A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lousada, Eliane Gouvea
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tonelli, Jaci Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750
Resumo: durante um semestre da graduação em Letras-Francês, visando a desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos, em LE. De forma mais específica, apresentaremos o trabalho feito com os alunos sobre as operações de linguagem relacionadas ao processo de sumarização das ideias de um texto (MACHADO, 2002/2010) e do evitamento de repetições, mostrando o dispositivo concebido e as produções dos alunos e discutindo o papel do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. Nosso estudo toma por base teórico-metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e seus desdobramentos para a Didática das Línguas, por meio dos conceitos de: modelo didático (DE PIETRO; SHCNEUWLY, 2003), sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) e propondo, também, uma aproximação com a proposta de itinerários para a escrita (COLOGNESI, DOLZ, 2017). Além disso, levando em conta o contexto universitário de nossa pesquisa, pautamo-nos trabalhos sobre Letramento Acadêmico que têm sido realizados na perspectiva do “escrever para aprender” (GERE, 2019) e da função epistêmica da escrita (BLASER, LAMPRON, SIMARD-DUPUIS, 2015).
id UEL-3_ccac72fd3c5ea3d05b0a3e21a7f62fa7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41750
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmicoProdução EscritaSinopseResumoSumarizaçãoLinguística aplicadaLetras estrangeiras modernasdurante um semestre da graduação em Letras-Francês, visando a desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos, em LE. De forma mais específica, apresentaremos o trabalho feito com os alunos sobre as operações de linguagem relacionadas ao processo de sumarização das ideias de um texto (MACHADO, 2002/2010) e do evitamento de repetições, mostrando o dispositivo concebido e as produções dos alunos e discutindo o papel do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. Nosso estudo toma por base teórico-metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e seus desdobramentos para a Didática das Línguas, por meio dos conceitos de: modelo didático (DE PIETRO; SHCNEUWLY, 2003), sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) e propondo, também, uma aproximação com a proposta de itinerários para a escrita (COLOGNESI, DOLZ, 2017). Além disso, levando em conta o contexto universitário de nossa pesquisa, pautamo-nos trabalhos sobre Letramento Acadêmico que têm sido realizados na perspectiva do “escrever para aprender” (GERE, 2019) e da função epistêmica da escrita (BLASER, LAMPRON, SIMARD-DUPUIS, 2015). UEL2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4175010.5433/2237-4876.2021v24n1p130Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 130-148Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 130-1482237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750/30332https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750/30333Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLousada, Eliane GouveaTonelli, Jaci Brasil2022-12-22T20:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41750Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T20:09:11Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico
title A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico
spellingShingle A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico
Lousada, Eliane Gouvea
Produção Escrita
Sinopse
Resumo
Sumarização
Linguística aplicada
Letras estrangeiras modernas
title_short A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico
title_full A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico
title_fullStr A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico
title_full_unstemmed A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico
title_sort A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico
author Lousada, Eliane Gouvea
author_facet Lousada, Eliane Gouvea
Tonelli, Jaci Brasil
author_role author
author2 Tonelli, Jaci Brasil
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lousada, Eliane Gouvea
Tonelli, Jaci Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Produção Escrita
Sinopse
Resumo
Sumarização
Linguística aplicada
Letras estrangeiras modernas
topic Produção Escrita
Sinopse
Resumo
Sumarização
Linguística aplicada
Letras estrangeiras modernas
description durante um semestre da graduação em Letras-Francês, visando a desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos, em LE. De forma mais específica, apresentaremos o trabalho feito com os alunos sobre as operações de linguagem relacionadas ao processo de sumarização das ideias de um texto (MACHADO, 2002/2010) e do evitamento de repetições, mostrando o dispositivo concebido e as produções dos alunos e discutindo o papel do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. Nosso estudo toma por base teórico-metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e seus desdobramentos para a Didática das Línguas, por meio dos conceitos de: modelo didático (DE PIETRO; SHCNEUWLY, 2003), sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) e propondo, também, uma aproximação com a proposta de itinerários para a escrita (COLOGNESI, DOLZ, 2017). Além disso, levando em conta o contexto universitário de nossa pesquisa, pautamo-nos trabalhos sobre Letramento Acadêmico que têm sido realizados na perspectiva do “escrever para aprender” (GERE, 2019) e da função epistêmica da escrita (BLASER, LAMPRON, SIMARD-DUPUIS, 2015).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750
10.5433/2237-4876.2021v24n1p130
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n1p130
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750/30332
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750/30333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 130-148
Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 130-148
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964342476800