Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40933 |
Resumo: | Neste artigo, expomos a relevância das metodologias ativas para o ensino de gramática, por meio da aplicação do jogo “Roleta das relações sociais do ‘nós’ e ‘a gente’” em uma turma do 9º ano do colégio Jacintho de Figueiredo (Aracaju/SE), a fim de contribuir para o ensino produtivo dos padrões de uso dos pronomes de primeira pessoa do plural. Partimos do pressuposto de que o aluno deve ser o protagonista do processo de aprendizagem, considerando suas experiências pessoais. Os resultados da aplicação mostraram quatro padrões de uso para a concordância verbal em posição de sujeito com as formas “nós” e “a gente”, o que evidencia a importância de um modelo de ensino de língua sensível às variedades sociolinguísticas dos alunos frente à variedade canônica da língua. O jogo mostrou-se como uma alternativa plausível para o que propusemos, pois, por meio dele, toda a turma pôde ressignificar usos linguísticos, seus condicionamentos e impactos na vida social. |
id |
UEL-3_c399dbc5dd4884e434dfad486bc29234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40933 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente”Metodologias ativasGramática e variaçãoPrimeira pessoa do plural.Língua PortuguesaSociolinguística e DialetologiaMétodos e Técnicas de EnsinoNeste artigo, expomos a relevância das metodologias ativas para o ensino de gramática, por meio da aplicação do jogo “Roleta das relações sociais do ‘nós’ e ‘a gente’” em uma turma do 9º ano do colégio Jacintho de Figueiredo (Aracaju/SE), a fim de contribuir para o ensino produtivo dos padrões de uso dos pronomes de primeira pessoa do plural. Partimos do pressuposto de que o aluno deve ser o protagonista do processo de aprendizagem, considerando suas experiências pessoais. Os resultados da aplicação mostraram quatro padrões de uso para a concordância verbal em posição de sujeito com as formas “nós” e “a gente”, o que evidencia a importância de um modelo de ensino de língua sensível às variedades sociolinguísticas dos alunos frente à variedade canônica da língua. O jogo mostrou-se como uma alternativa plausível para o que propusemos, pois, por meio dele, toda a turma pôde ressignificar usos linguísticos, seus condicionamentos e impactos na vida social.UEL2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4093310.5433/2237-4876.2020v23n1p54Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 54-79Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 54-792237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40933/28893https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40933/28894Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Gabriele CritineMarques Pinheiro, Bruno FelipeBatista Cardoso, Paloma2022-11-16T18:20:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40933Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:20:08Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente” |
title |
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente” |
spellingShingle |
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente” Carvalho, Gabriele Critine Metodologias ativas Gramática e variação Primeira pessoa do plural. Língua Portuguesa Sociolinguística e Dialetologia Métodos e Técnicas de Ensino |
title_short |
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente” |
title_full |
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente” |
title_fullStr |
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente” |
title_full_unstemmed |
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente” |
title_sort |
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente” |
author |
Carvalho, Gabriele Critine |
author_facet |
Carvalho, Gabriele Critine Marques Pinheiro, Bruno Felipe Batista Cardoso, Paloma |
author_role |
author |
author2 |
Marques Pinheiro, Bruno Felipe Batista Cardoso, Paloma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Gabriele Critine Marques Pinheiro, Bruno Felipe Batista Cardoso, Paloma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Gramática e variação Primeira pessoa do plural. Língua Portuguesa Sociolinguística e Dialetologia Métodos e Técnicas de Ensino |
topic |
Metodologias ativas Gramática e variação Primeira pessoa do plural. Língua Portuguesa Sociolinguística e Dialetologia Métodos e Técnicas de Ensino |
description |
Neste artigo, expomos a relevância das metodologias ativas para o ensino de gramática, por meio da aplicação do jogo “Roleta das relações sociais do ‘nós’ e ‘a gente’” em uma turma do 9º ano do colégio Jacintho de Figueiredo (Aracaju/SE), a fim de contribuir para o ensino produtivo dos padrões de uso dos pronomes de primeira pessoa do plural. Partimos do pressuposto de que o aluno deve ser o protagonista do processo de aprendizagem, considerando suas experiências pessoais. Os resultados da aplicação mostraram quatro padrões de uso para a concordância verbal em posição de sujeito com as formas “nós” e “a gente”, o que evidencia a importância de um modelo de ensino de língua sensível às variedades sociolinguísticas dos alunos frente à variedade canônica da língua. O jogo mostrou-se como uma alternativa plausível para o que propusemos, pois, por meio dele, toda a turma pôde ressignificar usos linguísticos, seus condicionamentos e impactos na vida social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40933 10.5433/2237-4876.2020v23n1p54 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40933 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2020v23n1p54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40933/28893 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40933/28894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 54-79 Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 54-79 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964324651008 |