Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sonia Maria Marques de
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Moreno, Nadina Aparecida, Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1647
Resumo: A pesquisa relata a situação da pesquisa escolar de 5ª a 8ª série do 1º grau nas escolas de Londrina-PR. A amostra estratificada abrangeu 22 escolas (estaduais, municipais, particulares), 356 professores, 872 alunos e 22 atendentes de biblioteca da população existente. A coleta de dados foi realizada através de questionários, os quais foram elaborados de forma distinta para cada categoria. A análise dos dados foi realizada considerando-se os seguintes aspectos: a) conhecimento, freqüência e motivos de freqüência à biblioteca; b) compreensão dos objetivos da pesquisa; c)localização do material para a pesquisa escolar; d) orientação na elaboração da pesquisa escolar; e) comportamento de pesquisa do aluno; f) comportamento de pesquisa do professor em relação à pesquisa escolar; g) situação das bibliotecas na rede de ensino de Londrina. Os resultados apontam para o uso ineficiente da pesquisa escolar como método de aprendizagem, muito embora o aluno compreenda que a pesquisa amplia o seu conhecimento e complementa o conteúdo programático. Esta ruptura se dá por falta de orientação em sala de aula; pela falta de aproximação entre a biblioteca e o professor; pela defasagem em relação a qualidade e quantidade dos acervos das bibliotecas.
id UEL-8_57de0d5c846586645fbefdda3853ff24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1647
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - ParanáPesquisa escolarA pesquisa relata a situação da pesquisa escolar de 5ª a 8ª série do 1º grau nas escolas de Londrina-PR. A amostra estratificada abrangeu 22 escolas (estaduais, municipais, particulares), 356 professores, 872 alunos e 22 atendentes de biblioteca da população existente. A coleta de dados foi realizada através de questionários, os quais foram elaborados de forma distinta para cada categoria. A análise dos dados foi realizada considerando-se os seguintes aspectos: a) conhecimento, freqüência e motivos de freqüência à biblioteca; b) compreensão dos objetivos da pesquisa; c)localização do material para a pesquisa escolar; d) orientação na elaboração da pesquisa escolar; e) comportamento de pesquisa do aluno; f) comportamento de pesquisa do professor em relação à pesquisa escolar; g) situação das bibliotecas na rede de ensino de Londrina. Os resultados apontam para o uso ineficiente da pesquisa escolar como método de aprendizagem, muito embora o aluno compreenda que a pesquisa amplia o seu conhecimento e complementa o conteúdo programático. Esta ruptura se dá por falta de orientação em sala de aula; pela falta de aproximação entre a biblioteca e o professor; pela defasagem em relação a qualidade e quantidade dos acervos das bibliotecas.Universidade Estadual de Londrina1999-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/164710.5433/1981-8920.1999v4n1p37Informação & Informação; v. 4 n. 1 (1999); 37-501981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1647/1399Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sonia Maria Marques deMoreno, Nadina AparecidaCruz, Vilma Aparecida Gimenes da2022-03-30T12:13:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1647Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2022-03-30T12:13Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
title Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
spellingShingle Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
Oliveira, Sonia Maria Marques de
Pesquisa escolar
title_short Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
title_full Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
title_fullStr Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
title_full_unstemmed Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
title_sort Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
author Oliveira, Sonia Maria Marques de
author_facet Oliveira, Sonia Maria Marques de
Moreno, Nadina Aparecida
Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da
author_role author
author2 Moreno, Nadina Aparecida
Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sonia Maria Marques de
Moreno, Nadina Aparecida
Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa escolar
topic Pesquisa escolar
description A pesquisa relata a situação da pesquisa escolar de 5ª a 8ª série do 1º grau nas escolas de Londrina-PR. A amostra estratificada abrangeu 22 escolas (estaduais, municipais, particulares), 356 professores, 872 alunos e 22 atendentes de biblioteca da população existente. A coleta de dados foi realizada através de questionários, os quais foram elaborados de forma distinta para cada categoria. A análise dos dados foi realizada considerando-se os seguintes aspectos: a) conhecimento, freqüência e motivos de freqüência à biblioteca; b) compreensão dos objetivos da pesquisa; c)localização do material para a pesquisa escolar; d) orientação na elaboração da pesquisa escolar; e) comportamento de pesquisa do aluno; f) comportamento de pesquisa do professor em relação à pesquisa escolar; g) situação das bibliotecas na rede de ensino de Londrina. Os resultados apontam para o uso ineficiente da pesquisa escolar como método de aprendizagem, muito embora o aluno compreenda que a pesquisa amplia o seu conhecimento e complementa o conteúdo programático. Esta ruptura se dá por falta de orientação em sala de aula; pela falta de aproximação entre a biblioteca e o professor; pela defasagem em relação a qualidade e quantidade dos acervos das bibliotecas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1647
10.5433/1981-8920.1999v4n1p37
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1647
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.1999v4n1p37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1647/1399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 4 n. 1 (1999); 37-50
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305981933387776