O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Entretextos |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140 |
Resumo: | Tendo em vista a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa atrelado às reais necessidades dos educandos, objetivamos, nesse ensaio, refletir sobre como as atividades de ensino de gramática são desenvolvidas no contexto sala de aula, no quarto ciclo da modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). Acreditamos que essas reflexões nos auxiliarão a repensar nossas práticas de ensino, tendo em mente que a gramática de uso da língua (gramática funcional) é a mais apropriada para que o aluno perceba os expedientes linguísticos sendo utilizados adequadamente pelos “usuários” da língua. Assim sendo, lançamos mão, como referencial teórico nesse estudo, de autores que, ao abordarem a linguagem, a concebem como algo vivo e dinâmico, consequentemente, em constante transformação. São eles: Marcuschi, 2004, 2008; Antunes, 2003, 2009; Ilari, 2004; Neves, 2010, 2011; Geraldi, 1997; Travaglia, 2004, dentre outros. Através da observação sistemática de sala de aula, coletamos nosso corpus representado por transcrições de áudio gravações das atividades de língua materna desenvolvidas pela docente junto à turma. Os resultados evidenciaram que o caráter predominantemente normativista que permeia o ensino dessas atividades, pouco auxilia os estudantes a compreenderem o caráter pragmático da língua. |
id |
UEL-5_19eb2148c1e30bf6095026c3b6c5eb73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19140 |
network_acronym_str |
UEL-5 |
network_name_str |
Revista Entretextos |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da ejaEJAGramática funcionalEnsino de linguagemTendo em vista a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa atrelado às reais necessidades dos educandos, objetivamos, nesse ensaio, refletir sobre como as atividades de ensino de gramática são desenvolvidas no contexto sala de aula, no quarto ciclo da modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). Acreditamos que essas reflexões nos auxiliarão a repensar nossas práticas de ensino, tendo em mente que a gramática de uso da língua (gramática funcional) é a mais apropriada para que o aluno perceba os expedientes linguísticos sendo utilizados adequadamente pelos “usuários” da língua. Assim sendo, lançamos mão, como referencial teórico nesse estudo, de autores que, ao abordarem a linguagem, a concebem como algo vivo e dinâmico, consequentemente, em constante transformação. São eles: Marcuschi, 2004, 2008; Antunes, 2003, 2009; Ilari, 2004; Neves, 2010, 2011; Geraldi, 1997; Travaglia, 2004, dentre outros. Através da observação sistemática de sala de aula, coletamos nosso corpus representado por transcrições de áudio gravações das atividades de língua materna desenvolvidas pela docente junto à turma. Os resultados evidenciaram que o caráter predominantemente normativista que permeia o ensino dessas atividades, pouco auxilia os estudantes a compreenderem o caráter pragmático da língua.Universidade Estadual de Londrina2015-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/1914010.5433/1519-5392.2015v15n1p64Entretextos; v. 15 n. 1 (2015); 64-842764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140/17418Copyright (c) 2015 Entretextosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamilotto, Carla AvenaGesser, Verônica2021-04-16T19:21:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19140Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2021-04-16T19:21:05Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja |
title |
O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja |
spellingShingle |
O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja Camilotto, Carla Avena EJA Gramática funcional Ensino de linguagem |
title_short |
O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja |
title_full |
O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja |
title_fullStr |
O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja |
title_full_unstemmed |
O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja |
title_sort |
O ensino da gramática através da seleção de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula no quarto ciclo da eja |
author |
Camilotto, Carla Avena |
author_facet |
Camilotto, Carla Avena Gesser, Verônica |
author_role |
author |
author2 |
Gesser, Verônica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camilotto, Carla Avena Gesser, Verônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Gramática funcional Ensino de linguagem |
topic |
EJA Gramática funcional Ensino de linguagem |
description |
Tendo em vista a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa atrelado às reais necessidades dos educandos, objetivamos, nesse ensaio, refletir sobre como as atividades de ensino de gramática são desenvolvidas no contexto sala de aula, no quarto ciclo da modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). Acreditamos que essas reflexões nos auxiliarão a repensar nossas práticas de ensino, tendo em mente que a gramática de uso da língua (gramática funcional) é a mais apropriada para que o aluno perceba os expedientes linguísticos sendo utilizados adequadamente pelos “usuários” da língua. Assim sendo, lançamos mão, como referencial teórico nesse estudo, de autores que, ao abordarem a linguagem, a concebem como algo vivo e dinâmico, consequentemente, em constante transformação. São eles: Marcuschi, 2004, 2008; Antunes, 2003, 2009; Ilari, 2004; Neves, 2010, 2011; Geraldi, 1997; Travaglia, 2004, dentre outros. Através da observação sistemática de sala de aula, coletamos nosso corpus representado por transcrições de áudio gravações das atividades de língua materna desenvolvidas pela docente junto à turma. Os resultados evidenciaram que o caráter predominantemente normativista que permeia o ensino dessas atividades, pouco auxilia os estudantes a compreenderem o caráter pragmático da língua. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140 10.5433/1519-5392.2015v15n1p64 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140 |
identifier_str_mv |
10.5433/1519-5392.2015v15n1p64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/19140/17418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Entretextos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Entretextos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entretextos; v. 15 n. 1 (2015); 64-84 2764-0809 1519-5392 reponame:Revista Entretextos instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Revista Entretextos |
collection |
Revista Entretextos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br |
_version_ |
1799315388799909888 |