Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17785 |
Resumo: | Introdução: Os livros eletrônicos (e-books) vem ganhando notoriedade no mercado e na pesquisa acadêmica. As bibliotecas universitárias apostam no empréstimo de conteúdos, e não acreditam no empréstimo dos dispositivos para sua leitura.Objetivos: Apresenta os resultados de pesquisa realizada junto aos alunos de graduação e bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG visando investigar como os estudantes estão utilizando livros eletrônicos e se o sistema de bibliotecas está preparado para oferecer apoio em termos de serviços e acervo.Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa realizou-se em três etapas compreendendo revisão de literatura, pesquisa qualitativa com bibliotecários (condução de entrevistas) e pesquisa quantitativa com estudantes (aplicação de questionários).Resultados: Os principais resultados demonstram que mais de 50% dos alunos já fizeram uso de livros eletrônicos, mas cerca de 75% preferem o livro impresso para realizar suas atividades de leitura e de pesquisa. O principal formato utilizado é o PDF e as funcionalidades mais utilizadas incluem alterar o tamanho da fonte, grifar, consultar dicionário e fazer anotações. A oferta de e-books pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG ainda é incipiente e ocorre de forma não coordenada, através de iniciativas isoladas por unidades. Os bibliotecários apontam vantagens e desvantagens no uso do livro eletrônico.Conclusões: O público não tem demandado mais do que é oferecido. Podendo escolher, a grande preferência do leitor da UFMG ainda é pelo livro no formato impresso. |
id |
UEL-8_50c94da6d5f23fcc4fb3cc777475126e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17785 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federalLivro eletrônicoE-bookBiblioteca universitária.Introdução: Os livros eletrônicos (e-books) vem ganhando notoriedade no mercado e na pesquisa acadêmica. As bibliotecas universitárias apostam no empréstimo de conteúdos, e não acreditam no empréstimo dos dispositivos para sua leitura.Objetivos: Apresenta os resultados de pesquisa realizada junto aos alunos de graduação e bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG visando investigar como os estudantes estão utilizando livros eletrônicos e se o sistema de bibliotecas está preparado para oferecer apoio em termos de serviços e acervo.Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa realizou-se em três etapas compreendendo revisão de literatura, pesquisa qualitativa com bibliotecários (condução de entrevistas) e pesquisa quantitativa com estudantes (aplicação de questionários).Resultados: Os principais resultados demonstram que mais de 50% dos alunos já fizeram uso de livros eletrônicos, mas cerca de 75% preferem o livro impresso para realizar suas atividades de leitura e de pesquisa. O principal formato utilizado é o PDF e as funcionalidades mais utilizadas incluem alterar o tamanho da fonte, grifar, consultar dicionário e fazer anotações. A oferta de e-books pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG ainda é incipiente e ocorre de forma não coordenada, através de iniciativas isoladas por unidades. Os bibliotecários apontam vantagens e desvantagens no uso do livro eletrônico.Conclusões: O público não tem demandado mais do que é oferecido. Podendo escolher, a grande preferência do leitor da UFMG ainda é pelo livro no formato impresso. Universidade Estadual de Londrina2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1778510.5433/1981-8920.2015v20n3p377Informação & Informação; v. 20 n. 3 (2015); 377 - 4091981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17785/17652Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSirihal Duarte, Adriana BoglioloLopes, Aline de Queiroz2015-12-21T22:34:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17785Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-12-21T22:34:02Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal |
title |
Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal |
spellingShingle |
Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal Sirihal Duarte, Adriana Bogliolo Livro eletrônico E-book Biblioteca universitária. |
title_short |
Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal |
title_full |
Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal |
title_fullStr |
Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal |
title_full_unstemmed |
Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal |
title_sort |
Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal |
author |
Sirihal Duarte, Adriana Bogliolo |
author_facet |
Sirihal Duarte, Adriana Bogliolo Lopes, Aline de Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Aline de Queiroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sirihal Duarte, Adriana Bogliolo Lopes, Aline de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro eletrônico E-book Biblioteca universitária. |
topic |
Livro eletrônico E-book Biblioteca universitária. |
description |
Introdução: Os livros eletrônicos (e-books) vem ganhando notoriedade no mercado e na pesquisa acadêmica. As bibliotecas universitárias apostam no empréstimo de conteúdos, e não acreditam no empréstimo dos dispositivos para sua leitura.Objetivos: Apresenta os resultados de pesquisa realizada junto aos alunos de graduação e bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG visando investigar como os estudantes estão utilizando livros eletrônicos e se o sistema de bibliotecas está preparado para oferecer apoio em termos de serviços e acervo.Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa realizou-se em três etapas compreendendo revisão de literatura, pesquisa qualitativa com bibliotecários (condução de entrevistas) e pesquisa quantitativa com estudantes (aplicação de questionários).Resultados: Os principais resultados demonstram que mais de 50% dos alunos já fizeram uso de livros eletrônicos, mas cerca de 75% preferem o livro impresso para realizar suas atividades de leitura e de pesquisa. O principal formato utilizado é o PDF e as funcionalidades mais utilizadas incluem alterar o tamanho da fonte, grifar, consultar dicionário e fazer anotações. A oferta de e-books pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG ainda é incipiente e ocorre de forma não coordenada, através de iniciativas isoladas por unidades. Os bibliotecários apontam vantagens e desvantagens no uso do livro eletrônico.Conclusões: O público não tem demandado mais do que é oferecido. Podendo escolher, a grande preferência do leitor da UFMG ainda é pelo livro no formato impresso. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17785 10.5433/1981-8920.2015v20n3p377 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17785 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2015v20n3p377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17785/17652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 20 n. 3 (2015); 377 - 409 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1799305983795658752 |