A palatalização das oclusivas [t] e [d] na aquisição do português por nativos americanos e espanhóis: implicações ao ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Alessandra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8503
Resumo: Este trabalho propõe a análise de um fenômeno de variação fonética na aquisição do português como língua estrangeira por nativos americanos e espanhóis: a palatalização das oclusivas [t] e [d] em palavras como dica [‘dIk«] ~ [‘dZIk«] e tive [‘tivI] ~ [‘tSivI]. Buscamos comparar a variação encontrada no português falado por americanos com a variação encontrada no português falado por nativos espanhóis e comprovar nossa hipótese de que as dificuldades que falantes de outras línguas enfrentam, ao aprender a língua portuguesa, apresentam-se como fenômenos naturais de variação e são condicionados por fatores linguísticos e extralinguísticos. Por fim, procuramos refletir sobre a formação adequada do professor de português como língua estrangeira e oferecer contribuições para a área de português para falantes de outras línguas (PPFOL). Para a realização desta pesquisa dividimos a fala de 11 informantes americanos e 11 espanhóis em estilos que vão dos informais até os mais formais. As conclusões a que chegamos com essa pesquisa levaram-nos a pensar no ensino do português para estrangeiros sob um novo prisma, que considere a formação dos profissionais que trabalharão nessa área de maneira diferente daqueles que trabalharão com a língua portuguesa com falantes nativos do português.
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