A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1653 |
Resumo: | Discute a técnica de entrevista por grupo de foco e sua utilização em ambientes de serviço de informação, partindo da literatura internacional sobre o tema. Descreve e analisa experiência, realizada na biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, utilizando essa técnica de pesquisa qualitativa. Procura demonstrar sua viabilidade para bibliotecas acadêmicas de países em desenvolvimento, defendendo que ela propicia a obtenção de resultados valiosos que podem ser utilizados para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Propõe a integração da técnica aos processos de planejamento bibliotecário. |
id |
UEL-8_91084bc84ed549b38f5ccc082ce30be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1653 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USPBibliotecas Planejamento Grupo de focoUsuários Entrevista Grupo de focoGrupo de focoDiscute a técnica de entrevista por grupo de foco e sua utilização em ambientes de serviço de informação, partindo da literatura internacional sobre o tema. Descreve e analisa experiência, realizada na biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, utilizando essa técnica de pesquisa qualitativa. Procura demonstrar sua viabilidade para bibliotecas acadêmicas de países em desenvolvimento, defendendo que ela propicia a obtenção de resultados valiosos que podem ser utilizados para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Propõe a integração da técnica aos processos de planejamento bibliotecário.Universidade Estadual de Londrina1999-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/165310.5433/1981-8920.1999v4n2p95Informação & Informação; v. 4 n. 2 (1999); 95-1041981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1653/1405Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeitão, Barbara JuliaVergueiro, WaldomiroVergueiro, Waldomiro de Castro Santos2022-03-30T12:14:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1653Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2022-03-30T12:14:48Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USP |
title |
A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USP |
spellingShingle |
A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USP Leitão, Barbara Julia Bibliotecas Planejamento Grupo de foco Usuários Entrevista Grupo de foco Grupo de foco |
title_short |
A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USP |
title_full |
A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USP |
title_fullStr |
A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USP |
title_full_unstemmed |
A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USP |
title_sort |
A utilização do grupo de foco para a avaliação da opinião dos clientes: a experiência do serviço de biblioteca e documentação da ECA/USP |
author |
Leitão, Barbara Julia |
author_facet |
Leitão, Barbara Julia Vergueiro, Waldomiro Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos |
author_role |
author |
author2 |
Vergueiro, Waldomiro Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Barbara Julia Vergueiro, Waldomiro Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas Planejamento Grupo de foco Usuários Entrevista Grupo de foco Grupo de foco |
topic |
Bibliotecas Planejamento Grupo de foco Usuários Entrevista Grupo de foco Grupo de foco |
description |
Discute a técnica de entrevista por grupo de foco e sua utilização em ambientes de serviço de informação, partindo da literatura internacional sobre o tema. Descreve e analisa experiência, realizada na biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, utilizando essa técnica de pesquisa qualitativa. Procura demonstrar sua viabilidade para bibliotecas acadêmicas de países em desenvolvimento, defendendo que ela propicia a obtenção de resultados valiosos que podem ser utilizados para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Propõe a integração da técnica aos processos de planejamento bibliotecário. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1653 10.5433/1981-8920.1999v4n2p95 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1653 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.1999v4n2p95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1653/1405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 4 n. 2 (1999); 95-104 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1799305981939679232 |