Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560 |
Resumo: | A partir dos debates em educação, direcionados para a formação continuada do professor, o presente trabalho conceitua as duas formas de leitura, uma teórica, com o aprimoramento formal do saber docente, e uma prática, que envolve a leitura da própria realidade, para aplicação de seus conhecimentos. Uma abordagem histórico-filosófica da Epistemologia Qualitativa (Alvez-Mazzotti, 1999) e uma aplicação da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1997, 2003; Thompson, 2009) permeiam o trabalho, cujos achados sugerem que os entrevistados atualizam, pela leitura de suas práticas, seus conhecimentos teóricos, retroalimentando-os. |
id |
UEL-3_97bf0a2d60117f1d9850697a0f33dc73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6560 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuadaFormação continuadaParadigmas QualitativosAnálise Crítica do Discurso.A partir dos debates em educação, direcionados para a formação continuada do professor, o presente trabalho conceitua as duas formas de leitura, uma teórica, com o aprimoramento formal do saber docente, e uma prática, que envolve a leitura da própria realidade, para aplicação de seus conhecimentos. Uma abordagem histórico-filosófica da Epistemologia Qualitativa (Alvez-Mazzotti, 1999) e uma aplicação da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1997, 2003; Thompson, 2009) permeiam o trabalho, cujos achados sugerem que os entrevistados atualizam, pela leitura de suas práticas, seus conhecimentos teóricos, retroalimentando-os. UEL2010-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literatura; Pesquisa Empírica de campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/656010.5433/2237-4876.2010v13n2p275Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 275-294Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 275-2942237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560/6979Guimarães, Silvia Adelia Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6560Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:13Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada |
title |
Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada |
spellingShingle |
Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada Guimarães, Silvia Adelia Henrique Formação continuada Paradigmas Qualitativos Análise Crítica do Discurso. |
title_short |
Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada |
title_full |
Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada |
title_fullStr |
Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada |
title_full_unstemmed |
Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada |
title_sort |
Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada |
author |
Guimarães, Silvia Adelia Henrique |
author_facet |
Guimarães, Silvia Adelia Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Silvia Adelia Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Paradigmas Qualitativos Análise Crítica do Discurso. |
topic |
Formação continuada Paradigmas Qualitativos Análise Crítica do Discurso. |
description |
A partir dos debates em educação, direcionados para a formação continuada do professor, o presente trabalho conceitua as duas formas de leitura, uma teórica, com o aprimoramento formal do saber docente, e uma prática, que envolve a leitura da própria realidade, para aplicação de seus conhecimentos. Uma abordagem histórico-filosófica da Epistemologia Qualitativa (Alvez-Mazzotti, 1999) e uma aplicação da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1997, 2003; Thompson, 2009) permeiam o trabalho, cujos achados sugerem que os entrevistados atualizam, pela leitura de suas práticas, seus conhecimentos teóricos, retroalimentando-os. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560 10.5433/2237-4876.2010v13n2p275 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2010v13n2p275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560/6979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 275-294 Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 275-294 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962456088576 |