Roteiro para visitação da área central de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fresca, Tânia Maria Fresca Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/5564
Resumo: O presente roteiro tem por objetivo permitir que o visitante da área central de Londrina tenha a possibilidade de visualizar e entender aspectos do processo de formação da área central da cidade, bem como entender que muitas das formas urbanas que fazem parte deste roteiro, foram geradas em outro tempo e cumpriram outras funções.  De modo a permitir o entendimento deste processo, a sugestão da visita começa pelo Museu Histórico Padre Carlos Weiss e pelo Museu de Arte de Londrina; percorre a Rua Benjamim Constant com seus hotéis e edificação antiga, segue pela Avenida Duque de Caxias até a Rua Maranhão, a partir da qual se poderá chegar ao final do calçadão, observando-se o Cine Teatro Ouro Verde, o edifício Autolon, América, Monções, a agência central do HSBC, o edifício Julio Fuganti e o Centro de Saúde. A partir daí, segue-se pela Souza Naves em direção à Concha Acústica e na Rua Piauí, tem-se o Centro Comercial, o edifício Bosque, a Secretaria da Cultura, a agência dos Correios e Telégrafos e o Bosque. Deste último pode-se chegar ao Colégio Mãe de Deus, na Rua Pará. Circundando o bosque, pode-se alcançar o fundo da Catedral. Ao visitante é interessante observar que esta parcela da Igreja, em estilo neogótico, foi mantida após a edificação da nova Catedral. A partir da Catedral, observa-se a Biblioteca Pública e o Teatro Zaqueu de Melo. Deste último chega-se novamente ao calçadão, podendo-se observá-lo de outro ângulo, bem como o edifício Autolon.
id UEL-7_32d3d001ecb8b9e88e983a0acb12641c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5564
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Roteiro para visitação da área central de LondrinaO presente roteiro tem por objetivo permitir que o visitante da área central de Londrina tenha a possibilidade de visualizar e entender aspectos do processo de formação da área central da cidade, bem como entender que muitas das formas urbanas que fazem parte deste roteiro, foram geradas em outro tempo e cumpriram outras funções.  De modo a permitir o entendimento deste processo, a sugestão da visita começa pelo Museu Histórico Padre Carlos Weiss e pelo Museu de Arte de Londrina; percorre a Rua Benjamim Constant com seus hotéis e edificação antiga, segue pela Avenida Duque de Caxias até a Rua Maranhão, a partir da qual se poderá chegar ao final do calçadão, observando-se o Cine Teatro Ouro Verde, o edifício Autolon, América, Monções, a agência central do HSBC, o edifício Julio Fuganti e o Centro de Saúde. A partir daí, segue-se pela Souza Naves em direção à Concha Acústica e na Rua Piauí, tem-se o Centro Comercial, o edifício Bosque, a Secretaria da Cultura, a agência dos Correios e Telégrafos e o Bosque. Deste último pode-se chegar ao Colégio Mãe de Deus, na Rua Pará. Circundando o bosque, pode-se alcançar o fundo da Catedral. Ao visitante é interessante observar que esta parcela da Igreja, em estilo neogótico, foi mantida após a edificação da nova Catedral. A partir da Catedral, observa-se a Biblioteca Pública e o Teatro Zaqueu de Melo. Deste último chega-se novamente ao calçadão, podendo-se observá-lo de outro ângulo, bem como o edifício Autolon. Universidade Estadual de Londrina2010-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/556410.5433/2447-1747.2007v16n2p167GEOGRAFIA (Londrina); v. 16 n. 2 (2007); 167-1922447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/5564/5100Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessFresca, Tânia Maria Fresca Maria2015-07-13T11:26:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5564Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:24Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteiro para visitação da área central de Londrina
title Roteiro para visitação da área central de Londrina
spellingShingle Roteiro para visitação da área central de Londrina
Fresca, Tânia Maria Fresca Maria
title_short Roteiro para visitação da área central de Londrina
title_full Roteiro para visitação da área central de Londrina
title_fullStr Roteiro para visitação da área central de Londrina
title_full_unstemmed Roteiro para visitação da área central de Londrina
title_sort Roteiro para visitação da área central de Londrina
author Fresca, Tânia Maria Fresca Maria
author_facet Fresca, Tânia Maria Fresca Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fresca, Tânia Maria Fresca Maria
description O presente roteiro tem por objetivo permitir que o visitante da área central de Londrina tenha a possibilidade de visualizar e entender aspectos do processo de formação da área central da cidade, bem como entender que muitas das formas urbanas que fazem parte deste roteiro, foram geradas em outro tempo e cumpriram outras funções.  De modo a permitir o entendimento deste processo, a sugestão da visita começa pelo Museu Histórico Padre Carlos Weiss e pelo Museu de Arte de Londrina; percorre a Rua Benjamim Constant com seus hotéis e edificação antiga, segue pela Avenida Duque de Caxias até a Rua Maranhão, a partir da qual se poderá chegar ao final do calçadão, observando-se o Cine Teatro Ouro Verde, o edifício Autolon, América, Monções, a agência central do HSBC, o edifício Julio Fuganti e o Centro de Saúde. A partir daí, segue-se pela Souza Naves em direção à Concha Acústica e na Rua Piauí, tem-se o Centro Comercial, o edifício Bosque, a Secretaria da Cultura, a agência dos Correios e Telégrafos e o Bosque. Deste último pode-se chegar ao Colégio Mãe de Deus, na Rua Pará. Circundando o bosque, pode-se alcançar o fundo da Catedral. Ao visitante é interessante observar que esta parcela da Igreja, em estilo neogótico, foi mantida após a edificação da nova Catedral. A partir da Catedral, observa-se a Biblioteca Pública e o Teatro Zaqueu de Melo. Deste último chega-se novamente ao calçadão, podendo-se observá-lo de outro ângulo, bem como o edifício Autolon.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/5564
10.5433/2447-1747.2007v16n2p167
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/5564
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2007v16n2p167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/5564/5100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 16 n. 2 (2007); 167-192
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315429562253313