c112fbfaf0ffe418cc6bd733e1e96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6881 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escolaEstrutura retóricaRSTCoerênciaEste trabalho tem como objetivo argumentar a favor da importância de um trabalho em sala de aula que leve os alunos a refletir sobre as proposições implícitas que emergem tanto da combinação entre orações quanto da combinação entre porções maiores de um texto. Partindo dos pressupostos teóricos da RST, analisam-se dois textos tendo como escopo as relações retóricas cuja compreensão é indispensável para o estabelecimento da coerência do texto. Na sequência, propõem-se algumas atividades de reflexão sobre o texto que têm por objetivo levar o aluno ao reconhecimento das relações retóricas.UEL2010-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/688110.5433/2237-4876.2010v13n2p81Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 81-100Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 81-1002237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881/7020Antonio, Juliano Desideratoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6881Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:13Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola |
title |
Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola |
spellingShingle |
Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola Antonio, Juliano Desiderato Estrutura retórica RST Coerência |
title_short |
Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola |
title_full |
Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola |
title_fullStr |
Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola |
title_full_unstemmed |
Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola |
title_sort |
Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola |
author |
Antonio, Juliano Desiderato |
author_facet |
Antonio, Juliano Desiderato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio, Juliano Desiderato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrutura retórica RST Coerência |
topic |
Estrutura retórica RST Coerência |
description |
Este trabalho tem como objetivo argumentar a favor da importância de um trabalho em sala de aula que leve os alunos a refletir sobre as proposições implícitas que emergem tanto da combinação entre orações quanto da combinação entre porções maiores de um texto. Partindo dos pressupostos teóricos da RST, analisam-se dois textos tendo como escopo as relações retóricas cuja compreensão é indispensável para o estabelecimento da coerência do texto. Na sequência, propõem-se algumas atividades de reflexão sobre o texto que têm por objetivo levar o aluno ao reconhecimento das relações retóricas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881 10.5433/2237-4876.2010v13n2p81 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2010v13n2p81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881/7020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 81-100 Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 81-100 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962459234304 |