Os termos relativos ao segmento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) no contexto das Linguagens Documentárias
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
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Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1724 |
Resumo: | Este artigo sintetiza uma monografia de conclusão de curso que investiga a importância das palavras relativas à experiência de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. A reflexão tem início com estudos sobre a formação da linguagem e de sua importância para a integração humana à cultura, diferenciando a linguagem natural da linguagem documentária através da compreensão sobre o processo de formação das LDs e do reconhecimento de seu poder ideológico. Na seqüência, dedica-se a recuperar o uso de termos relacionados a sexo e gênero no decorrer da história e à apresentação dos sistemas organizados por Dewey e Cutter (CDD e LCSH). Neste ponto, é feita uma análise sobre como esses sistemas sustentavam discursos produzidos pela autoridade científica, no primeiro caso, e, no segundo, pela imposição de padrões culturais relativos ao público majoritário e cujas características incapacitaram esses sistemas de atender a segmentos sociais mais específicos. Finalmente, a reflexão destaca as mudanças provocadas por sujeitos políticos que, aliados aos bibliotecários, ganharam espaço nos anos sessenta e que reconheceram a importância da guarda de materiais, de centros de documentação, como a necessidade de novas linguagens para atender ao público GLBT, dando origem a um novo campo de estudos sobre a análise da documentação. |
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Os termos relativos ao segmento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) no contexto das Linguagens DocumentáriasHomossexualidadeLinguagens documentáriasEste artigo sintetiza uma monografia de conclusão de curso que investiga a importância das palavras relativas à experiência de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. A reflexão tem início com estudos sobre a formação da linguagem e de sua importância para a integração humana à cultura, diferenciando a linguagem natural da linguagem documentária através da compreensão sobre o processo de formação das LDs e do reconhecimento de seu poder ideológico. Na seqüência, dedica-se a recuperar o uso de termos relacionados a sexo e gênero no decorrer da história e à apresentação dos sistemas organizados por Dewey e Cutter (CDD e LCSH). Neste ponto, é feita uma análise sobre como esses sistemas sustentavam discursos produzidos pela autoridade científica, no primeiro caso, e, no segundo, pela imposição de padrões culturais relativos ao público majoritário e cujas características incapacitaram esses sistemas de atender a segmentos sociais mais específicos. Finalmente, a reflexão destaca as mudanças provocadas por sujeitos políticos que, aliados aos bibliotecários, ganharam espaço nos anos sessenta e que reconheceram a importância da guarda de materiais, de centros de documentação, como a necessidade de novas linguagens para atender ao público GLBT, dando origem a um novo campo de estudos sobre a análise da documentação.Universidade Estadual de Londrina2004-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/172410.5433/1981-8920.2004v9n1-2p33Informação & Informação; v. 9 n. 1-2 (2004); 33-471981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1724/1475Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Claudio Roberto daLara, Marilda Lopes Ginez de2020-06-03T20:16:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1724Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:16:25Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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