Desenvolvimento metalinguístico na leitura de narrativas: identificando informações centrais e auxiliares através da pista linguística 'cinese'
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Entretextos |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46667 |
Resumo: | Neste artigo, adotam-se como referencial teórico as concepções de metalinguagem, entendida como atividades de avaliação e monitoramento de processos cognitivos envolvidos nas práticas da linguagem (GERHARDT, 2017), e de planos discursivos da narrativa, entendidos como aqueles que contêm informações centrais – figura – e auxiliares – fundo (HOPPER; THOMPSON, 1980). Tem-se como objetivo geral apresentar uma intervenção pedagógica que busque potencializar o agenciamento dos alunos sobre o texto narrativo escrito. Especificamente, buscou-se desenvolver intervenção pedagógica voltada para o desenvolvimento metalinguístico no que tange ao monitoramento do processamento cognitivo na leitura de narrativas, de modo a ampliar o domínio dos alunos em relação à composição desse tipo textual. Para tanto, no material didático proposto, sistematizou-se o ensino de uma pista linguística oferecida pelas sentenças das narrativas, a cinese, relacionada à diferenciação entre verbos de ação e de não-ação. Pela manipulação dessa pista linguística, espera-se que os alunos controlem autonomamente a diferenciação entre informações centrais e auxiliares das narrativas. O material didático é apresentado junto a encaminhamentos aos professores ou sugestões de respostas nas questões e é seguido de discussão crítica acerca da intervenção proposta. Discutiu-se que o material proposto é uma maneira de contribuir com o potencial leitor dos alunos do tipo textual narrativo. |
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Desenvolvimento metalinguístico na leitura de narrativas: identificando informações centrais e auxiliares através da pista linguística 'cinese'Narrativa.Desenvolvimento metalinguístico; Figura e fundoNeste artigo, adotam-se como referencial teórico as concepções de metalinguagem, entendida como atividades de avaliação e monitoramento de processos cognitivos envolvidos nas práticas da linguagem (GERHARDT, 2017), e de planos discursivos da narrativa, entendidos como aqueles que contêm informações centrais – figura – e auxiliares – fundo (HOPPER; THOMPSON, 1980). Tem-se como objetivo geral apresentar uma intervenção pedagógica que busque potencializar o agenciamento dos alunos sobre o texto narrativo escrito. Especificamente, buscou-se desenvolver intervenção pedagógica voltada para o desenvolvimento metalinguístico no que tange ao monitoramento do processamento cognitivo na leitura de narrativas, de modo a ampliar o domínio dos alunos em relação à composição desse tipo textual. Para tanto, no material didático proposto, sistematizou-se o ensino de uma pista linguística oferecida pelas sentenças das narrativas, a cinese, relacionada à diferenciação entre verbos de ação e de não-ação. Pela manipulação dessa pista linguística, espera-se que os alunos controlem autonomamente a diferenciação entre informações centrais e auxiliares das narrativas. O material didático é apresentado junto a encaminhamentos aos professores ou sugestões de respostas nas questões e é seguido de discussão crítica acerca da intervenção proposta. Discutiu-se que o material proposto é uma maneira de contribuir com o potencial leitor dos alunos do tipo textual narrativo.Universidade Estadual de Londrina2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4666710.5433/1519-5392.2022v22n3p67-89Entretextos; v. 22 n. 3 (2022); 67-892764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46667/48621Copyright (c) 2023 Natália do Nascimento Ferreira, Adriana Leitão Martinshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento Ferreira, NatáliaLeitão Martins, Adriana2023-05-22T13:35:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46667Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-05-22T13:35:10Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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