Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balduino, Amanda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215
Resumo: ABSTRACT: This paper discusses a didactic proposal aimed at addressing linguistic variation alongside grammatical and discursive reflections. The activities presented and discussed were developed in 2022 with first-year high school students. Based on the album "Sobrevivendo no Inferno" by Racionais MC's (1997) and assuming that Portuguese language classes in basic education should incorporate an interdisciplinary approach, considering language and linguistics as multifaceted and complex objects, we propose a project on linguistic variation in basic education using a broad theoretical and methodological framework that explores three levels of linguistic awareness: systemic-formal (SAUSSURE, 2006; HJELMSLEV, 1975; CHOMSKY, 2005), pragmatic-discursive (MARCUSCHI, 1983; ORLANDI, 2005; PÊCHEUX, 2015 [1983]), and especially sociolinguistic (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]).
id UEL-5_99484b07cc8506280b9b4935d7965cc5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49215
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC'sVariação LinguísticaEnsinoRacionaisABSTRACT: This paper discusses a didactic proposal aimed at addressing linguistic variation alongside grammatical and discursive reflections. The activities presented and discussed were developed in 2022 with first-year high school students. Based on the album "Sobrevivendo no Inferno" by Racionais MC's (1997) and assuming that Portuguese language classes in basic education should incorporate an interdisciplinary approach, considering language and linguistics as multifaceted and complex objects, we propose a project on linguistic variation in basic education using a broad theoretical and methodological framework that explores three levels of linguistic awareness: systemic-formal (SAUSSURE, 2006; HJELMSLEV, 1975; CHOMSKY, 2005), pragmatic-discursive (MARCUSCHI, 1983; ORLANDI, 2005; PÊCHEUX, 2015 [1983]), and especially sociolinguistic (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]).Este artículo discute una propuesta didáctica dirigida a abordar la variación lingüística junto con reflexiones gramaticales y discursivas. Las actividades presentadas y debatidas se desarrollaron en 2022 con estudiantes de primer año de educación secundaria. Basándonos en el álbum "Sobrevivendo no Inferno" de Racionais MC's (1997) y asumiendo que las clases de lengua portuguesa en la educación básica deben incorporar un enfoque interdisciplinario, considerando el lenguaje y la lingüística como objetos multifacéticos y complejos, proponemos un trabajo sobre la variación lingüística en la educación básica utilizando un marco teórico y metodológico amplio que explora tres niveles de conciencia lingüística: sistémico-formal (SAUSSURE, 2006; HJELMSLEV, 1975; CHOMSKY, 2005), pragmático-discursivo (MARCUSCHI, 1983; ORLANDI, 2005; PÊCHEUX, 2015 [1983]), y especialmente sociolingüístico (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]). Este artigo discute uma proposta didática voltada ao trato da variação linguística juntamente a reflexões gramaticais e discursivas. As atividades apresentadas e debatidas foram desenvolvidas em 2022 com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Baseadas no álbum Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC's (1997) e assumindo que as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico devem incorporar uma abordagem interdisciplinar, considerando língua e a linguagem como objetos multifacetados e complexos, propomos um trabalho sobre variação linguística no Ensino Básico a partir de um arcabouço teórico e metodológico amplo que explora três níveis de consciência linguística: sistêmica-formal (Saussure, 2006; Hjelmslev, 1975; Chomsky, 2005), pragmático-discursiva (Orlandi, 2005) e, principalmente, sociolinguística (Weinreich; Labov; Herzog, 2006[1968]; Oushiro, 2019).Universidade Estadual de Londrina2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4921510.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214Entretextos; v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica; 192-2142764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215/49991Copyright (c) 2024 Amanda Balduinohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalduino, Amanda2024-02-07T19:52:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49215Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2024-02-07T19:52:40Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
title Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
spellingShingle Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
Balduino, Amanda
Variação Linguística
Ensino
Racionais
title_short Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
title_full Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
title_fullStr Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
title_full_unstemmed Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
title_sort Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
author Balduino, Amanda
author_facet Balduino, Amanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balduino, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv Variação Linguística
Ensino
Racionais
topic Variação Linguística
Ensino
Racionais
description ABSTRACT: This paper discusses a didactic proposal aimed at addressing linguistic variation alongside grammatical and discursive reflections. The activities presented and discussed were developed in 2022 with first-year high school students. Based on the album "Sobrevivendo no Inferno" by Racionais MC's (1997) and assuming that Portuguese language classes in basic education should incorporate an interdisciplinary approach, considering language and linguistics as multifaceted and complex objects, we propose a project on linguistic variation in basic education using a broad theoretical and methodological framework that explores three levels of linguistic awareness: systemic-formal (SAUSSURE, 2006; HJELMSLEV, 1975; CHOMSKY, 2005), pragmatic-discursive (MARCUSCHI, 1983; ORLANDI, 2005; PÊCHEUX, 2015 [1983]), and especially sociolinguistic (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215
10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215/49991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Amanda Balduino
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Amanda Balduino
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica; 192-214
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315390157815808