O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Moura Gonzáles, Selma Lúcia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barros, Omar Neto Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/10174
Resumo: O Ciclo Básico de Alfabetização tem por objetivo não apenas a alfabetização enquanto apreensão da língua escrita e desenvolvimento do raciocínio lógico mas também, alfabetização para a vida. Neste sentido trabalhar de maneira interdisciplinar é uma necessidade. Para exemplificar um trabalho interdisciplinar foi proposto como tema gerador: O SOLO. A partir deste tema exemplificou-se, tendo por base o trabalho desenvolvido pelo Centro Técnico de Ciência do Solo-CTCS e Universidade Estadual de Londrina-UEL. Como desenvolver um trabalho interdisciplinar objetivando contribuir com o professor alfabetizador, embasando o educador, para este rever sua prática cotidiana, na busca pelo melhor ensinar?
id UEL-7_7fc957cff5c6ae3ddb0b1d9f5ee1ed90
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10174
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetizaçãoInterdisciplinaridadeAprendizagemMetodologiaSolosONGCTCS.O Ciclo Básico de Alfabetização tem por objetivo não apenas a alfabetização enquanto apreensão da língua escrita e desenvolvimento do raciocínio lógico mas também, alfabetização para a vida. Neste sentido trabalhar de maneira interdisciplinar é uma necessidade. Para exemplificar um trabalho interdisciplinar foi proposto como tema gerador: O SOLO. A partir deste tema exemplificou-se, tendo por base o trabalho desenvolvido pelo Centro Técnico de Ciência do Solo-CTCS e Universidade Estadual de Londrina-UEL. Como desenvolver um trabalho interdisciplinar objetivando contribuir com o professor alfabetizador, embasando o educador, para este rever sua prática cotidiana, na busca pelo melhor ensinar?Universidade Estadual de Londrina2011-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/1017410.5433/2447-1747.2000v9n1p41GEOGRAFIA (Londrina); v. 9 n. 1 (2000); 41-492447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/10174/8948Copyright (c) 2011 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessDe Moura Gonzáles, Selma LúciaBarros, Omar Neto Fernandes2011-10-17T13:50:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10174Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2011-10-17T13:50:05Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização
title O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização
spellingShingle O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização
De Moura Gonzáles, Selma Lúcia
Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Metodologia
Solos
ONG
CTCS.
title_short O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização
title_full O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização
title_fullStr O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização
title_full_unstemmed O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização
title_sort O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização
author De Moura Gonzáles, Selma Lúcia
author_facet De Moura Gonzáles, Selma Lúcia
Barros, Omar Neto Fernandes
author_role author
author2 Barros, Omar Neto Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Moura Gonzáles, Selma Lúcia
Barros, Omar Neto Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Metodologia
Solos
ONG
CTCS.
topic Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Metodologia
Solos
ONG
CTCS.
description O Ciclo Básico de Alfabetização tem por objetivo não apenas a alfabetização enquanto apreensão da língua escrita e desenvolvimento do raciocínio lógico mas também, alfabetização para a vida. Neste sentido trabalhar de maneira interdisciplinar é uma necessidade. Para exemplificar um trabalho interdisciplinar foi proposto como tema gerador: O SOLO. A partir deste tema exemplificou-se, tendo por base o trabalho desenvolvido pelo Centro Técnico de Ciência do Solo-CTCS e Universidade Estadual de Londrina-UEL. Como desenvolver um trabalho interdisciplinar objetivando contribuir com o professor alfabetizador, embasando o educador, para este rever sua prática cotidiana, na busca pelo melhor ensinar?
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/10174
10.5433/2447-1747.2000v9n1p41
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/10174
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2000v9n1p41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/10174/8948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 9 n. 1 (2000); 41-49
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315430831030272