O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilotto, Carla Avena
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gesser, Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140
Resumo: Tendo em vista a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa atrelado às reais necessidades dos educandos, objetivamos, nesse ensaio, refletir sobre como as atividades de ensino de gramática são desenvolvidas no contexto sala de aula, no quarto ciclo da modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). Acreditamos que essas reflexões nos auxiliarão a repensar nossas práticas de ensino, tendo em mente que a gramática de uso da língua (gramática funcional) é a mais apropriada para que o aluno perceba os expedientes linguísticos sendo utilizados adequadamente pelos “usuários” da língua. Assim sendo, lançamos mão, como referencial teórico nesse estudo, de autores que, ao abordarem a linguagem, a concebem como algo vivo e dinâmico, consequentemente, em constante transformação. São eles: Marcuschi, 2004, 2008; Antunes, 2003, 2009; Ilari, 2004; Neves, 2010, 2011; Geraldi, 1997; Travaglia, 2004, dentre outros. Através da observação sistemática de sala de aula, coletamos nosso corpus representado por transcrições de áudio gravações das atividades de língua materna desenvolvidas pela docente junto à turma. Os resultados evidenciaram que o caráter predominantemente normativista que permeia o ensino dessas atividades, pouco auxilia os estudantes a compreenderem o caráter pragmático da língua.
id UEL-5_19eb2148c1e30bf6095026c3b6c5eb73
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19140
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da ejaEJAGramática funcionalEnsino de linguagemTendo em vista a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa atrelado às reais necessidades dos educandos, objetivamos, nesse ensaio, refletir sobre como as atividades de ensino de gramática são desenvolvidas no contexto sala de aula, no quarto ciclo da modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). Acreditamos que essas reflexões nos auxiliarão a repensar nossas práticas de ensino, tendo em mente que a gramática de uso da língua (gramática funcional) é a mais apropriada para que o aluno perceba os expedientes linguísticos sendo utilizados adequadamente pelos “usuários” da língua. Assim sendo, lançamos mão, como referencial teórico nesse estudo, de autores que, ao abordarem a linguagem, a concebem como algo vivo e dinâmico, consequentemente, em constante transformação. São eles: Marcuschi, 2004, 2008; Antunes, 2003, 2009; Ilari, 2004; Neves, 2010, 2011; Geraldi, 1997; Travaglia, 2004, dentre outros. Através da observação sistemática de sala de aula, coletamos nosso corpus representado por transcrições de áudio gravações das atividades de língua materna desenvolvidas pela docente junto à turma. Os resultados evidenciaram que o caráter predominantemente normativista que permeia o ensino dessas atividades, pouco auxilia os estudantes a compreenderem o caráter pragmático da língua.Universidade Estadual de Londrina2015-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/1914010.5433/1519-5392.2015v15n1p64Entretextos; v. 15 n. 1 (2015); 64-842764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140/17418Copyright (c) 2015 Entretextosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamilotto, Carla AvenaGesser, Verônica2021-04-16T19:21:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19140Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2021-04-16T19:21:05Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
title O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
spellingShingle O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
Camilotto, Carla Avena
EJA
Gramática funcional
Ensino de linguagem
title_short O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
title_full O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
title_fullStr O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
title_full_unstemmed O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
title_sort O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
author Camilotto, Carla Avena
author_facet Camilotto, Carla Avena
Gesser, Verônica
author_role author
author2 Gesser, Verônica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilotto, Carla Avena
Gesser, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Gramática funcional
Ensino de linguagem
topic EJA
Gramática funcional
Ensino de linguagem
description Tendo em vista a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa atrelado às reais necessidades dos educandos, objetivamos, nesse ensaio, refletir sobre como as atividades de ensino de gramática são desenvolvidas no contexto sala de aula, no quarto ciclo da modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). Acreditamos que essas reflexões nos auxiliarão a repensar nossas práticas de ensino, tendo em mente que a gramática de uso da língua (gramática funcional) é a mais apropriada para que o aluno perceba os expedientes linguísticos sendo utilizados adequadamente pelos “usuários” da língua. Assim sendo, lançamos mão, como referencial teórico nesse estudo, de autores que, ao abordarem a linguagem, a concebem como algo vivo e dinâmico, consequentemente, em constante transformação. São eles: Marcuschi, 2004, 2008; Antunes, 2003, 2009; Ilari, 2004; Neves, 2010, 2011; Geraldi, 1997; Travaglia, 2004, dentre outros. Através da observação sistemática de sala de aula, coletamos nosso corpus representado por transcrições de áudio gravações das atividades de língua materna desenvolvidas pela docente junto à turma. Os resultados evidenciaram que o caráter predominantemente normativista que permeia o ensino dessas atividades, pouco auxilia os estudantes a compreenderem o caráter pragmático da língua.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140
10.5433/1519-5392.2015v15n1p64
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2015v15n1p64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140/17418
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Entretextos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Entretextos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 15 n. 1 (2015); 64-84
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315388799909888