Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Silvia Adelia Henrique
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560
Resumo: A partir dos debates em educação, direcionados para a formação continuada do professor, o presente trabalho conceitua as duas formas de leitura, uma teórica, com o aprimoramento formal do saber docente, e uma prática, que envolve a leitura da própria realidade, para aplicação de seus conhecimentos. Uma abordagem histórico-filosófica da Epistemologia Qualitativa (Alvez-Mazzotti, 1999) e uma aplicação da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1997, 2003; Thompson, 2009) permeiam o trabalho, cujos achados sugerem que os entrevistados atualizam, pela leitura de suas práticas, seus conhecimentos teóricos, retroalimentando-os.       
id UEL-3_97bf0a2d60117f1d9850697a0f33dc73
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6560
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuadaFormação continuadaParadigmas QualitativosAnálise Crítica do Discurso.A partir dos debates em educação, direcionados para a formação continuada do professor, o presente trabalho conceitua as duas formas de leitura, uma teórica, com o aprimoramento formal do saber docente, e uma prática, que envolve a leitura da própria realidade, para aplicação de seus conhecimentos. Uma abordagem histórico-filosófica da Epistemologia Qualitativa (Alvez-Mazzotti, 1999) e uma aplicação da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1997, 2003; Thompson, 2009) permeiam o trabalho, cujos achados sugerem que os entrevistados atualizam, pela leitura de suas práticas, seus conhecimentos teóricos, retroalimentando-os.       UEL2010-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literatura; Pesquisa Empírica de campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/656010.5433/2237-4876.2010v13n2p275Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 275-294Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 275-2942237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560/6979Guimarães, Silvia Adelia Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6560Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:13Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada
title Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada
spellingShingle Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada
Guimarães, Silvia Adelia Henrique
Formação continuada
Paradigmas Qualitativos
Análise Crítica do Discurso.
title_short Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada
title_full Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada
title_fullStr Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada
title_full_unstemmed Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada
title_sort Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada
author Guimarães, Silvia Adelia Henrique
author_facet Guimarães, Silvia Adelia Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Silvia Adelia Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Paradigmas Qualitativos
Análise Crítica do Discurso.
topic Formação continuada
Paradigmas Qualitativos
Análise Crítica do Discurso.
description A partir dos debates em educação, direcionados para a formação continuada do professor, o presente trabalho conceitua as duas formas de leitura, uma teórica, com o aprimoramento formal do saber docente, e uma prática, que envolve a leitura da própria realidade, para aplicação de seus conhecimentos. Uma abordagem histórico-filosófica da Epistemologia Qualitativa (Alvez-Mazzotti, 1999) e uma aplicação da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1997, 2003; Thompson, 2009) permeiam o trabalho, cujos achados sugerem que os entrevistados atualizam, pela leitura de suas práticas, seus conhecimentos teóricos, retroalimentando-os.       
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560
10.5433/2237-4876.2010v13n2p275
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2010v13n2p275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560/6979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 275-294
Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 275-294
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962456088576