Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografia (Londrina) |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525 |
Resumo: | Dentre os diversos desafios que o educador enfrenta um dos mais importantes e relevantes é despertar o interesse e a atenção do aluno. Para que isso seja alcançado a aula deve estar contextualizada com o espaço no qual a escola está inserida, pois quando o aluno percebe sua realidade fazendo parte do contexto da aula este se sente mais motivado para os estudos. Assim o professor que utiliza exemplos locais em sua aula tem maior chance de atrair a atenção do aluno para aula. O município de Marialva, Paraná, apresenta características peculiares, o que o faz diferenciado dos demais de sua região. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se os professores de Geografia deste município conhecem a realidade local e se as utilizam como exemplos em sala de aula. Para coleta de dados junto aos professores foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos evidenciam que o professor tem conhecimento da importância da utilização de exemplos locais em sala de aula, afirma que usa estes conhecimentos, no entanto, quando indagado sobre as características do município demonstram não ter conhecimentos destas características. Estes dados fortalecem a ideia de que as respostas dos professores eram somente um idealismo no trabalho do conteúdo e não representam a veracidade de suas aulas. |
id |
UEL-7_76b2b71fea603057daab5e67ca3fbd1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2525 |
network_acronym_str |
UEL-7 |
network_name_str |
Geografia (Londrina) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.Ensino de GeografiaContextualização LocalEstrutura FundiáriaMarialva.Dentre os diversos desafios que o educador enfrenta um dos mais importantes e relevantes é despertar o interesse e a atenção do aluno. Para que isso seja alcançado a aula deve estar contextualizada com o espaço no qual a escola está inserida, pois quando o aluno percebe sua realidade fazendo parte do contexto da aula este se sente mais motivado para os estudos. Assim o professor que utiliza exemplos locais em sua aula tem maior chance de atrair a atenção do aluno para aula. O município de Marialva, Paraná, apresenta características peculiares, o que o faz diferenciado dos demais de sua região. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se os professores de Geografia deste município conhecem a realidade local e se as utilizam como exemplos em sala de aula. Para coleta de dados junto aos professores foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos evidenciam que o professor tem conhecimento da importância da utilização de exemplos locais em sala de aula, afirma que usa estes conhecimentos, no entanto, quando indagado sobre as características do município demonstram não ter conhecimentos destas características. Estes dados fortalecem a ideia de que as respostas dos professores eram somente um idealismo no trabalho do conteúdo e não representam a veracidade de suas aulas.Universidade Estadual de Londrina2010-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/252510.5433/2447-1747.2010v19n1p49GEOGRAFIA (Londrina); v. 19 n. 1 (2010); 49-612447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525/4803Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Almeida, Ana ClaudiaDa Silva, Paulo RobertoSerra, Elpidio2010-11-22T19:39:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2525Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2010-11-22T19:39:19Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná. |
title |
Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná. |
spellingShingle |
Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná. Silva Almeida, Ana Claudia Ensino de Geografia Contextualização Local Estrutura Fundiária Marialva. |
title_short |
Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná. |
title_full |
Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná. |
title_fullStr |
Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná. |
title_full_unstemmed |
Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná. |
title_sort |
Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná. |
author |
Silva Almeida, Ana Claudia |
author_facet |
Silva Almeida, Ana Claudia Da Silva, Paulo Roberto Serra, Elpidio |
author_role |
author |
author2 |
Da Silva, Paulo Roberto Serra, Elpidio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Almeida, Ana Claudia Da Silva, Paulo Roberto Serra, Elpidio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Contextualização Local Estrutura Fundiária Marialva. |
topic |
Ensino de Geografia Contextualização Local Estrutura Fundiária Marialva. |
description |
Dentre os diversos desafios que o educador enfrenta um dos mais importantes e relevantes é despertar o interesse e a atenção do aluno. Para que isso seja alcançado a aula deve estar contextualizada com o espaço no qual a escola está inserida, pois quando o aluno percebe sua realidade fazendo parte do contexto da aula este se sente mais motivado para os estudos. Assim o professor que utiliza exemplos locais em sua aula tem maior chance de atrair a atenção do aluno para aula. O município de Marialva, Paraná, apresenta características peculiares, o que o faz diferenciado dos demais de sua região. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se os professores de Geografia deste município conhecem a realidade local e se as utilizam como exemplos em sala de aula. Para coleta de dados junto aos professores foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos evidenciam que o professor tem conhecimento da importância da utilização de exemplos locais em sala de aula, afirma que usa estes conhecimentos, no entanto, quando indagado sobre as características do município demonstram não ter conhecimentos destas características. Estes dados fortalecem a ideia de que as respostas dos professores eram somente um idealismo no trabalho do conteúdo e não representam a veracidade de suas aulas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525 10.5433/2447-1747.2010v19n1p49 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525 |
identifier_str_mv |
10.5433/2447-1747.2010v19n1p49 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2525/4803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA (Londrina); v. 19 n. 1 (2010); 49-61 2447-1747 reponame:Geografia (Londrina) instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Geografia (Londrina) |
collection |
Geografia (Londrina) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br |
_version_ |
1799315429482561536 |