A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750 |
Resumo: | durante um semestre da graduação em Letras-Francês, visando a desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos, em LE. De forma mais específica, apresentaremos o trabalho feito com os alunos sobre as operações de linguagem relacionadas ao processo de sumarização das ideias de um texto (MACHADO, 2002/2010) e do evitamento de repetições, mostrando o dispositivo concebido e as produções dos alunos e discutindo o papel do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. Nosso estudo toma por base teórico-metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e seus desdobramentos para a Didática das Línguas, por meio dos conceitos de: modelo didático (DE PIETRO; SHCNEUWLY, 2003), sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) e propondo, também, uma aproximação com a proposta de itinerários para a escrita (COLOGNESI, DOLZ, 2017). Além disso, levando em conta o contexto universitário de nossa pesquisa, pautamo-nos trabalhos sobre Letramento Acadêmico que têm sido realizados na perspectiva do “escrever para aprender” (GERE, 2019) e da função epistêmica da escrita (BLASER, LAMPRON, SIMARD-DUPUIS, 2015). |
id |
UEL-3_ccac72fd3c5ea3d05b0a3e21a7f62fa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41750 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmicoProdução EscritaSinopseResumoSumarizaçãoLinguística aplicadaLetras estrangeiras modernasdurante um semestre da graduação em Letras-Francês, visando a desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos, em LE. De forma mais específica, apresentaremos o trabalho feito com os alunos sobre as operações de linguagem relacionadas ao processo de sumarização das ideias de um texto (MACHADO, 2002/2010) e do evitamento de repetições, mostrando o dispositivo concebido e as produções dos alunos e discutindo o papel do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. Nosso estudo toma por base teórico-metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e seus desdobramentos para a Didática das Línguas, por meio dos conceitos de: modelo didático (DE PIETRO; SHCNEUWLY, 2003), sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) e propondo, também, uma aproximação com a proposta de itinerários para a escrita (COLOGNESI, DOLZ, 2017). Além disso, levando em conta o contexto universitário de nossa pesquisa, pautamo-nos trabalhos sobre Letramento Acadêmico que têm sido realizados na perspectiva do “escrever para aprender” (GERE, 2019) e da função epistêmica da escrita (BLASER, LAMPRON, SIMARD-DUPUIS, 2015). UEL2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4175010.5433/2237-4876.2021v24n1p130Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 130-148Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 130-1482237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750/30332https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750/30333Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLousada, Eliane GouveaTonelli, Jaci Brasil2022-12-22T20:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41750Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T20:09:11Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico |
title |
A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico |
spellingShingle |
A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico Lousada, Eliane Gouvea Produção Escrita Sinopse Resumo Sumarização Linguística aplicada Letras estrangeiras modernas |
title_short |
A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico |
title_full |
A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico |
title_fullStr |
A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico |
title_full_unstemmed |
A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico |
title_sort |
A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico |
author |
Lousada, Eliane Gouvea |
author_facet |
Lousada, Eliane Gouvea Tonelli, Jaci Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Tonelli, Jaci Brasil |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lousada, Eliane Gouvea Tonelli, Jaci Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção Escrita Sinopse Resumo Sumarização Linguística aplicada Letras estrangeiras modernas |
topic |
Produção Escrita Sinopse Resumo Sumarização Linguística aplicada Letras estrangeiras modernas |
description |
durante um semestre da graduação em Letras-Francês, visando a desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos, em LE. De forma mais específica, apresentaremos o trabalho feito com os alunos sobre as operações de linguagem relacionadas ao processo de sumarização das ideias de um texto (MACHADO, 2002/2010) e do evitamento de repetições, mostrando o dispositivo concebido e as produções dos alunos e discutindo o papel do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. Nosso estudo toma por base teórico-metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e seus desdobramentos para a Didática das Línguas, por meio dos conceitos de: modelo didático (DE PIETRO; SHCNEUWLY, 2003), sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) e propondo, também, uma aproximação com a proposta de itinerários para a escrita (COLOGNESI, DOLZ, 2017). Além disso, levando em conta o contexto universitário de nossa pesquisa, pautamo-nos trabalhos sobre Letramento Acadêmico que têm sido realizados na perspectiva do “escrever para aprender” (GERE, 2019) e da função epistêmica da escrita (BLASER, LAMPRON, SIMARD-DUPUIS, 2015). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750 10.5433/2237-4876.2021v24n1p130 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n1p130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750/30332 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750/30333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 130-148 Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 130-148 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964342476800 |