NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Laryssa Sheydder de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Raimundo Wilson Pereira dos, Miguel Filho, Munir Abib
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7829
Resumo: O presente artigo tem como objetivo fornecer uma visão do intenso processo de degradação ambiental que se observa no município de Gilbués, situado no sudoeste do estado do Piauí. Inicialmente tratou-se do conceito de desertificação, que apresenta algumas complexidades em virtude, dentre outros fatores, da sua amplitude conceitual e da falta de um objeto de estudo único. Fez-se uma caracterização física e humana do município, estabelecendo-se uma comparação entre o núcleo de Gilbués e os demais núcleos de desertificação do Nordeste como o de Irauçuba (CE), Seridó (RN) e Cabrobó (PE). Na elaboração do trabalho foram consultados livros, artigos e revistas sobre o referido tema, entrevistas e uma pesquisa de campo, com visita ao povoado Boqueirão, onde ocorreu a exploração de diamantes, na década de 1940, e ao Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (NUPERADE), onde algumas técnicas de manejo do solo foram adotadas com êxito, porém sem continuidade, devido à escassez de recursos financeiros. O processo de degradação ambiental no município de Gilbués requer estudos mais aprofundados para melhor conhecimento do problema, uma vez que o fenômeno expande-se com rapidez, afetando tanto a população rural quanto a urbana. A ausência de estudos nessa área tem dificultado a compreensão das causas e impossibilitado intervenções mais eficientes na região.
id UEL-7_9e6f1db855dd9d8948e7d4d764d7775e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7829
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕESDesertificaçãoDegradaçãoSoloManejo.O presente artigo tem como objetivo fornecer uma visão do intenso processo de degradação ambiental que se observa no município de Gilbués, situado no sudoeste do estado do Piauí. Inicialmente tratou-se do conceito de desertificação, que apresenta algumas complexidades em virtude, dentre outros fatores, da sua amplitude conceitual e da falta de um objeto de estudo único. Fez-se uma caracterização física e humana do município, estabelecendo-se uma comparação entre o núcleo de Gilbués e os demais núcleos de desertificação do Nordeste como o de Irauçuba (CE), Seridó (RN) e Cabrobó (PE). Na elaboração do trabalho foram consultados livros, artigos e revistas sobre o referido tema, entrevistas e uma pesquisa de campo, com visita ao povoado Boqueirão, onde ocorreu a exploração de diamantes, na década de 1940, e ao Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (NUPERADE), onde algumas técnicas de manejo do solo foram adotadas com êxito, porém sem continuidade, devido à escassez de recursos financeiros. O processo de degradação ambiental no município de Gilbués requer estudos mais aprofundados para melhor conhecimento do problema, uma vez que o fenômeno expande-se com rapidez, afetando tanto a população rural quanto a urbana. A ausência de estudos nessa área tem dificultado a compreensão das causas e impossibilitado intervenções mais eficientes na região.Universidade Estadual de Londrina2012-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/782910.5433/2447-1747.2011v20n2p53GEOGRAFIA (Londrina); v. 20 n. 2 (2011); 53-662447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7829/10646Copyright (c) 2012 GEOGRAFIA (Londrina)http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Laryssa Sheydder de OliveiraSantos, Raimundo Wilson Pereira dosMiguel Filho, Munir Abib2022-09-21T14:18:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7829Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2022-09-21T14:18:20Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES
title NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES
spellingShingle NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES
Lopes, Laryssa Sheydder de Oliveira
Desertificação
Degradação
Solo
Manejo.
title_short NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES
title_full NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES
title_fullStr NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES
title_full_unstemmed NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES
title_sort NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES
author Lopes, Laryssa Sheydder de Oliveira
author_facet Lopes, Laryssa Sheydder de Oliveira
Santos, Raimundo Wilson Pereira dos
Miguel Filho, Munir Abib
author_role author
author2 Santos, Raimundo Wilson Pereira dos
Miguel Filho, Munir Abib
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Laryssa Sheydder de Oliveira
Santos, Raimundo Wilson Pereira dos
Miguel Filho, Munir Abib
dc.subject.por.fl_str_mv Desertificação
Degradação
Solo
Manejo.
topic Desertificação
Degradação
Solo
Manejo.
description O presente artigo tem como objetivo fornecer uma visão do intenso processo de degradação ambiental que se observa no município de Gilbués, situado no sudoeste do estado do Piauí. Inicialmente tratou-se do conceito de desertificação, que apresenta algumas complexidades em virtude, dentre outros fatores, da sua amplitude conceitual e da falta de um objeto de estudo único. Fez-se uma caracterização física e humana do município, estabelecendo-se uma comparação entre o núcleo de Gilbués e os demais núcleos de desertificação do Nordeste como o de Irauçuba (CE), Seridó (RN) e Cabrobó (PE). Na elaboração do trabalho foram consultados livros, artigos e revistas sobre o referido tema, entrevistas e uma pesquisa de campo, com visita ao povoado Boqueirão, onde ocorreu a exploração de diamantes, na década de 1940, e ao Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (NUPERADE), onde algumas técnicas de manejo do solo foram adotadas com êxito, porém sem continuidade, devido à escassez de recursos financeiros. O processo de degradação ambiental no município de Gilbués requer estudos mais aprofundados para melhor conhecimento do problema, uma vez que o fenômeno expande-se com rapidez, afetando tanto a população rural quanto a urbana. A ausência de estudos nessa área tem dificultado a compreensão das causas e impossibilitado intervenções mais eficientes na região.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7829
10.5433/2447-1747.2011v20n2p53
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7829
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2011v20n2p53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7829/10646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 GEOGRAFIA (Londrina)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 GEOGRAFIA (Londrina)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 20 n. 2 (2011); 53-66
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315430320373760