Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17394 |
Resumo: | Introdução: Defende o vínculo teórico entre as práticas de citação e as teorias sobre memória coletiva, com vistas ao fortalecimento das relações entre a Ciência da Informação e a Memória Social.Objetivo: O objetivo do trabalho é discutir sobre as aproximações epistemológicas entre as práticas sociais de citação e as teorias sobre memória coletiva, sob a ótica do paradigma social da Ciência da Informação.Metodologia: Revisa a literatura sobre as dimensões cognitiva e social das práticas de citação inseridas nos domínios da Comunicação Científica.Resultados: Relaciona as práticas de citação e a perspectiva teórica da memória coletiva proposta por Halbwasch, conformando-as no discurso sociocognitivista da Ciência da Informação para fins de formação e manutenção do arquivo das ciências.Conclusão: A demarcação dos vínculos evidenciou a necessidade de ampliação da discussão sobre as práticas de citação no tocante aos construtos teóricos que deem conta do processo histórico que conduzem à produção de conhecimentos, para fins de visualização da lógica científica. |
id |
UEL-8_a2369812ab31409d5db342a16ed62d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17394 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação?Práticas de citaçãoMemória coletivaCiência da InformaçãoMemória SocialCitaçãomemória e conhecimentoIntrodução: Defende o vínculo teórico entre as práticas de citação e as teorias sobre memória coletiva, com vistas ao fortalecimento das relações entre a Ciência da Informação e a Memória Social.Objetivo: O objetivo do trabalho é discutir sobre as aproximações epistemológicas entre as práticas sociais de citação e as teorias sobre memória coletiva, sob a ótica do paradigma social da Ciência da Informação.Metodologia: Revisa a literatura sobre as dimensões cognitiva e social das práticas de citação inseridas nos domínios da Comunicação Científica.Resultados: Relaciona as práticas de citação e a perspectiva teórica da memória coletiva proposta por Halbwasch, conformando-as no discurso sociocognitivista da Ciência da Informação para fins de formação e manutenção do arquivo das ciências.Conclusão: A demarcação dos vínculos evidenciou a necessidade de ampliação da discussão sobre as práticas de citação no tocante aos construtos teóricos que deem conta do processo histórico que conduzem à produção de conhecimentos, para fins de visualização da lógica científica.Universidade Estadual de Londrina2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1739410.5433/1981-8920.2014v19n3p242Informação & Informação; v. 19 n. 3 (2014); 242 - 2571981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17394/pdf_39Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Murilo Artur Araújo daCaregnato, Sônia ElisaBufrem, Leilah Santiago2020-06-03T20:33:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17394Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:33:19Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação? |
title |
Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação? |
spellingShingle |
Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação? Silveira, Murilo Artur Araújo da Práticas de citação Memória coletiva Ciência da Informação Memória Social Citação memória e conhecimento |
title_short |
Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação? |
title_full |
Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação? |
title_fullStr |
Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação? |
title_full_unstemmed |
Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação? |
title_sort |
Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação? |
author |
Silveira, Murilo Artur Araújo da |
author_facet |
Silveira, Murilo Artur Araújo da Caregnato, Sônia Elisa Bufrem, Leilah Santiago |
author_role |
author |
author2 |
Caregnato, Sônia Elisa Bufrem, Leilah Santiago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Murilo Artur Araújo da Caregnato, Sônia Elisa Bufrem, Leilah Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de citação Memória coletiva Ciência da Informação Memória Social Citação memória e conhecimento |
topic |
Práticas de citação Memória coletiva Ciência da Informação Memória Social Citação memória e conhecimento |
description |
Introdução: Defende o vínculo teórico entre as práticas de citação e as teorias sobre memória coletiva, com vistas ao fortalecimento das relações entre a Ciência da Informação e a Memória Social.Objetivo: O objetivo do trabalho é discutir sobre as aproximações epistemológicas entre as práticas sociais de citação e as teorias sobre memória coletiva, sob a ótica do paradigma social da Ciência da Informação.Metodologia: Revisa a literatura sobre as dimensões cognitiva e social das práticas de citação inseridas nos domínios da Comunicação Científica.Resultados: Relaciona as práticas de citação e a perspectiva teórica da memória coletiva proposta por Halbwasch, conformando-as no discurso sociocognitivista da Ciência da Informação para fins de formação e manutenção do arquivo das ciências.Conclusão: A demarcação dos vínculos evidenciou a necessidade de ampliação da discussão sobre as práticas de citação no tocante aos construtos teóricos que deem conta do processo histórico que conduzem à produção de conhecimentos, para fins de visualização da lógica científica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17394 10.5433/1981-8920.2014v19n3p242 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17394 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2014v19n3p242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17394/pdf_39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 19 n. 3 (2014); 242 - 257 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1799305983777832960 |