Praças: espaços verdes na cidade de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Miriam Vizintim Fernandes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Virgilio, Haroldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6713
Resumo: A cidade é um espaço altamente alterado quanto as suas condições naturais, no qual o homem organiza-o conforme suas necessidade de sobrevivência e segundo o poder que exerce sobre este espaço, produzindo distúrbios no funcionamento do ambiente natural, muitas vezes prejudiciais a natureza e a população. As primeiras preocupações com o processo de urbanização ocorrem desde a cidade industrial (final do século XIX), mas é no final da década passada, que no Brasil, essa questão ganha destaque, alterando os padrões urbanísticos, desvinculando o olhar da cidade caótica para uma área ambientalmente mais saudável e mais verde. Dentre os vários ambientes que compõem a cidade a praça é um espaço que exerce influência na melhoria da qualidade de vida ambiental e social. Este estudo apresenta dados quantitativos e qualitativos sobre as praças na cidade de Londrina, enfocando informações sobre a vegetação arbórea, mobiliário, equi­pamentos de recreação, áreas de esporte etc. Os dados foram introduzidos no SIG, para integrar o banco de dados do SIG-LONDRINA do grupo IMAP&P da Universidade Estadual de Londrina. Foram identificadas 248 praças distribuídas por toda a área urbana, com concentração na área central. Embora a maioria das praças apresentem características de praças urbanizadas, a quantidade e qualidade dos equipamentos e mobiliários deixam a desejar. Muitas praças apresentam-se completamente depredadas e estão sendo utilizadas como ponto de prostituição, tráfico de drogas ou depósito de lixo.
id UEL-7_bb8055c77b45e51d9617bc05c57c2f4a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6713
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Praças: espaços verdes na cidade de LondrinaPraçasLondrinaSIGA cidade é um espaço altamente alterado quanto as suas condições naturais, no qual o homem organiza-o conforme suas necessidade de sobrevivência e segundo o poder que exerce sobre este espaço, produzindo distúrbios no funcionamento do ambiente natural, muitas vezes prejudiciais a natureza e a população. As primeiras preocupações com o processo de urbanização ocorrem desde a cidade industrial (final do século XIX), mas é no final da década passada, que no Brasil, essa questão ganha destaque, alterando os padrões urbanísticos, desvinculando o olhar da cidade caótica para uma área ambientalmente mais saudável e mais verde. Dentre os vários ambientes que compõem a cidade a praça é um espaço que exerce influência na melhoria da qualidade de vida ambiental e social. Este estudo apresenta dados quantitativos e qualitativos sobre as praças na cidade de Londrina, enfocando informações sobre a vegetação arbórea, mobiliário, equi­pamentos de recreação, áreas de esporte etc. Os dados foram introduzidos no SIG, para integrar o banco de dados do SIG-LONDRINA do grupo IMAP&P da Universidade Estadual de Londrina. Foram identificadas 248 praças distribuídas por toda a área urbana, com concentração na área central. Embora a maioria das praças apresentem características de praças urbanizadas, a quantidade e qualidade dos equipamentos e mobiliários deixam a desejar. Muitas praças apresentam-se completamente depredadas e estão sendo utilizadas como ponto de prostituição, tráfico de drogas ou depósito de lixo.Universidade Estadual de Londrina2010-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/671310.5433/2447-1747.2003v12n1p533GEOGRAFIA (Londrina); v. 12 n. 1 (2003); 533-5442447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6713/6057Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Miriam Vizintim FernandesVirgilio, Haroldo2015-07-13T11:26:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6713Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:27Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Praças: espaços verdes na cidade de Londrina
title Praças: espaços verdes na cidade de Londrina
spellingShingle Praças: espaços verdes na cidade de Londrina
Barros, Miriam Vizintim Fernandes
Praças
Londrina
SIG
title_short Praças: espaços verdes na cidade de Londrina
title_full Praças: espaços verdes na cidade de Londrina
title_fullStr Praças: espaços verdes na cidade de Londrina
title_full_unstemmed Praças: espaços verdes na cidade de Londrina
title_sort Praças: espaços verdes na cidade de Londrina
author Barros, Miriam Vizintim Fernandes
author_facet Barros, Miriam Vizintim Fernandes
Virgilio, Haroldo
author_role author
author2 Virgilio, Haroldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Miriam Vizintim Fernandes
Virgilio, Haroldo
dc.subject.por.fl_str_mv Praças
Londrina
SIG
topic Praças
Londrina
SIG
description A cidade é um espaço altamente alterado quanto as suas condições naturais, no qual o homem organiza-o conforme suas necessidade de sobrevivência e segundo o poder que exerce sobre este espaço, produzindo distúrbios no funcionamento do ambiente natural, muitas vezes prejudiciais a natureza e a população. As primeiras preocupações com o processo de urbanização ocorrem desde a cidade industrial (final do século XIX), mas é no final da década passada, que no Brasil, essa questão ganha destaque, alterando os padrões urbanísticos, desvinculando o olhar da cidade caótica para uma área ambientalmente mais saudável e mais verde. Dentre os vários ambientes que compõem a cidade a praça é um espaço que exerce influência na melhoria da qualidade de vida ambiental e social. Este estudo apresenta dados quantitativos e qualitativos sobre as praças na cidade de Londrina, enfocando informações sobre a vegetação arbórea, mobiliário, equi­pamentos de recreação, áreas de esporte etc. Os dados foram introduzidos no SIG, para integrar o banco de dados do SIG-LONDRINA do grupo IMAP&P da Universidade Estadual de Londrina. Foram identificadas 248 praças distribuídas por toda a área urbana, com concentração na área central. Embora a maioria das praças apresentem características de praças urbanizadas, a quantidade e qualidade dos equipamentos e mobiliários deixam a desejar. Muitas praças apresentam-se completamente depredadas e estão sendo utilizadas como ponto de prostituição, tráfico de drogas ou depósito de lixo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6713
10.5433/2447-1747.2003v12n1p533
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6713
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2003v12n1p533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6713/6057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 12 n. 1 (2003); 533-544
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315429928206336