BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rosana Helena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Kleber Aparecido da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342
Resumo: O artigo discute a BNCC para o Ensino Médio em Língua Portuguesa, no que concerne às diretrizes para a elaboração de material didático em consonância ao Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH) na tentativa de pensar o ensino de língua materna, não apenas por meio de diretrizes, mas sim como um direito humano. Escolheu-se, para análise, duas resenhas de livros didáticos, aprovados pelo PNLD em 2021, das editoras brasileiras, FTD e Moderna. O primeiro intitulado Pensar, Sentir e Agir e o segundo, Educação para a Vida. A análise fundamenta-se em princípios norteadores da Pedagogia Crítica Freiriana (FREIRE, 1987; 1992; 1997) e a Linguística Aplicada Crítica (doravante LAC) (PENNYCOOK, 1990; 1998; 1999; 2001; 2006; 2007; PENNYCOOK; MAKONI, 2020) em relação às diretrizes da PNEDH e da BNCC. Na seção 1, privilegiam-se fundamentos básicos da LDB/71, LDB/96, Legislação de 1988 e a PNEDH, para melhor contextualizar o ensino de Língua Portuguesa, alinhados à Pedagogia Crítica Freiriana e à Linguística Aplicada Crítica. Na seção 2, destacam-se os princípios norteadores da BNCC e a análise de duas resenhas referentes aos dois livros aprovados no PNLD/2021 para o Ensino Médio de Língua Portuguesa.
id UEL-3_dc996ab7b6725016407fb5c4d59073f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43342
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humanoBNCCLíngua PortuguesaEnsino MédioLinguística AplicadaO artigo discute a BNCC para o Ensino Médio em Língua Portuguesa, no que concerne às diretrizes para a elaboração de material didático em consonância ao Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH) na tentativa de pensar o ensino de língua materna, não apenas por meio de diretrizes, mas sim como um direito humano. Escolheu-se, para análise, duas resenhas de livros didáticos, aprovados pelo PNLD em 2021, das editoras brasileiras, FTD e Moderna. O primeiro intitulado Pensar, Sentir e Agir e o segundo, Educação para a Vida. A análise fundamenta-se em princípios norteadores da Pedagogia Crítica Freiriana (FREIRE, 1987; 1992; 1997) e a Linguística Aplicada Crítica (doravante LAC) (PENNYCOOK, 1990; 1998; 1999; 2001; 2006; 2007; PENNYCOOK; MAKONI, 2020) em relação às diretrizes da PNEDH e da BNCC. Na seção 1, privilegiam-se fundamentos básicos da LDB/71, LDB/96, Legislação de 1988 e a PNEDH, para melhor contextualizar o ensino de Língua Portuguesa, alinhados à Pedagogia Crítica Freiriana e à Linguística Aplicada Crítica. Na seção 2, destacam-se os princípios norteadores da BNCC e a análise de duas resenhas referentes aos dois livros aprovados no PNLD/2021 para o Ensino Médio de Língua Portuguesa.UEL2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4334210.5433/2237-4876.2021v24n2p112Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 112-127Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 112-1272237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342/30707https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342/30718Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguageminfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Rosana HelenaSilva, Kleber Aparecido da2022-12-22T17:45:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43342Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T17:45:15Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano
title BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano
spellingShingle BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano
Nunes, Rosana Helena
BNCC
Língua Portuguesa
Ensino Médio
Linguística Aplicada
title_short BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano
title_full BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano
title_fullStr BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano
title_full_unstemmed BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano
title_sort BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano
author Nunes, Rosana Helena
author_facet Nunes, Rosana Helena
Silva, Kleber Aparecido da
author_role author
author2 Silva, Kleber Aparecido da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Rosana Helena
Silva, Kleber Aparecido da
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Língua Portuguesa
Ensino Médio
Linguística Aplicada
topic BNCC
Língua Portuguesa
Ensino Médio
Linguística Aplicada
description O artigo discute a BNCC para o Ensino Médio em Língua Portuguesa, no que concerne às diretrizes para a elaboração de material didático em consonância ao Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH) na tentativa de pensar o ensino de língua materna, não apenas por meio de diretrizes, mas sim como um direito humano. Escolheu-se, para análise, duas resenhas de livros didáticos, aprovados pelo PNLD em 2021, das editoras brasileiras, FTD e Moderna. O primeiro intitulado Pensar, Sentir e Agir e o segundo, Educação para a Vida. A análise fundamenta-se em princípios norteadores da Pedagogia Crítica Freiriana (FREIRE, 1987; 1992; 1997) e a Linguística Aplicada Crítica (doravante LAC) (PENNYCOOK, 1990; 1998; 1999; 2001; 2006; 2007; PENNYCOOK; MAKONI, 2020) em relação às diretrizes da PNEDH e da BNCC. Na seção 1, privilegiam-se fundamentos básicos da LDB/71, LDB/96, Legislação de 1988 e a PNEDH, para melhor contextualizar o ensino de Língua Portuguesa, alinhados à Pedagogia Crítica Freiriana e à Linguística Aplicada Crítica. Na seção 2, destacam-se os princípios norteadores da BNCC e a análise de duas resenhas referentes aos dois livros aprovados no PNLD/2021 para o Ensino Médio de Língua Portuguesa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342
10.5433/2237-4876.2021v24n2p112
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n2p112
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342/30707
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342/30718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 112-127
Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 112-127
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964377079808