Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gabriele Critine
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques Pinheiro, Bruno Felipe, Batista Cardoso, Paloma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40933
Resumo: Neste artigo, expomos a relevância das metodologias ativas para o ensino de gramática, por meio da aplicação do jogo “Roleta das relações sociais do ‘nós’ e ‘a gente’” em uma turma do 9º ano do colégio Jacintho de Figueiredo (Aracaju/SE), a fim de contribuir para o ensino produtivo dos padrões de uso dos pronomes de primeira pessoa do plural. Partimos do pressuposto de que o aluno deve ser o protagonista do processo de aprendizagem, considerando suas experiências pessoais. Os resultados da aplicação mostraram quatro padrões de uso para a concordância verbal em posição de sujeito com as formas “nós” e “a gente”, o que evidencia a importância de um modelo de ensino de língua sensível às variedades sociolinguísticas dos alunos frente à variedade canônica da língua. O jogo mostrou-se como uma alternativa plausível para o que propusemos, pois, por meio dele, toda a turma pôde ressignificar usos linguísticos, seus condicionamentos e impactos na vida social.
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