A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13039
Resumo: A produção escrita de gêneros discursivos nas aulas de Língua Portuguesa ainda impõe um desafio aos professores, apesar de os construtos teóricos em que se baseia já terem sido amplamente divulgados. A necessidade de abordagem do assunto, no entanto, não se esgotou dadas as diferentes condições de acesso dos professores às informações sobre o tema e as frequentes dúvidas manifestadas em cursos de formação e de atualização, tais como: (i) Qual a diferença da antiga redação para a atual proposta de produção escrita de gêneros discursivos?; (ii) Que conhecimentos são necessários para a produção escrita de um gênero discursivo?; (iii) Como ensinar os alunos a produzirem um determinado gênero discursivo?; (iv) Como se desenvolvem projetos de produção escrita bem sucedidos em sala de aula? Os objetivos deste artigo são:  apresentar uma síntese de fundamentos teóricos que respondam à primeira pergunta citada e apresentar um modelo didático de análise de gêneros e de projeto de produção escrita, organizado por meio de uma sequência didática, já experimentado com sucesso em salas de aula dos ensinos fundamental e médio. Conclui-se que assim se pode contribuir para práticas pedagógicas teoricamente bem fundamentadas e viáveis para o desenvolvimento da capacidade de produção escrita dos alunos.
id UEL-3_8a98210603cb94a06e1880f4214150ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13039
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didáticaProdução escrita. Gêneros discursivos. Sequência didática.A produção escrita de gêneros discursivos nas aulas de Língua Portuguesa ainda impõe um desafio aos professores, apesar de os construtos teóricos em que se baseia já terem sido amplamente divulgados. A necessidade de abordagem do assunto, no entanto, não se esgotou dadas as diferentes condições de acesso dos professores às informações sobre o tema e as frequentes dúvidas manifestadas em cursos de formação e de atualização, tais como: (i) Qual a diferença da antiga redação para a atual proposta de produção escrita de gêneros discursivos?; (ii) Que conhecimentos são necessários para a produção escrita de um gênero discursivo?; (iii) Como ensinar os alunos a produzirem um determinado gênero discursivo?; (iv) Como se desenvolvem projetos de produção escrita bem sucedidos em sala de aula? Os objetivos deste artigo são:  apresentar uma síntese de fundamentos teóricos que respondam à primeira pergunta citada e apresentar um modelo didático de análise de gêneros e de projeto de produção escrita, organizado por meio de uma sequência didática, já experimentado com sucesso em salas de aula dos ensinos fundamental e médio. Conclui-se que assim se pode contribuir para práticas pedagógicas teoricamente bem fundamentadas e viáveis para o desenvolvimento da capacidade de produção escrita dos alunos.UEL2011-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa teórica; proposta didáticaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1303910.5433/2237-4876.2012v15n3p223Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 3 (2012): Número Especial; 223-245Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 3 (2012): Número Especial; 223-2452237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13039/12518http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia2022-11-16T18:09:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13039Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:09:16Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática
title A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática
spellingShingle A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática
Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
Produção escrita. Gêneros discursivos. Sequência didática.
title_short A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática
title_full A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática
title_fullStr A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática
title_full_unstemmed A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática
title_sort A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática
author Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
author_facet Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Produção escrita. Gêneros discursivos. Sequência didática.
topic Produção escrita. Gêneros discursivos. Sequência didática.
description A produção escrita de gêneros discursivos nas aulas de Língua Portuguesa ainda impõe um desafio aos professores, apesar de os construtos teóricos em que se baseia já terem sido amplamente divulgados. A necessidade de abordagem do assunto, no entanto, não se esgotou dadas as diferentes condições de acesso dos professores às informações sobre o tema e as frequentes dúvidas manifestadas em cursos de formação e de atualização, tais como: (i) Qual a diferença da antiga redação para a atual proposta de produção escrita de gêneros discursivos?; (ii) Que conhecimentos são necessários para a produção escrita de um gênero discursivo?; (iii) Como ensinar os alunos a produzirem um determinado gênero discursivo?; (iv) Como se desenvolvem projetos de produção escrita bem sucedidos em sala de aula? Os objetivos deste artigo são:  apresentar uma síntese de fundamentos teóricos que respondam à primeira pergunta citada e apresentar um modelo didático de análise de gêneros e de projeto de produção escrita, organizado por meio de uma sequência didática, já experimentado com sucesso em salas de aula dos ensinos fundamental e médio. Conclui-se que assim se pode contribuir para práticas pedagógicas teoricamente bem fundamentadas e viáveis para o desenvolvimento da capacidade de produção escrita dos alunos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa teórica; proposta didática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13039
10.5433/2237-4876.2012v15n3p223
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13039
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2012v15n3p223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13039/12518
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 3 (2012): Número Especial; 223-245
Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 3 (2012): Número Especial; 223-245
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962867130368