Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carolina Assis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240
Resumo: Ao ingressarem na universidade, estudantes entram em contato com diversos gêneros e atividades que requerem diferentes tipos de letramentos. Na área da biologia, uma delas refere-se à leitura de textos de divulgação científica (TDC) em língua inglesa. Assim, ofertamos uma oficina a estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL abordando esta atividade. Fundamentado em estudos sobre o gênero TDC e rubricas, este trabalho visa mapear necessidades de estudantes quanto à leitura em língua inglesa e analisar o efeito do uso de rubricas na leitura de TDC. A natureza desta pesquisa é de método misto, sendo os dados gerados por meio de um questionário de análise de necessidades, avaliação inicial (pré-teste) e final (pós-teste) de leitura de TDC em língua inglesa. No pré-teste, a maioria dos estudantes obteve um saldo positivo entre respostas satisfatórias e não satisfatórias. Já no pós-teste, é possível perceber uma considerável melhora no desempenho. Sendo assim, a rubrica utilizada na oficina pode ter contribuído para uma melhor leitura de TDC.
id UEL-5_82007d0e2cd625ebd7816904570fcedd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45240
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na BiologiaRubricas Divulgação científicaLeitura em língua inglesaAo ingressarem na universidade, estudantes entram em contato com diversos gêneros e atividades que requerem diferentes tipos de letramentos. Na área da biologia, uma delas refere-se à leitura de textos de divulgação científica (TDC) em língua inglesa. Assim, ofertamos uma oficina a estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL abordando esta atividade. Fundamentado em estudos sobre o gênero TDC e rubricas, este trabalho visa mapear necessidades de estudantes quanto à leitura em língua inglesa e analisar o efeito do uso de rubricas na leitura de TDC. A natureza desta pesquisa é de método misto, sendo os dados gerados por meio de um questionário de análise de necessidades, avaliação inicial (pré-teste) e final (pós-teste) de leitura de TDC em língua inglesa. No pré-teste, a maioria dos estudantes obteve um saldo positivo entre respostas satisfatórias e não satisfatórias. Já no pós-teste, é possível perceber uma considerável melhora no desempenho. Sendo assim, a rubrica utilizada na oficina pode ter contribuído para uma melhor leitura de TDC.Universidade Estadual de Londrina2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4524010.5433/1519-5392.2022v22n3p111-132Entretextos; v. 22 n. 3 (2022); 111-1322764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240/48647Copyright (c) 2023 Entretextoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Carolina AssisCristovão, Vera Lúcia Lopes2023-05-22T13:42:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45240Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-05-22T13:42:34Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
title Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
spellingShingle Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
Lopes, Carolina Assis
Rubricas
Divulgação científica
Leitura em língua inglesa
title_short Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
title_full Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
title_fullStr Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
title_full_unstemmed Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
title_sort Necessidades de leitura acadêmica e uso de rubricas: o caso na Biologia
author Lopes, Carolina Assis
author_facet Lopes, Carolina Assis
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author_role author
author2 Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carolina Assis
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Rubricas
Divulgação científica
Leitura em língua inglesa
topic Rubricas
Divulgação científica
Leitura em língua inglesa
description Ao ingressarem na universidade, estudantes entram em contato com diversos gêneros e atividades que requerem diferentes tipos de letramentos. Na área da biologia, uma delas refere-se à leitura de textos de divulgação científica (TDC) em língua inglesa. Assim, ofertamos uma oficina a estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL abordando esta atividade. Fundamentado em estudos sobre o gênero TDC e rubricas, este trabalho visa mapear necessidades de estudantes quanto à leitura em língua inglesa e analisar o efeito do uso de rubricas na leitura de TDC. A natureza desta pesquisa é de método misto, sendo os dados gerados por meio de um questionário de análise de necessidades, avaliação inicial (pré-teste) e final (pós-teste) de leitura de TDC em língua inglesa. No pré-teste, a maioria dos estudantes obteve um saldo positivo entre respostas satisfatórias e não satisfatórias. Já no pós-teste, é possível perceber uma considerável melhora no desempenho. Sendo assim, a rubrica utilizada na oficina pode ter contribuído para uma melhor leitura de TDC.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240
10.5433/1519-5392.2022v22n3p111-132
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2022v22n3p111-132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45240/48647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Entretextos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Entretextos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 22 n. 3 (2022); 111-132
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315389973266432