Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41657 |
Resumo: | O objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre as possíveis relações entre a crítica de processo e a educação. Será feita uma apresentação desta abordagem crítica e de alguns aspectos relevantes do conceito de criação como rede (Pierre Musso, 2004), de base semiótica (Charles S. Peirce, s/d), para a nos aproximarmos de algumas especificidades dos processos educacionais que envolvem interações entre alunos, professores e escolas. Serão apresentados alguns resultados das pesquisas sobre processo de criação em grupo ou equipe, em diálogo com Domenico De Masi (2005, 2007), Steven Johnson (2011) e Edgar Morin (2002, 2009), dando destaque à escassez de bibliografia nesta área. Em seguida, será discutida, de modo mais específico, a relação entre professores e alunos, destacando a relevância do acompanhamento e consciência de processos e seus efeitos sensíveis, em meio à possibilidade de erros e necessidade de pesquisa. Por fim, no contexto da relação dos professores e escola, serão apresentados alguns aspectos relevantes dos processos de criação em grupo como contexto de produção, construção de projetos em comum, comunicação destes projetos e efeitos subjetivos no contexto dos encontros. |
id |
UEL-3_a59c377e75508a1b001431e9a5389617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41657 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogosCritica de processoprocesso educativoprocesso de criação em grupoLetras e EducaçãoO objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre as possíveis relações entre a crítica de processo e a educação. Será feita uma apresentação desta abordagem crítica e de alguns aspectos relevantes do conceito de criação como rede (Pierre Musso, 2004), de base semiótica (Charles S. Peirce, s/d), para a nos aproximarmos de algumas especificidades dos processos educacionais que envolvem interações entre alunos, professores e escolas. Serão apresentados alguns resultados das pesquisas sobre processo de criação em grupo ou equipe, em diálogo com Domenico De Masi (2005, 2007), Steven Johnson (2011) e Edgar Morin (2002, 2009), dando destaque à escassez de bibliografia nesta área. Em seguida, será discutida, de modo mais específico, a relação entre professores e alunos, destacando a relevância do acompanhamento e consciência de processos e seus efeitos sensíveis, em meio à possibilidade de erros e necessidade de pesquisa. Por fim, no contexto da relação dos professores e escola, serão apresentados alguns aspectos relevantes dos processos de criação em grupo como contexto de produção, construção de projetos em comum, comunicação destes projetos e efeitos subjetivos no contexto dos encontros.UEL2021-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4165710.5433/2237-4876.2020v23n2p72Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 2 (2020): Da Construção Textual à Análise de Discurso: do primeiro gesto à explosão de sentidos; 72-83Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 2 (2020): Da Construção Textual à Análise de Discurso: do primeiro gesto à explosão de sentidos; 72-832237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41657/29133https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41657/29134Copyright (c) 2020 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSalles, Cecilia Almeida2022-11-16T18:20:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41657Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:20:29Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos |
title |
Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos |
spellingShingle |
Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos Salles, Cecilia Almeida Critica de processo processo educativo processo de criação em grupo Letras e Educação |
title_short |
Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos |
title_full |
Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos |
title_fullStr |
Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos |
title_full_unstemmed |
Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos |
title_sort |
Crítica de Processo e Educação: possíveis diálogos |
author |
Salles, Cecilia Almeida |
author_facet |
Salles, Cecilia Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, Cecilia Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Critica de processo processo educativo processo de criação em grupo Letras e Educação |
topic |
Critica de processo processo educativo processo de criação em grupo Letras e Educação |
description |
O objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre as possíveis relações entre a crítica de processo e a educação. Será feita uma apresentação desta abordagem crítica e de alguns aspectos relevantes do conceito de criação como rede (Pierre Musso, 2004), de base semiótica (Charles S. Peirce, s/d), para a nos aproximarmos de algumas especificidades dos processos educacionais que envolvem interações entre alunos, professores e escolas. Serão apresentados alguns resultados das pesquisas sobre processo de criação em grupo ou equipe, em diálogo com Domenico De Masi (2005, 2007), Steven Johnson (2011) e Edgar Morin (2002, 2009), dando destaque à escassez de bibliografia nesta área. Em seguida, será discutida, de modo mais específico, a relação entre professores e alunos, destacando a relevância do acompanhamento e consciência de processos e seus efeitos sensíveis, em meio à possibilidade de erros e necessidade de pesquisa. Por fim, no contexto da relação dos professores e escola, serão apresentados alguns aspectos relevantes dos processos de criação em grupo como contexto de produção, construção de projetos em comum, comunicação destes projetos e efeitos subjetivos no contexto dos encontros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41657 10.5433/2237-4876.2020v23n2p72 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41657 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2020v23n2p72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41657/29133 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41657/29134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signum: Estudos da Linguagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signum: Estudos da Linguagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 2 (2020): Da Construção Textual à Análise de Discurso: do primeiro gesto à explosão de sentidos; 72-83 Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 2 (2020): Da Construção Textual à Análise de Discurso: do primeiro gesto à explosão de sentidos; 72-83 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964333039616 |