Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2196
Resumo: O uso combinado dos sistemas de etiquetagem social (social tagging), da personalização tecnológica bem como do funcionamento colaborativo em redes sociais trouxe novos desafios à organização e à recuperação da informação contemporânea em ambientes colaborativos virtuais. Esses desafios estão, sobretudo, na alteração da mediação na organização e acesso à informação, hoje exercida e compartilhada de modo dinâmico pelos usuários finais por meio de um conjunto de camadas tecnológicas.  Neste artigo, analisam-se as implicações sociais e técnicas dos fatores intervenientes, notadamente as folksonomias e a personalização tecnológica, na organização da informação e do conhecimento em ambientes colaborativos. Sistematizam-se os acordos estabelecidos nos processos de organização da informação e recuperação da informação em ambientes colaborativos abertos. Apresentam-se os conceitos de identidade informacional, ambientes virtuais de trocas e culturas informacionais e o conceito de cultura classificatória (tagging literacy) que compreende as questões do usuário, na condição de ator principal na especificação de necessidades informacionais.   
id UEL-8_aabd72c49da9f82d95456a3c349ee7c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2196
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais.Organização da InformaçãoCompetência ClassificatóriaFolksonomiasRedes SociaisAmbientes Colaborativos.O uso combinado dos sistemas de etiquetagem social (social tagging), da personalização tecnológica bem como do funcionamento colaborativo em redes sociais trouxe novos desafios à organização e à recuperação da informação contemporânea em ambientes colaborativos virtuais. Esses desafios estão, sobretudo, na alteração da mediação na organização e acesso à informação, hoje exercida e compartilhada de modo dinâmico pelos usuários finais por meio de um conjunto de camadas tecnológicas.  Neste artigo, analisam-se as implicações sociais e técnicas dos fatores intervenientes, notadamente as folksonomias e a personalização tecnológica, na organização da informação e do conhecimento em ambientes colaborativos. Sistematizam-se os acordos estabelecidos nos processos de organização da informação e recuperação da informação em ambientes colaborativos abertos. Apresentam-se os conceitos de identidade informacional, ambientes virtuais de trocas e culturas informacionais e o conceito de cultura classificatória (tagging literacy) que compreende as questões do usuário, na condição de ator principal na especificação de necessidades informacionais.   Universidade Estadual de Londrina2009-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/219610.5433/1981-8920.2009v14n1espp25Informação & Informação; v. 14 n. 1esp (2009); 25-451981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2196/3217Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Maria Aparecida2015-07-02T11:56:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2196Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-07-02T11:56:52Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.
Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais.
title Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.
spellingShingle Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.
Moura, Maria Aparecida
Organização da Informação
Competência Classificatória
Folksonomias
Redes Sociais
Ambientes Colaborativos.
title_short Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.
title_full Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.
title_fullStr Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.
title_full_unstemmed Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.
title_sort Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.
author Moura, Maria Aparecida
author_facet Moura, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Organização da Informação
Competência Classificatória
Folksonomias
Redes Sociais
Ambientes Colaborativos.
topic Organização da Informação
Competência Classificatória
Folksonomias
Redes Sociais
Ambientes Colaborativos.
description O uso combinado dos sistemas de etiquetagem social (social tagging), da personalização tecnológica bem como do funcionamento colaborativo em redes sociais trouxe novos desafios à organização e à recuperação da informação contemporânea em ambientes colaborativos virtuais. Esses desafios estão, sobretudo, na alteração da mediação na organização e acesso à informação, hoje exercida e compartilhada de modo dinâmico pelos usuários finais por meio de um conjunto de camadas tecnológicas.  Neste artigo, analisam-se as implicações sociais e técnicas dos fatores intervenientes, notadamente as folksonomias e a personalização tecnológica, na organização da informação e do conhecimento em ambientes colaborativos. Sistematizam-se os acordos estabelecidos nos processos de organização da informação e recuperação da informação em ambientes colaborativos abertos. Apresentam-se os conceitos de identidade informacional, ambientes virtuais de trocas e culturas informacionais e o conceito de cultura classificatória (tagging literacy) que compreende as questões do usuário, na condição de ator principal na especificação de necessidades informacionais.   
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2196
10.5433/1981-8920.2009v14n1espp25
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2196
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2009v14n1espp25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2196/3217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 14 n. 1esp (2009); 25-45
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1776751392774422528