Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melchior, Lirian
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Asari, Alice Yatiyo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6714
Resumo: Neste trabalho, estudamos as questões ligadas a urbanização em áreas periféricas de Londrina, relacionadas aos deslocamentos populacionais. Consideramos que estes dois fatos são faces de um problema que vêm pena­lizando a população destituída de meios adequados para sua sobrevivência, fruto das conjunturas econômica, social e política assumidas pelo Estado brasileiro. Tivemos como objetivos estudar as formas de inserção dos assentamentos urbanos em Londrina, assim como sua gênese e as condições de vida nestes espaços. Também, analisamos o processo migratório nestas áreas, investigando a trajetória de vida das famílias, tendo em vista as motivações e os fatores condicionantes dos deslocamentos populacionais para que pudéssemos compreender o processo de liberação de mão-de-obra do campo, comandada pela modernização agrícola e suas ligações com o intenso crescimento de áreas urbanas de porte médio do Norte do Paraná. Londrina, é uma cidade que se urbanizou muito rapidamente; sendo assim, o preenchimento das áreas periféricas da cidade deu-se em todos os sentidos e, também, a conseqüente proletarização da área, apresentando condições de vida bastante precárias. Portanto, entendemos que o processo migratório se insere num contexto amplo, porém, há peculiaridades decorrentes das diferentes posturas político-econômicas assumidas pelo Estado, num período histórico determinado.
id UEL-7_fa3114b79b24057bf11d0186fdde6f25
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6714
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internasNeste trabalho, estudamos as questões ligadas a urbanização em áreas periféricas de Londrina, relacionadas aos deslocamentos populacionais. Consideramos que estes dois fatos são faces de um problema que vêm pena­lizando a população destituída de meios adequados para sua sobrevivência, fruto das conjunturas econômica, social e política assumidas pelo Estado brasileiro. Tivemos como objetivos estudar as formas de inserção dos assentamentos urbanos em Londrina, assim como sua gênese e as condições de vida nestes espaços. Também, analisamos o processo migratório nestas áreas, investigando a trajetória de vida das famílias, tendo em vista as motivações e os fatores condicionantes dos deslocamentos populacionais para que pudéssemos compreender o processo de liberação de mão-de-obra do campo, comandada pela modernização agrícola e suas ligações com o intenso crescimento de áreas urbanas de porte médio do Norte do Paraná. Londrina, é uma cidade que se urbanizou muito rapidamente; sendo assim, o preenchimento das áreas periféricas da cidade deu-se em todos os sentidos e, também, a conseqüente proletarização da área, apresentando condições de vida bastante precárias. Portanto, entendemos que o processo migratório se insere num contexto amplo, porém, há peculiaridades decorrentes das diferentes posturas político-econômicas assumidas pelo Estado, num período histórico determinado.Universidade Estadual de Londrina2010-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/671410.5433/2447-1747.2003v12n1p545GEOGRAFIA (Londrina); v. 12 n. 1 (2003); 545-5582447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6714/6058Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessMelchior, LirianAsari, Alice Yatiyo2015-07-13T11:26:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6714Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:27Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas
title Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas
spellingShingle Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas
Melchior, Lirian
title_short Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas
title_full Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas
title_fullStr Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas
title_full_unstemmed Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas
title_sort Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas
author Melchior, Lirian
author_facet Melchior, Lirian
Asari, Alice Yatiyo
author_role author
author2 Asari, Alice Yatiyo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melchior, Lirian
Asari, Alice Yatiyo
description Neste trabalho, estudamos as questões ligadas a urbanização em áreas periféricas de Londrina, relacionadas aos deslocamentos populacionais. Consideramos que estes dois fatos são faces de um problema que vêm pena­lizando a população destituída de meios adequados para sua sobrevivência, fruto das conjunturas econômica, social e política assumidas pelo Estado brasileiro. Tivemos como objetivos estudar as formas de inserção dos assentamentos urbanos em Londrina, assim como sua gênese e as condições de vida nestes espaços. Também, analisamos o processo migratório nestas áreas, investigando a trajetória de vida das famílias, tendo em vista as motivações e os fatores condicionantes dos deslocamentos populacionais para que pudéssemos compreender o processo de liberação de mão-de-obra do campo, comandada pela modernização agrícola e suas ligações com o intenso crescimento de áreas urbanas de porte médio do Norte do Paraná. Londrina, é uma cidade que se urbanizou muito rapidamente; sendo assim, o preenchimento das áreas periféricas da cidade deu-se em todos os sentidos e, também, a conseqüente proletarização da área, apresentando condições de vida bastante precárias. Portanto, entendemos que o processo migratório se insere num contexto amplo, porém, há peculiaridades decorrentes das diferentes posturas político-econômicas assumidas pelo Estado, num período histórico determinado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6714
10.5433/2447-1747.2003v12n1p545
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6714
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2003v12n1p545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6714/6058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 12 n. 1 (2003); 545-558
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315429930303488