BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342 |
Resumo: | O artigo discute a BNCC para o Ensino Médio em Língua Portuguesa, no que concerne às diretrizes para a elaboração de material didático em consonância ao Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH) na tentativa de pensar o ensino de língua materna, não apenas por meio de diretrizes, mas sim como um direito humano. Escolheu-se, para análise, duas resenhas de livros didáticos, aprovados pelo PNLD em 2021, das editoras brasileiras, FTD e Moderna. O primeiro intitulado Pensar, Sentir e Agir e o segundo, Educação para a Vida. A análise fundamenta-se em princípios norteadores da Pedagogia Crítica Freiriana (FREIRE, 1987; 1992; 1997) e a Linguística Aplicada Crítica (doravante LAC) (PENNYCOOK, 1990; 1998; 1999; 2001; 2006; 2007; PENNYCOOK; MAKONI, 2020) em relação às diretrizes da PNEDH e da BNCC. Na seção 1, privilegiam-se fundamentos básicos da LDB/71, LDB/96, Legislação de 1988 e a PNEDH, para melhor contextualizar o ensino de Língua Portuguesa, alinhados à Pedagogia Crítica Freiriana e à Linguística Aplicada Crítica. Na seção 2, destacam-se os princípios norteadores da BNCC e a análise de duas resenhas referentes aos dois livros aprovados no PNLD/2021 para o Ensino Médio de Língua Portuguesa. |
id |
UEL-3_dc996ab7b6725016407fb5c4d59073f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43342 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humanoBNCCLíngua PortuguesaEnsino MédioLinguística AplicadaO artigo discute a BNCC para o Ensino Médio em Língua Portuguesa, no que concerne às diretrizes para a elaboração de material didático em consonância ao Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH) na tentativa de pensar o ensino de língua materna, não apenas por meio de diretrizes, mas sim como um direito humano. Escolheu-se, para análise, duas resenhas de livros didáticos, aprovados pelo PNLD em 2021, das editoras brasileiras, FTD e Moderna. O primeiro intitulado Pensar, Sentir e Agir e o segundo, Educação para a Vida. A análise fundamenta-se em princípios norteadores da Pedagogia Crítica Freiriana (FREIRE, 1987; 1992; 1997) e a Linguística Aplicada Crítica (doravante LAC) (PENNYCOOK, 1990; 1998; 1999; 2001; 2006; 2007; PENNYCOOK; MAKONI, 2020) em relação às diretrizes da PNEDH e da BNCC. Na seção 1, privilegiam-se fundamentos básicos da LDB/71, LDB/96, Legislação de 1988 e a PNEDH, para melhor contextualizar o ensino de Língua Portuguesa, alinhados à Pedagogia Crítica Freiriana e à Linguística Aplicada Crítica. Na seção 2, destacam-se os princípios norteadores da BNCC e a análise de duas resenhas referentes aos dois livros aprovados no PNLD/2021 para o Ensino Médio de Língua Portuguesa.UEL2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4334210.5433/2237-4876.2021v24n2p112Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 112-127Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 112-1272237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342/30707https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342/30718Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Rosana HelenaSilva, Kleber Aparecido da2022-12-22T17:45:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43342Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T17:45:15Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano |
title |
BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano |
spellingShingle |
BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano Nunes, Rosana Helena BNCC Língua Portuguesa Ensino Médio Linguística Aplicada |
title_short |
BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano |
title_full |
BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano |
title_fullStr |
BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano |
title_full_unstemmed |
BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano |
title_sort |
BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano |
author |
Nunes, Rosana Helena |
author_facet |
Nunes, Rosana Helena Silva, Kleber Aparecido da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Kleber Aparecido da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Rosana Helena Silva, Kleber Aparecido da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Língua Portuguesa Ensino Médio Linguística Aplicada |
topic |
BNCC Língua Portuguesa Ensino Médio Linguística Aplicada |
description |
O artigo discute a BNCC para o Ensino Médio em Língua Portuguesa, no que concerne às diretrizes para a elaboração de material didático em consonância ao Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH) na tentativa de pensar o ensino de língua materna, não apenas por meio de diretrizes, mas sim como um direito humano. Escolheu-se, para análise, duas resenhas de livros didáticos, aprovados pelo PNLD em 2021, das editoras brasileiras, FTD e Moderna. O primeiro intitulado Pensar, Sentir e Agir e o segundo, Educação para a Vida. A análise fundamenta-se em princípios norteadores da Pedagogia Crítica Freiriana (FREIRE, 1987; 1992; 1997) e a Linguística Aplicada Crítica (doravante LAC) (PENNYCOOK, 1990; 1998; 1999; 2001; 2006; 2007; PENNYCOOK; MAKONI, 2020) em relação às diretrizes da PNEDH e da BNCC. Na seção 1, privilegiam-se fundamentos básicos da LDB/71, LDB/96, Legislação de 1988 e a PNEDH, para melhor contextualizar o ensino de Língua Portuguesa, alinhados à Pedagogia Crítica Freiriana e à Linguística Aplicada Crítica. Na seção 2, destacam-se os princípios norteadores da BNCC e a análise de duas resenhas referentes aos dois livros aprovados no PNLD/2021 para o Ensino Médio de Língua Portuguesa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342 10.5433/2237-4876.2021v24n2p112 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n2p112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342/30707 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342/30718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 112-127 Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 112-127 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964377079808 |