A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Redigolo, Franciele Marques
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fujita, Mariângela Spotti Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/21683
Resumo: Introdução: A leitura técnica é pautada por objetivos profissionais e por ser subjetiva pode sofrer muitas interferências pelo profissional da informação ou mediador da informação, como por seu conhecimento prévio e de mundo, estratégias cognitivas e metacognitivas, conhecimento de estruturas e tipos textuais e suas características. Objetivo: Esta comunicação objetivou argumentar a leitura profissional, primeira fase da análise de assunto na catalogação, como mediadora da informação, possibilitando o acesso dos usuários aos documentos através das representações de assunto. Metodologia: Discussão teórica sobre a leitura profissional e a influência da ação mediadora do profissional da informação. Resultados: Discutiu-se a leitura profissional como sendo uma ação mediadora para a representação de conteúdo tanto para a catalogação, indexação, elaboração de resumos e classificação. Nesse sentido, a leitura profissional do catalogador caracterizou-se como mediação implícita ao passo que é a partir dela que se inicia a representação da informação e que pode sofrer influências na tomada de decisão do profissional, principalmente quando a atividade torna-se um hábito, onde não há mais reflexão sobre os fazeres. Conclusão: Deste modo, destaca-se que a finalidade da leitura não termina em si mesma, pois seu propósito encontra-se na representação mediada e quanto mais precisa, mais concreta será a recuperação da informação pelos usuários.
id UEL-8_3f744c672c4cfb236787481e21b9d86a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21683
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informaçãoLeitura técnicaMediação da informaçãoRepresentação da Informação.Introdução: A leitura técnica é pautada por objetivos profissionais e por ser subjetiva pode sofrer muitas interferências pelo profissional da informação ou mediador da informação, como por seu conhecimento prévio e de mundo, estratégias cognitivas e metacognitivas, conhecimento de estruturas e tipos textuais e suas características. Objetivo: Esta comunicação objetivou argumentar a leitura profissional, primeira fase da análise de assunto na catalogação, como mediadora da informação, possibilitando o acesso dos usuários aos documentos através das representações de assunto. Metodologia: Discussão teórica sobre a leitura profissional e a influência da ação mediadora do profissional da informação. Resultados: Discutiu-se a leitura profissional como sendo uma ação mediadora para a representação de conteúdo tanto para a catalogação, indexação, elaboração de resumos e classificação. Nesse sentido, a leitura profissional do catalogador caracterizou-se como mediação implícita ao passo que é a partir dela que se inicia a representação da informação e que pode sofrer influências na tomada de decisão do profissional, principalmente quando a atividade torna-se um hábito, onde não há mais reflexão sobre os fazeres. Conclusão: Deste modo, destaca-se que a finalidade da leitura não termina em si mesma, pois seu propósito encontra-se na representação mediada e quanto mais precisa, mais concreta será a recuperação da informação pelos usuários.Universidade Estadual de Londrina2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2168310.5433/1981-8920.2015v20n3p356Informação & Informação; v. 20 n. 3 (2015); 356 - 3761981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/21683/17651Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRedigolo, Franciele MarquesFujita, Mariângela Spotti Lopes2015-12-21T22:34:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21683Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-12-21T22:34:02Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação
title A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação
spellingShingle A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação
Redigolo, Franciele Marques
Leitura técnica
Mediação da informação
Representação da Informação.
title_short A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação
title_full A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação
title_fullStr A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação
title_full_unstemmed A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação
title_sort A leitura profissional do catalogador e seu papel como mediadora da informação
author Redigolo, Franciele Marques
author_facet Redigolo, Franciele Marques
Fujita, Mariângela Spotti Lopes
author_role author
author2 Fujita, Mariângela Spotti Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Redigolo, Franciele Marques
Fujita, Mariângela Spotti Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura técnica
Mediação da informação
Representação da Informação.
topic Leitura técnica
Mediação da informação
Representação da Informação.
description Introdução: A leitura técnica é pautada por objetivos profissionais e por ser subjetiva pode sofrer muitas interferências pelo profissional da informação ou mediador da informação, como por seu conhecimento prévio e de mundo, estratégias cognitivas e metacognitivas, conhecimento de estruturas e tipos textuais e suas características. Objetivo: Esta comunicação objetivou argumentar a leitura profissional, primeira fase da análise de assunto na catalogação, como mediadora da informação, possibilitando o acesso dos usuários aos documentos através das representações de assunto. Metodologia: Discussão teórica sobre a leitura profissional e a influência da ação mediadora do profissional da informação. Resultados: Discutiu-se a leitura profissional como sendo uma ação mediadora para a representação de conteúdo tanto para a catalogação, indexação, elaboração de resumos e classificação. Nesse sentido, a leitura profissional do catalogador caracterizou-se como mediação implícita ao passo que é a partir dela que se inicia a representação da informação e que pode sofrer influências na tomada de decisão do profissional, principalmente quando a atividade torna-se um hábito, onde não há mais reflexão sobre os fazeres. Conclusão: Deste modo, destaca-se que a finalidade da leitura não termina em si mesma, pois seu propósito encontra-se na representação mediada e quanto mais precisa, mais concreta será a recuperação da informação pelos usuários.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/21683
10.5433/1981-8920.2015v20n3p356
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/21683
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2015v20n3p356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/21683/17651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 20 n. 3 (2015); 356 - 376
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305984245497856