The Journal Illustrada educating for Republic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modenesi, Thiago Vasconcellos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Edilson Fernandes de, Menezes, Vilde Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Discursos Fotográficos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/23344
Resumo: This article aims to identify the educational possibilities contained in press materials in the early years of the Republic of Brazil, from the rise of the Conservative Party, with the end of the Empire and slave regime. Our analysis starts from the hypothesis that the Revista Illustrada collaborated in the way of historicizing the facts to non-literate population, creating a kind of method of transmitting the events with a new look, from the change of habits and of body care benchmarks, good manners and civility.
id UEL-4_78aa8a90c6afd726bb945b9bce523ec5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23344
network_acronym_str UEL-4
network_name_str Discursos Fotográficos
repository_id_str
spelling The Journal Illustrada educating for RepublicA revista illustrada educando para a RepúblicaEducationComic booksRepublicCivilityIlustração. Educação. República Velha. Civilidade.This article aims to identify the educational possibilities contained in press materials in the early years of the Republic of Brazil, from the rise of the Conservative Party, with the end of the Empire and slave regime. Our analysis starts from the hypothesis that the Revista Illustrada collaborated in the way of historicizing the facts to non-literate population, creating a kind of method of transmitting the events with a new look, from the change of habits and of body care benchmarks, good manners and civility.Este artigo tem como principal objetivo identificar as possibilidades educacionais contidas em materiais da imprensa nos primeiros anos da República do Brasil, a partir da ascensão do Partido Conservador, com o fim do Império e do regime escravagista em nosso país. A nossa análise parte da hipótese de que a Revista Illustrada, enquanto veículo midiático colaborou na maneira de historiar os fatos à população não letrada, na criação de uma espécie de método de transmitir os acontecimentos com um novo olhar, a partir da mudança dos hábitos e dos referenciais de higiene corporal, de boa educação e de civilidade.Universidade Estadual de Londrina2016-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/2334410.5433/1984-7939.2016v12n20p231Discursos Fotograficos; v. 12 n. 20 (2016): Dossiê temático: Imagem e Esporte; 231-2521984-79391808-5652reponame:Discursos Fotográficosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/23344/pdfCopyright (c) 2017 Discursos Fotográficosinfo:eu-repo/semantics/openAccessModenesi, Thiago VasconcellosSousa, Edilson Fernandes deMenezes, Vilde Gomes de2017-07-18T16:19:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23344Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/oairevistadiscursos@uel.br || laudi@uel.br || discursosfoto@uel.br10.5433/1984-79391984-79391808-5652opendoar:2017-07-18T16:19:59Discursos Fotográficos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv The Journal Illustrada educating for Republic
A revista illustrada educando para a República
title The Journal Illustrada educating for Republic
spellingShingle The Journal Illustrada educating for Republic
Modenesi, Thiago Vasconcellos
Education
Comic books
Republic
Civility
Ilustração. Educação. República Velha. Civilidade.
title_short The Journal Illustrada educating for Republic
title_full The Journal Illustrada educating for Republic
title_fullStr The Journal Illustrada educating for Republic
title_full_unstemmed The Journal Illustrada educating for Republic
title_sort The Journal Illustrada educating for Republic
author Modenesi, Thiago Vasconcellos
author_facet Modenesi, Thiago Vasconcellos
Sousa, Edilson Fernandes de
Menezes, Vilde Gomes de
author_role author
author2 Sousa, Edilson Fernandes de
Menezes, Vilde Gomes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modenesi, Thiago Vasconcellos
Sousa, Edilson Fernandes de
Menezes, Vilde Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Comic books
Republic
Civility
Ilustração. Educação. República Velha. Civilidade.
topic Education
Comic books
Republic
Civility
Ilustração. Educação. República Velha. Civilidade.
description This article aims to identify the educational possibilities contained in press materials in the early years of the Republic of Brazil, from the rise of the Conservative Party, with the end of the Empire and slave regime. Our analysis starts from the hypothesis that the Revista Illustrada collaborated in the way of historicizing the facts to non-literate population, creating a kind of method of transmitting the events with a new look, from the change of habits and of body care benchmarks, good manners and civility.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/23344
10.5433/1984-7939.2016v12n20p231
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/23344
identifier_str_mv 10.5433/1984-7939.2016v12n20p231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/23344/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Discursos Fotográficos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Discursos Fotográficos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Discursos Fotograficos; v. 12 n. 20 (2016): Dossiê temático: Imagem e Esporte; 231-252
1984-7939
1808-5652
reponame:Discursos Fotográficos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Discursos Fotográficos
collection Discursos Fotográficos
repository.name.fl_str_mv Discursos Fotográficos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiscursos@uel.br || laudi@uel.br || discursosfoto@uel.br
_version_ 1799315409917181952