Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Entretextos |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215 |
Resumo: | ABSTRACT: This paper discusses a didactic proposal aimed at addressing linguistic variation alongside grammatical and discursive reflections. The activities presented and discussed were developed in 2022 with first-year high school students. Based on the album "Sobrevivendo no Inferno" by Racionais MC's (1997) and assuming that Portuguese language classes in basic education should incorporate an interdisciplinary approach, considering language and linguistics as multifaceted and complex objects, we propose a project on linguistic variation in basic education using a broad theoretical and methodological framework that explores three levels of linguistic awareness: systemic-formal (SAUSSURE, 2006; HJELMSLEV, 1975; CHOMSKY, 2005), pragmatic-discursive (MARCUSCHI, 1983; ORLANDI, 2005; PÊCHEUX, 2015 [1983]), and especially sociolinguistic (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]). |
id |
UEL-5_99484b07cc8506280b9b4935d7965cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49215 |
network_acronym_str |
UEL-5 |
network_name_str |
Revista Entretextos |
repository_id_str |
|
spelling |
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC'sVariação LinguísticaEnsinoRacionaisABSTRACT: This paper discusses a didactic proposal aimed at addressing linguistic variation alongside grammatical and discursive reflections. The activities presented and discussed were developed in 2022 with first-year high school students. Based on the album "Sobrevivendo no Inferno" by Racionais MC's (1997) and assuming that Portuguese language classes in basic education should incorporate an interdisciplinary approach, considering language and linguistics as multifaceted and complex objects, we propose a project on linguistic variation in basic education using a broad theoretical and methodological framework that explores three levels of linguistic awareness: systemic-formal (SAUSSURE, 2006; HJELMSLEV, 1975; CHOMSKY, 2005), pragmatic-discursive (MARCUSCHI, 1983; ORLANDI, 2005; PÊCHEUX, 2015 [1983]), and especially sociolinguistic (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]).Este artículo discute una propuesta didáctica dirigida a abordar la variación lingüística junto con reflexiones gramaticales y discursivas. Las actividades presentadas y debatidas se desarrollaron en 2022 con estudiantes de primer año de educación secundaria. Basándonos en el álbum "Sobrevivendo no Inferno" de Racionais MC's (1997) y asumiendo que las clases de lengua portuguesa en la educación básica deben incorporar un enfoque interdisciplinario, considerando el lenguaje y la lingüística como objetos multifacéticos y complejos, proponemos un trabajo sobre la variación lingüística en la educación básica utilizando un marco teórico y metodológico amplio que explora tres niveles de conciencia lingüística: sistémico-formal (SAUSSURE, 2006; HJELMSLEV, 1975; CHOMSKY, 2005), pragmático-discursivo (MARCUSCHI, 1983; ORLANDI, 2005; PÊCHEUX, 2015 [1983]), y especialmente sociolingüístico (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]). Este artigo discute uma proposta didática voltada ao trato da variação linguística juntamente a reflexões gramaticais e discursivas. As atividades apresentadas e debatidas foram desenvolvidas em 2022 com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Baseadas no álbum Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC's (1997) e assumindo que as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico devem incorporar uma abordagem interdisciplinar, considerando língua e a linguagem como objetos multifacetados e complexos, propomos um trabalho sobre variação linguística no Ensino Básico a partir de um arcabouço teórico e metodológico amplo que explora três níveis de consciência linguística: sistêmica-formal (Saussure, 2006; Hjelmslev, 1975; Chomsky, 2005), pragmático-discursiva (Orlandi, 2005) e, principalmente, sociolinguística (Weinreich; Labov; Herzog, 2006[1968]; Oushiro, 2019).Universidade Estadual de Londrina2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4921510.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214Entretextos; v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica; 192-2142764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215/49991Copyright (c) 2024 Amanda Balduinohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalduino, Amanda2024-02-07T19:52:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49215Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2024-02-07T19:52:40Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's |
title |
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's |
spellingShingle |
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's Balduino, Amanda Variação Linguística Ensino Racionais |
title_short |
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's |
title_full |
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's |
title_fullStr |
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's |
title_full_unstemmed |
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's |
title_sort |
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's |
author |
Balduino, Amanda |
author_facet |
Balduino, Amanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balduino, Amanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Variação Linguística Ensino Racionais |
topic |
Variação Linguística Ensino Racionais |
description |
ABSTRACT: This paper discusses a didactic proposal aimed at addressing linguistic variation alongside grammatical and discursive reflections. The activities presented and discussed were developed in 2022 with first-year high school students. Based on the album "Sobrevivendo no Inferno" by Racionais MC's (1997) and assuming that Portuguese language classes in basic education should incorporate an interdisciplinary approach, considering language and linguistics as multifaceted and complex objects, we propose a project on linguistic variation in basic education using a broad theoretical and methodological framework that explores three levels of linguistic awareness: systemic-formal (SAUSSURE, 2006; HJELMSLEV, 1975; CHOMSKY, 2005), pragmatic-discursive (MARCUSCHI, 1983; ORLANDI, 2005; PÊCHEUX, 2015 [1983]), and especially sociolinguistic (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215 10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215 |
identifier_str_mv |
10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215/49991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Amanda Balduino https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Amanda Balduino https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entretextos; v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica; 192-214 2764-0809 1519-5392 reponame:Revista Entretextos instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Revista Entretextos |
collection |
Revista Entretextos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br |
_version_ |
1799315390157815808 |