Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dudziak, Elisabeth Adriana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045
Resumo: Objetiva analisar a produtividade científica e identificar tendências de pesquisa em torno do tema da competência informacional (information literacy), tomando por base pesquisa realizada em duas das principais bases de dados internacionais multidisciplinares dedicadas à análise de citações: Web of Science (WoS) e SCOPUS. Inicia abordando o significado da análise bibliométrica e sua importância na determinação de tendências da atividade e produtividade científicas. Apresenta a evolução do conceito de competência informacional, desde sua origem (em 1974) até 2010. Realiza varredura sobre a produção científica registrada na forma de artigos e documentos localizados nas referidas bases utilizando como estratégia de busca a expressão “information literacy”. Conclui com análise das tendências mundiais de pesquisa sobre competência em informação.
id UEL-8_2b2553f923c85e46b10f100f6a9b1284
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7045
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundialCompetência em informação. Produção científica. Análise de citações. Web of Science. SCOPUS.Objetiva analisar a produtividade científica e identificar tendências de pesquisa em torno do tema da competência informacional (information literacy), tomando por base pesquisa realizada em duas das principais bases de dados internacionais multidisciplinares dedicadas à análise de citações: Web of Science (WoS) e SCOPUS. Inicia abordando o significado da análise bibliométrica e sua importância na determinação de tendências da atividade e produtividade científicas. Apresenta a evolução do conceito de competência informacional, desde sua origem (em 1974) até 2010. Realiza varredura sobre a produção científica registrada na forma de artigos e documentos localizados nas referidas bases utilizando como estratégia de busca a expressão “information literacy”. Conclui com análise das tendências mundiais de pesquisa sobre competência em informação.Universidade Estadual de Londrina2010-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/704510.5433/1981-8920.2010v15n2p1Informação & Informação; v. 15 n. 2 (2010); 1-221981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045/6994Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDudziak, Elisabeth Adriana2020-06-03T20:31:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7045Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:31:36Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...
Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial
title Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...
spellingShingle Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...
Dudziak, Elisabeth Adriana
Competência em informação. Produção científica. Análise de citações. Web of Science. SCOPUS.
title_short Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...
title_full Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...
title_fullStr Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...
title_full_unstemmed Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...
title_sort Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...
author Dudziak, Elisabeth Adriana
author_facet Dudziak, Elisabeth Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dudziak, Elisabeth Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação. Produção científica. Análise de citações. Web of Science. SCOPUS.
topic Competência em informação. Produção científica. Análise de citações. Web of Science. SCOPUS.
description Objetiva analisar a produtividade científica e identificar tendências de pesquisa em torno do tema da competência informacional (information literacy), tomando por base pesquisa realizada em duas das principais bases de dados internacionais multidisciplinares dedicadas à análise de citações: Web of Science (WoS) e SCOPUS. Inicia abordando o significado da análise bibliométrica e sua importância na determinação de tendências da atividade e produtividade científicas. Apresenta a evolução do conceito de competência informacional, desde sua origem (em 1974) até 2010. Realiza varredura sobre a produção científica registrada na forma de artigos e documentos localizados nas referidas bases utilizando como estratégia de busca a expressão “information literacy”. Conclui com análise das tendências mundiais de pesquisa sobre competência em informação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045
10.5433/1981-8920.2010v15n2p1
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2010v15n2p1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045/6994
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 15 n. 2 (2010); 1-22
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305982918000640