Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Entretextos |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240 |
Resumo: | Ao ingressarem na universidade, estudantes entram em contato com diversos gêneros e atividades que requerem diferentes tipos de letramentos. Na área da biologia, uma delas refere-se à leitura de textos de divulgação científica (TDC) em língua inglesa. Assim, ofertamos uma oficina a estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL abordando esta atividade. Fundamentado em estudos sobre o gênero TDC e rubricas, este trabalho visa mapear necessidades de estudantes quanto à leitura em língua inglesa e analisar o efeito do uso de rubricas na leitura de TDC. A natureza desta pesquisa é de método misto, sendo os dados gerados por meio de um questionário de análise de necessidades, avaliação inicial (pré-teste) e final (pós-teste) de leitura de TDC em língua inglesa. No pré-teste, a maioria dos estudantes obteve um saldo positivo entre respostas satisfatórias e não satisfatórias. Já no pós-teste, é possível perceber uma considerável melhora no desempenho. Sendo assim, a rubrica utilizada na oficina pode ter contribuído para uma melhor leitura de TDC. |
id |
UEL-5_82007d0e2cd625ebd7816904570fcedd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45240 |
network_acronym_str |
UEL-5 |
network_name_str |
Revista Entretextos |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na BiologiaRubricas Divulgação científicaLeitura em língua inglesaAo ingressarem na universidade, estudantes entram em contato com diversos gêneros e atividades que requerem diferentes tipos de letramentos. Na área da biologia, uma delas refere-se à leitura de textos de divulgação científica (TDC) em língua inglesa. Assim, ofertamos uma oficina a estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL abordando esta atividade. Fundamentado em estudos sobre o gênero TDC e rubricas, este trabalho visa mapear necessidades de estudantes quanto à leitura em língua inglesa e analisar o efeito do uso de rubricas na leitura de TDC. A natureza desta pesquisa é de método misto, sendo os dados gerados por meio de um questionário de análise de necessidades, avaliação inicial (pré-teste) e final (pós-teste) de leitura de TDC em língua inglesa. No pré-teste, a maioria dos estudantes obteve um saldo positivo entre respostas satisfatórias e não satisfatórias. Já no pós-teste, é possível perceber uma considerável melhora no desempenho. Sendo assim, a rubrica utilizada na oficina pode ter contribuído para uma melhor leitura de TDC.Universidade Estadual de Londrina2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4524010.5433/1519-5392.2022v22n3p111-132Entretextos; v. 22 n. 3 (2022); 111-1322764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240/48647Copyright (c) 2023 Entretextoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Carolina AssisCristovão, Vera Lúcia Lopes2023-05-22T13:42:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45240Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-05-22T13:42:34Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia |
title |
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia |
spellingShingle |
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia Lopes, Carolina Assis Rubricas Divulgação científica Leitura em língua inglesa |
title_short |
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia |
title_full |
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia |
title_fullStr |
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia |
title_full_unstemmed |
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia |
title_sort |
Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia |
author |
Lopes, Carolina Assis |
author_facet |
Lopes, Carolina Assis Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Carolina Assis Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rubricas Divulgação científica Leitura em língua inglesa |
topic |
Rubricas Divulgação científica Leitura em língua inglesa |
description |
Ao ingressarem na universidade, estudantes entram em contato com diversos gêneros e atividades que requerem diferentes tipos de letramentos. Na área da biologia, uma delas refere-se à leitura de textos de divulgação científica (TDC) em língua inglesa. Assim, ofertamos uma oficina a estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL abordando esta atividade. Fundamentado em estudos sobre o gênero TDC e rubricas, este trabalho visa mapear necessidades de estudantes quanto à leitura em língua inglesa e analisar o efeito do uso de rubricas na leitura de TDC. A natureza desta pesquisa é de método misto, sendo os dados gerados por meio de um questionário de análise de necessidades, avaliação inicial (pré-teste) e final (pós-teste) de leitura de TDC em língua inglesa. No pré-teste, a maioria dos estudantes obteve um saldo positivo entre respostas satisfatórias e não satisfatórias. Já no pós-teste, é possível perceber uma considerável melhora no desempenho. Sendo assim, a rubrica utilizada na oficina pode ter contribuído para uma melhor leitura de TDC. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240 10.5433/1519-5392.2022v22n3p111-132 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240 |
identifier_str_mv |
10.5433/1519-5392.2022v22n3p111-132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240/48647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Entretextos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Entretextos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entretextos; v. 22 n. 3 (2022); 111-132 2764-0809 1519-5392 reponame:Revista Entretextos instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Revista Entretextos |
collection |
Revista Entretextos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br |
_version_ |
1799315389973266432 |