Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Braz de Oliveira e
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ferreira, Marta Araújo Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1777
Resumo: O artigo destaca os principais aspectos do conceito de capital social, sua relação com as redes sociais e sua importância para a criação de conhecimento nas empresas. A Análise de Redes Sociais (ARS) estuda as ligações relacionais entre atores sociais. Estes podem ser tanto pessoas, departamentos dentro de uma organização ou empresas de uma região. Os laços entre eles podem ser, por exemplo, amizade, informações sobre produção ou o fornecimento de bens, respectivamente. Parte-se do pressuposto que, nas empresas, as ações dos indivíduos não são autônomas, mas dependem das relações sociais e das rotinas existentes. Por sua vez, a ação das próprias empresas depende de suas redes com outras empresas. Essas redes fazem parte do capital social empresarial, pois mesmo o capital social dos indivíduos pode ser administrado em favor da organização. Observa-se um crescimento da literatura sobre o uso da ARS na pesquisa sobre informação e conhecimento nas empresas. No entanto, a pesquisa em gestão do conhecimento, embora destaque os aspectos relacionados à troca de conhecimento entre indivíduos e ao capital intangível, não utiliza, em geral, o conceito de capital social. A aproximação das análises de gestão do conhecimento com esse conceito seria vantajosa para o avanço da área.
id UEL-8_86cf80b891b0b7fc7f6b0634285ca927
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1777
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.capital socialredes sociaisgestão do conhecimentoteoria da firmaO artigo destaca os principais aspectos do conceito de capital social, sua relação com as redes sociais e sua importância para a criação de conhecimento nas empresas. A Análise de Redes Sociais (ARS) estuda as ligações relacionais entre atores sociais. Estes podem ser tanto pessoas, departamentos dentro de uma organização ou empresas de uma região. Os laços entre eles podem ser, por exemplo, amizade, informações sobre produção ou o fornecimento de bens, respectivamente. Parte-se do pressuposto que, nas empresas, as ações dos indivíduos não são autônomas, mas dependem das relações sociais e das rotinas existentes. Por sua vez, a ação das próprias empresas depende de suas redes com outras empresas. Essas redes fazem parte do capital social empresarial, pois mesmo o capital social dos indivíduos pode ser administrado em favor da organização. Observa-se um crescimento da literatura sobre o uso da ARS na pesquisa sobre informação e conhecimento nas empresas. No entanto, a pesquisa em gestão do conhecimento, embora destaque os aspectos relacionados à troca de conhecimento entre indivíduos e ao capital intangível, não utiliza, em geral, o conceito de capital social. A aproximação das análises de gestão do conhecimento com esse conceito seria vantajosa para o avanço da área.Universidade Estadual de Londrina2007-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/177710.5433/1981-8920.2007v12n1espp125Informação & Informação; v. 12 n. 1esp (2007); 125-1561981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1777/1515Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antonio Braz de Oliveira eFerreira, Marta Araújo Tavares2015-07-02T12:52:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1777Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-07-02T12:52Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.
title Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.
spellingShingle Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.
Silva, Antonio Braz de Oliveira e
capital social
redes sociais
gestão do conhecimento
teoria da firma
title_short Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.
title_full Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.
title_fullStr Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.
title_sort Gestão do conhecimento e capital social: as redes e sua importância para as empresas.
author Silva, Antonio Braz de Oliveira e
author_facet Silva, Antonio Braz de Oliveira e
Ferreira, Marta Araújo Tavares
author_role author
author2 Ferreira, Marta Araújo Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Braz de Oliveira e
Ferreira, Marta Araújo Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv capital social
redes sociais
gestão do conhecimento
teoria da firma
topic capital social
redes sociais
gestão do conhecimento
teoria da firma
description O artigo destaca os principais aspectos do conceito de capital social, sua relação com as redes sociais e sua importância para a criação de conhecimento nas empresas. A Análise de Redes Sociais (ARS) estuda as ligações relacionais entre atores sociais. Estes podem ser tanto pessoas, departamentos dentro de uma organização ou empresas de uma região. Os laços entre eles podem ser, por exemplo, amizade, informações sobre produção ou o fornecimento de bens, respectivamente. Parte-se do pressuposto que, nas empresas, as ações dos indivíduos não são autônomas, mas dependem das relações sociais e das rotinas existentes. Por sua vez, a ação das próprias empresas depende de suas redes com outras empresas. Essas redes fazem parte do capital social empresarial, pois mesmo o capital social dos indivíduos pode ser administrado em favor da organização. Observa-se um crescimento da literatura sobre o uso da ARS na pesquisa sobre informação e conhecimento nas empresas. No entanto, a pesquisa em gestão do conhecimento, embora destaque os aspectos relacionados à troca de conhecimento entre indivíduos e ao capital intangível, não utiliza, em geral, o conceito de capital social. A aproximação das análises de gestão do conhecimento com esse conceito seria vantajosa para o avanço da área.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1777
10.5433/1981-8920.2007v12n1espp125
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1777
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2007v12n1espp125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1777/1515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 12 n. 1esp (2007); 125-156
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305982423072768