Turismo e meio ambiente no parque estadual Guartelá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Retzlaf, Jully Gabriela
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Stipp, Nilza Aparecida Freres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6793
Resumo: Este trabalho abre várias perspectivas na discussão do turismo como categoria de análise, produto da ação humana no meio e seu desdobramento. Os objetivos do trabalho se prenderam a evidenciar os principais impactos ambientais advindos da atividade turística no Parque Estadual Guartelá, através de levantamentos bibliográficos e de trabalhos de campos. Os problemas ambientais, intensificados pelo turismo e acelerados devido à fragilidade do Arenito e da vegetação de Campos predominantes, se destacam através da destruição do patrimônio histórico, depredação das formações rochosas, destruição de parte da vegetação para implementação da infra-estrutura, pelo pisoteio das pessoas, processo de ravinamento nas trilhas, compactação do solo, extermínio da micro fauna existente, destruição de alguns trechos de campos úmidos, ameaça à qualidade das águas dos arroios e perturbação dos ecossistemas locais devido a fluxo de visitantes. São inúmeros os danos ambientais provocados pela atividade turística no local. Porém existem possibilidades de se reverter estas ameaças, buscando o planejamento do turismo sob a ótica da Educação Ambiental e da própria sustentabilidade desse ecossistema.
id UEL-7_ae926b93c0426e849ab9d97343d4e53e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6793
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Turismo e meio ambiente no parque estadual GuarteláTurismoMeio AmbienteImpactos AmbientaisParque Estadual GuarteláEste trabalho abre várias perspectivas na discussão do turismo como categoria de análise, produto da ação humana no meio e seu desdobramento. Os objetivos do trabalho se prenderam a evidenciar os principais impactos ambientais advindos da atividade turística no Parque Estadual Guartelá, através de levantamentos bibliográficos e de trabalhos de campos. Os problemas ambientais, intensificados pelo turismo e acelerados devido à fragilidade do Arenito e da vegetação de Campos predominantes, se destacam através da destruição do patrimônio histórico, depredação das formações rochosas, destruição de parte da vegetação para implementação da infra-estrutura, pelo pisoteio das pessoas, processo de ravinamento nas trilhas, compactação do solo, extermínio da micro fauna existente, destruição de alguns trechos de campos úmidos, ameaça à qualidade das águas dos arroios e perturbação dos ecossistemas locais devido a fluxo de visitantes. São inúmeros os danos ambientais provocados pela atividade turística no local. Porém existem possibilidades de se reverter estas ameaças, buscando o planejamento do turismo sob a ótica da Educação Ambiental e da própria sustentabilidade desse ecossistema.Universidade Estadual de Londrina2010-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/679310.5433/2447-1747.2004v13n1p111GEOGRAFIA (Londrina); v. 13 n. 1 (2004); 111-1262447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6793/6115Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessRetzlaf, Jully GabrielaStipp, Nilza Aparecida Freres2015-07-13T11:26:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6793Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:29Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo e meio ambiente no parque estadual Guartelá
title Turismo e meio ambiente no parque estadual Guartelá
spellingShingle Turismo e meio ambiente no parque estadual Guartelá
Retzlaf, Jully Gabriela
Turismo
Meio Ambiente
Impactos Ambientais
Parque Estadual Guartelá
title_short Turismo e meio ambiente no parque estadual Guartelá
title_full Turismo e meio ambiente no parque estadual Guartelá
title_fullStr Turismo e meio ambiente no parque estadual Guartelá
title_full_unstemmed Turismo e meio ambiente no parque estadual Guartelá
title_sort Turismo e meio ambiente no parque estadual Guartelá
author Retzlaf, Jully Gabriela
author_facet Retzlaf, Jully Gabriela
Stipp, Nilza Aparecida Freres
author_role author
author2 Stipp, Nilza Aparecida Freres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Retzlaf, Jully Gabriela
Stipp, Nilza Aparecida Freres
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Meio Ambiente
Impactos Ambientais
Parque Estadual Guartelá
topic Turismo
Meio Ambiente
Impactos Ambientais
Parque Estadual Guartelá
description Este trabalho abre várias perspectivas na discussão do turismo como categoria de análise, produto da ação humana no meio e seu desdobramento. Os objetivos do trabalho se prenderam a evidenciar os principais impactos ambientais advindos da atividade turística no Parque Estadual Guartelá, através de levantamentos bibliográficos e de trabalhos de campos. Os problemas ambientais, intensificados pelo turismo e acelerados devido à fragilidade do Arenito e da vegetação de Campos predominantes, se destacam através da destruição do patrimônio histórico, depredação das formações rochosas, destruição de parte da vegetação para implementação da infra-estrutura, pelo pisoteio das pessoas, processo de ravinamento nas trilhas, compactação do solo, extermínio da micro fauna existente, destruição de alguns trechos de campos úmidos, ameaça à qualidade das águas dos arroios e perturbação dos ecossistemas locais devido a fluxo de visitantes. São inúmeros os danos ambientais provocados pela atividade turística no local. Porém existem possibilidades de se reverter estas ameaças, buscando o planejamento do turismo sob a ótica da Educação Ambiental e da própria sustentabilidade desse ecossistema.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6793
10.5433/2447-1747.2004v13n1p111
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6793
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2004v13n1p111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6793/6115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 13 n. 1 (2004); 111-126
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315430273187840