Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Wladmir Cardoso
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Parreiras, Fernando Silva, Silva, Antonio Braz de Oliveira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1778
Resumo: A análise de redes complexas, em especial das redes sociais, tem despertado o interesse da comunidade científica mundial. O interesse decorre de sua capacidade de representação de problemas complexos de maneira objetiva, oferecendo um arcabouço teórico e prático para o estudo das características, propriedades e comportamentos dos elementos e relações que compõem os problemas. No campo da ciência da informação, técnicas de análise de redes sociais vêm sendo utilizadas para analisar o fluxo de informação em comunidades e a estrutura das redes de colaboração científica. No entanto, aspectos evolutivos, que poderiam auxiliar na predição do comportamento dos atores e, conseqüentemente, da estrutura futura da rede, tem sido negligenciados. Pode-se comparar a análise de redes sociais, desconsiderando o aspecto evolutivo, à análise de uma fotografia, estática por natureza: apesar de importante, oferece menor riqueza de detalhes que um filme onde elementos temporais facilitam a absorção do contexto e a construção de cenários para predição. O presente artigo evidencia o comportamento dos pesquisadores do campo de ciência da informação no Brasil, recorrendo à análise da evolução de redes de coautoria na área, apresentando tendências que provocarão impactos na estrutura dessas redes nos próximos anos.
id UEL-8_6838e288fc3a258c1034d51e20c61b05
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1778
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.redes sociaisanálise de rede socialredes de coautoriaciência da informaçãoA análise de redes complexas, em especial das redes sociais, tem despertado o interesse da comunidade científica mundial. O interesse decorre de sua capacidade de representação de problemas complexos de maneira objetiva, oferecendo um arcabouço teórico e prático para o estudo das características, propriedades e comportamentos dos elementos e relações que compõem os problemas. No campo da ciência da informação, técnicas de análise de redes sociais vêm sendo utilizadas para analisar o fluxo de informação em comunidades e a estrutura das redes de colaboração científica. No entanto, aspectos evolutivos, que poderiam auxiliar na predição do comportamento dos atores e, conseqüentemente, da estrutura futura da rede, tem sido negligenciados. Pode-se comparar a análise de redes sociais, desconsiderando o aspecto evolutivo, à análise de uma fotografia, estática por natureza: apesar de importante, oferece menor riqueza de detalhes que um filme onde elementos temporais facilitam a absorção do contexto e a construção de cenários para predição. O presente artigo evidencia o comportamento dos pesquisadores do campo de ciência da informação no Brasil, recorrendo à análise da evolução de redes de coautoria na área, apresentando tendências que provocarão impactos na estrutura dessas redes nos próximos anos.Universidade Estadual de Londrina2007-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/177810.5433/1981-8920.2007v12n1espp110Informação & Informação; v. 12 n. 1esp (2007); 110-1241981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1778/1516Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Wladmir CardosoParreiras, Fernando SilvaSilva, Antonio Braz de Oliveira e2015-07-02T12:52:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1778Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-07-02T12:52Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.
title Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.
spellingShingle Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.
Brandão, Wladmir Cardoso
redes sociais
análise de rede social
redes de coautoria
ciência da informação
title_short Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.
title_full Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.
title_fullStr Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.
title_full_unstemmed Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.
title_sort Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.
author Brandão, Wladmir Cardoso
author_facet Brandão, Wladmir Cardoso
Parreiras, Fernando Silva
Silva, Antonio Braz de Oliveira e
author_role author
author2 Parreiras, Fernando Silva
Silva, Antonio Braz de Oliveira e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Wladmir Cardoso
Parreiras, Fernando Silva
Silva, Antonio Braz de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv redes sociais
análise de rede social
redes de coautoria
ciência da informação
topic redes sociais
análise de rede social
redes de coautoria
ciência da informação
description A análise de redes complexas, em especial das redes sociais, tem despertado o interesse da comunidade científica mundial. O interesse decorre de sua capacidade de representação de problemas complexos de maneira objetiva, oferecendo um arcabouço teórico e prático para o estudo das características, propriedades e comportamentos dos elementos e relações que compõem os problemas. No campo da ciência da informação, técnicas de análise de redes sociais vêm sendo utilizadas para analisar o fluxo de informação em comunidades e a estrutura das redes de colaboração científica. No entanto, aspectos evolutivos, que poderiam auxiliar na predição do comportamento dos atores e, conseqüentemente, da estrutura futura da rede, tem sido negligenciados. Pode-se comparar a análise de redes sociais, desconsiderando o aspecto evolutivo, à análise de uma fotografia, estática por natureza: apesar de importante, oferece menor riqueza de detalhes que um filme onde elementos temporais facilitam a absorção do contexto e a construção de cenários para predição. O presente artigo evidencia o comportamento dos pesquisadores do campo de ciência da informação no Brasil, recorrendo à análise da evolução de redes de coautoria na área, apresentando tendências que provocarão impactos na estrutura dessas redes nos próximos anos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1778
10.5433/1981-8920.2007v12n1espp110
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1778
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2007v12n1espp110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1778/1516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 12 n. 1esp (2007); 110-124
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305982425169920