Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Almeida, Ana Claudia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Da Silva, Paulo Roberto, Serra, Elpidio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525
Resumo: Dentre os diversos desafios que o educador enfrenta um dos mais importantes e relevantes é despertar o interesse e a atenção do aluno. Para que isso seja alcançado a aula deve estar contextualizada com o espaço no qual a escola está inserida, pois quando o aluno percebe sua realidade fazendo parte do contexto da aula este se sente mais motivado para os estudos. Assim o professor que utiliza exemplos locais em sua aula tem maior chance de atrair a atenção do aluno para aula. O município de Marialva, Paraná, apresenta características peculiares, o que o faz diferenciado dos demais de sua região. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se os professores de Geografia deste município conhecem a realidade local e se as utilizam como exemplos em sala de aula. Para coleta de dados junto aos professores foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos evidenciam que o professor tem conhecimento da importância da utilização de exemplos locais em sala de aula, afirma que usa estes conhecimentos, no entanto, quando indagado sobre as características do município demonstram não ter conhecimentos destas características. Estes dados fortalecem a ideia de que as respostas dos professores eram somente um idealismo no trabalho do conteúdo e não representam a veracidade de suas aulas.
id UEL-7_76b2b71fea603057daab5e67ca3fbd1b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2525
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.Ensino de GeografiaContextualização LocalEstrutura FundiáriaMarialva.Dentre os diversos desafios que o educador enfrenta um dos mais importantes e relevantes é despertar o interesse e a atenção do aluno. Para que isso seja alcançado a aula deve estar contextualizada com o espaço no qual a escola está inserida, pois quando o aluno percebe sua realidade fazendo parte do contexto da aula este se sente mais motivado para os estudos. Assim o professor que utiliza exemplos locais em sua aula tem maior chance de atrair a atenção do aluno para aula. O município de Marialva, Paraná, apresenta características peculiares, o que o faz diferenciado dos demais de sua região. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se os professores de Geografia deste município conhecem a realidade local e se as utilizam como exemplos em sala de aula. Para coleta de dados junto aos professores foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos evidenciam que o professor tem conhecimento da importância da utilização de exemplos locais em sala de aula, afirma que usa estes conhecimentos, no entanto, quando indagado sobre as características do município demonstram não ter conhecimentos destas características. Estes dados fortalecem a ideia de que as respostas dos professores eram somente um idealismo no trabalho do conteúdo e não representam a veracidade de suas aulas.Universidade Estadual de Londrina2010-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/252510.5433/2447-1747.2010v19n1p49GEOGRAFIA (Londrina); v. 19 n. 1 (2010); 49-612447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525/4803Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Almeida, Ana ClaudiaDa Silva, Paulo RobertoSerra, Elpidio2010-11-22T19:39:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2525Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2010-11-22T19:39:19Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.
title Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.
spellingShingle Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.
Silva Almeida, Ana Claudia
Ensino de Geografia
Contextualização Local
Estrutura Fundiária
Marialva.
title_short Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.
title_full Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.
title_fullStr Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.
title_full_unstemmed Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.
title_sort Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.
author Silva Almeida, Ana Claudia
author_facet Silva Almeida, Ana Claudia
Da Silva, Paulo Roberto
Serra, Elpidio
author_role author
author2 Da Silva, Paulo Roberto
Serra, Elpidio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Almeida, Ana Claudia
Da Silva, Paulo Roberto
Serra, Elpidio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Contextualização Local
Estrutura Fundiária
Marialva.
topic Ensino de Geografia
Contextualização Local
Estrutura Fundiária
Marialva.
description Dentre os diversos desafios que o educador enfrenta um dos mais importantes e relevantes é despertar o interesse e a atenção do aluno. Para que isso seja alcançado a aula deve estar contextualizada com o espaço no qual a escola está inserida, pois quando o aluno percebe sua realidade fazendo parte do contexto da aula este se sente mais motivado para os estudos. Assim o professor que utiliza exemplos locais em sua aula tem maior chance de atrair a atenção do aluno para aula. O município de Marialva, Paraná, apresenta características peculiares, o que o faz diferenciado dos demais de sua região. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se os professores de Geografia deste município conhecem a realidade local e se as utilizam como exemplos em sala de aula. Para coleta de dados junto aos professores foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos evidenciam que o professor tem conhecimento da importância da utilização de exemplos locais em sala de aula, afirma que usa estes conhecimentos, no entanto, quando indagado sobre as características do município demonstram não ter conhecimentos destas características. Estes dados fortalecem a ideia de que as respostas dos professores eram somente um idealismo no trabalho do conteúdo e não representam a veracidade de suas aulas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525
10.5433/2447-1747.2010v19n1p49
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2010v19n1p49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525/4803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 19 n. 1 (2010); 49-61
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315429482561536