A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvente, Maria del Carmen Matilde Huertas
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moura, Jeani Delgado Paschoal, Antonello, Ideni Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6701
Resumo: A técnica de pesquisa de memória viva é um instrumento eficaz que pode ser utilizado, no ensino de Geo­grafia, nos níveis Fundamental, Médio e Superior, para relacionar o conteúdo discutido em sala de aula com o meio pesquisado. Esta proposta de ensino permite desenvolver um estudo sobre o espaço, entendendo-o como o resultado materializado do trabalho social, revelado pelas temporalidades de desenvolvimento e de tecnificação de uma determinada sociedade. Essas temporalidades emergem na subjetividade transmitida no discurso oral – memória viva dos sujeitos sociais, no momento em que discorreram sobre a sua trajetória de vida, do seu lugar, da sua existência, presente nos textos produzidos pelos grupos de discentes a partir da aplicação dessa técnica de pesquisa no trabalho de campo em Jataizinho/PR, nos quais afloram os momentos ou períodos do processo histórico brasileiro. Percebe-se que, na busca da união teoria-prática, obteve-se o resultado almejado, pois a experiência ensejada na realização de um trabalho de campo interdisciplinar demonstrou a importância de se trabalhar ancorado na realidade concreta, pois a partir da vivência empírica emerge as transformações sócio-espaciais, as quais podem ser apreendidas pelas várias abordagens que fundamentam o ensino-aprendizagem do futuro profissional de Geografia.
id UEL-7_5f2144f3f8c786aa32cd354456566f4e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6701
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografiaA técnica de pesquisa de memória viva é um instrumento eficaz que pode ser utilizado, no ensino de Geo­grafia, nos níveis Fundamental, Médio e Superior, para relacionar o conteúdo discutido em sala de aula com o meio pesquisado. Esta proposta de ensino permite desenvolver um estudo sobre o espaço, entendendo-o como o resultado materializado do trabalho social, revelado pelas temporalidades de desenvolvimento e de tecnificação de uma determinada sociedade. Essas temporalidades emergem na subjetividade transmitida no discurso oral – memória viva dos sujeitos sociais, no momento em que discorreram sobre a sua trajetória de vida, do seu lugar, da sua existência, presente nos textos produzidos pelos grupos de discentes a partir da aplicação dessa técnica de pesquisa no trabalho de campo em Jataizinho/PR, nos quais afloram os momentos ou períodos do processo histórico brasileiro. Percebe-se que, na busca da união teoria-prática, obteve-se o resultado almejado, pois a experiência ensejada na realização de um trabalho de campo interdisciplinar demonstrou a importância de se trabalhar ancorado na realidade concreta, pois a partir da vivência empírica emerge as transformações sócio-espaciais, as quais podem ser apreendidas pelas várias abordagens que fundamentam o ensino-aprendizagem do futuro profissional de Geografia.Universidade Estadual de Londrina2010-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/670110.5433/2447-1747.2003v12n1p391GEOGRAFIA (Londrina); v. 12 n. 1 (2003); 391-4022447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6701/6061Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessCalvente, Maria del Carmen Matilde HuertasMoura, Jeani Delgado PaschoalAntonello, Ideni Terezinha2015-07-13T11:26:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6701Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:27Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia
title A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia
spellingShingle A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia
Calvente, Maria del Carmen Matilde Huertas
title_short A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia
title_full A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia
title_fullStr A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia
title_full_unstemmed A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia
title_sort A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia
author Calvente, Maria del Carmen Matilde Huertas
author_facet Calvente, Maria del Carmen Matilde Huertas
Moura, Jeani Delgado Paschoal
Antonello, Ideni Terezinha
author_role author
author2 Moura, Jeani Delgado Paschoal
Antonello, Ideni Terezinha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calvente, Maria del Carmen Matilde Huertas
Moura, Jeani Delgado Paschoal
Antonello, Ideni Terezinha
description A técnica de pesquisa de memória viva é um instrumento eficaz que pode ser utilizado, no ensino de Geo­grafia, nos níveis Fundamental, Médio e Superior, para relacionar o conteúdo discutido em sala de aula com o meio pesquisado. Esta proposta de ensino permite desenvolver um estudo sobre o espaço, entendendo-o como o resultado materializado do trabalho social, revelado pelas temporalidades de desenvolvimento e de tecnificação de uma determinada sociedade. Essas temporalidades emergem na subjetividade transmitida no discurso oral – memória viva dos sujeitos sociais, no momento em que discorreram sobre a sua trajetória de vida, do seu lugar, da sua existência, presente nos textos produzidos pelos grupos de discentes a partir da aplicação dessa técnica de pesquisa no trabalho de campo em Jataizinho/PR, nos quais afloram os momentos ou períodos do processo histórico brasileiro. Percebe-se que, na busca da união teoria-prática, obteve-se o resultado almejado, pois a experiência ensejada na realização de um trabalho de campo interdisciplinar demonstrou a importância de se trabalhar ancorado na realidade concreta, pois a partir da vivência empírica emerge as transformações sócio-espaciais, as quais podem ser apreendidas pelas várias abordagens que fundamentam o ensino-aprendizagem do futuro profissional de Geografia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6701
10.5433/2447-1747.2003v12n1p391
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6701
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2003v12n1p391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6701/6061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 12 n. 1 (2003); 391-402
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315429911429120