Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
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Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1647 |
Resumo: | A pesquisa relata a situação da pesquisa escolar de 5ª a 8ª série do 1º grau nas escolas de Londrina-PR. A amostra estratificada abrangeu 22 escolas (estaduais, municipais, particulares), 356 professores, 872 alunos e 22 atendentes de biblioteca da população existente. A coleta de dados foi realizada através de questionários, os quais foram elaborados de forma distinta para cada categoria. A análise dos dados foi realizada considerando-se os seguintes aspectos: a) conhecimento, freqüência e motivos de freqüência à biblioteca; b) compreensão dos objetivos da pesquisa; c)localização do material para a pesquisa escolar; d) orientação na elaboração da pesquisa escolar; e) comportamento de pesquisa do aluno; f) comportamento de pesquisa do professor em relação à pesquisa escolar; g) situação das bibliotecas na rede de ensino de Londrina. Os resultados apontam para o uso ineficiente da pesquisa escolar como método de aprendizagem, muito embora o aluno compreenda que a pesquisa amplia o seu conhecimento e complementa o conteúdo programático. Esta ruptura se dá por falta de orientação em sala de aula; pela falta de aproximação entre a biblioteca e o professor; pela defasagem em relação a qualidade e quantidade dos acervos das bibliotecas. |
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Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - ParanáPesquisa escolarA pesquisa relata a situação da pesquisa escolar de 5ª a 8ª série do 1º grau nas escolas de Londrina-PR. A amostra estratificada abrangeu 22 escolas (estaduais, municipais, particulares), 356 professores, 872 alunos e 22 atendentes de biblioteca da população existente. A coleta de dados foi realizada através de questionários, os quais foram elaborados de forma distinta para cada categoria. A análise dos dados foi realizada considerando-se os seguintes aspectos: a) conhecimento, freqüência e motivos de freqüência à biblioteca; b) compreensão dos objetivos da pesquisa; c)localização do material para a pesquisa escolar; d) orientação na elaboração da pesquisa escolar; e) comportamento de pesquisa do aluno; f) comportamento de pesquisa do professor em relação à pesquisa escolar; g) situação das bibliotecas na rede de ensino de Londrina. Os resultados apontam para o uso ineficiente da pesquisa escolar como método de aprendizagem, muito embora o aluno compreenda que a pesquisa amplia o seu conhecimento e complementa o conteúdo programático. Esta ruptura se dá por falta de orientação em sala de aula; pela falta de aproximação entre a biblioteca e o professor; pela defasagem em relação a qualidade e quantidade dos acervos das bibliotecas.Universidade Estadual de Londrina1999-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/164710.5433/1981-8920.1999v4n1p37Informação & Informação; v. 4 n. 1 (1999); 37-501981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1647/1399Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sonia Maria Marques deMoreno, Nadina AparecidaCruz, Vilma Aparecida Gimenes da2022-03-30T12:13:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1647Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2022-03-30T12:13Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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