Gestão de teses e dissertações eletrônicas no Brasil: sobre bibliotecas digitais de teses e dissertações e repositórios institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Fernando César Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Assis, Tainá Batista de, Melo, Bianca Amaro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/21090
Resumo: Introdução: Apresenta análise sobre a gestão das teses e dissertações eletrônicas no contexto brasileiro. Os dilemas da coexistência de bibliotecas digitais de teses e dissertações e repositórios institucionais e suas implicações são discutidos e possíveis caminhos a serem considerados por atores responsáveis por sua gestão em nível institucional e nacional são propostos.Objetivo: O objetivo do artigo é apresentar e analisar implicações decorrentes da existência concomitante das bibliotecas digitais de teses e dissertações e RI como sistemas de gestão de teses e dissertações e, além disso, propor e discutir alternativas de solução aos problemas enfrentados por atores responsáveis por sua gestão em nível institucional e nacional.Metodologia: Dados sobre o estado dos sistemas de gestão de teses e dissertações foram obtidos junto IBICT. A análise permitiu agrupar as instituições brasileiras em três grandes categorias que representam a situação atual da gestão de teses e dissertações no Brasil.Resultados: Obtiveram-se as configurações de três grandes cenários e suas implicações institucionais e nacional para a gestão de teses e dissertações. Dessas configurações foram elencadas alternativas de soluções para os problemas identificados.Conclusões: Entre as conclusões, destacam-se: a continuidade da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT (BDTD) não implica, necessariamente, na continuidade das bibliotecas digitais de teses e dissertações. O investimento nos repositórios institucionais não significa o fim da BDTD; parte das universidades e instituições de pesquisa brasileiras não gozam de condições que as permitam manter efetivamente os dois sistemas.
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