Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Deborah Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Escobar, Leandro Fabian Almeida, Tsunoda, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16532
Resumo: Introdução: A Mineração de Dados representa uma alternativa para apoiar a decisório, mas não constitui prática regular nas atividades da Saúde. Objetivo: Revisar a literatura, identificando pontos de atenção na utilização da Mineração de Dados na área da Saúde. Metodologia: Os pontos de atenção foram obtidos mediante a análise de publicações em periódicos, sistematizados em quadros de referência cruzada e foram descobertas de regras associação e respectivas exceções. Resultados: Foram identificados 14 pontos, formando um conjunto de dados dos quais obtiveram-se 345 regras gerais e respectivas exceções. Os pontos mais citados são “previsão de eventos” e “auxílio ao planejamento” e os menos citados são “apropriação de protocolo específico” e “detecção de padrões em tempo real”. Percebe-se associação entre o “auxilio ao planejamento” e a “não detecção de padrões em tempo real”. Exceção ocorre, quando o “auxilio ao planejamento” é citado juntamente com “explicações causais”, associando-se à “detecção de padrões em tempo real”. Conclusões: Os pontos de atenção indicam critérios para a adoção da Mineração de Dados na Saúde. Destaca-se “explicações causais” que, citado em 8 artigos, determina exceções nas associações entre os demais pontos, indicando que a seleção da tarefa de mineração passa pela adequação às expectativas dos usuários.
id UEL-8_ccedc9c98aed8e6a5759df29bb9ceaf3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16532
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da SaúdeMineração de Dados. Saúde. Pontos de atençãoIntrodução: A Mineração de Dados representa uma alternativa para apoiar a decisório, mas não constitui prática regular nas atividades da Saúde. Objetivo: Revisar a literatura, identificando pontos de atenção na utilização da Mineração de Dados na área da Saúde. Metodologia: Os pontos de atenção foram obtidos mediante a análise de publicações em periódicos, sistematizados em quadros de referência cruzada e foram descobertas de regras associação e respectivas exceções. Resultados: Foram identificados 14 pontos, formando um conjunto de dados dos quais obtiveram-se 345 regras gerais e respectivas exceções. Os pontos mais citados são “previsão de eventos” e “auxílio ao planejamento” e os menos citados são “apropriação de protocolo específico” e “detecção de padrões em tempo real”. Percebe-se associação entre o “auxilio ao planejamento” e a “não detecção de padrões em tempo real”. Exceção ocorre, quando o “auxilio ao planejamento” é citado juntamente com “explicações causais”, associando-se à “detecção de padrões em tempo real”. Conclusões: Os pontos de atenção indicam critérios para a adoção da Mineração de Dados na Saúde. Destaca-se “explicações causais” que, citado em 8 artigos, determina exceções nas associações entre os demais pontos, indicando que a seleção da tarefa de mineração passa pela adequação às expectativas dos usuários.Universidade Estadual de Londrina2014-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1653210.5433/1981-8920.2014v19n1p249Informação & Informação; v. 19 n. 1 (2014); 249-2721981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16532/14216Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Deborah RibeiroEscobar, Leandro Fabian AlmeidaTsunoda, Denise2014-04-10T14:04:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16532Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2014-04-10T14:04:24Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde
title Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde
spellingShingle Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde
Carvalho, Deborah Ribeiro
Mineração de Dados. Saúde. Pontos de atenção
title_short Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde
title_full Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde
title_fullStr Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde
title_full_unstemmed Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde
title_sort Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde
author Carvalho, Deborah Ribeiro
author_facet Carvalho, Deborah Ribeiro
Escobar, Leandro Fabian Almeida
Tsunoda, Denise
author_role author
author2 Escobar, Leandro Fabian Almeida
Tsunoda, Denise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Deborah Ribeiro
Escobar, Leandro Fabian Almeida
Tsunoda, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração de Dados. Saúde. Pontos de atenção
topic Mineração de Dados. Saúde. Pontos de atenção
description Introdução: A Mineração de Dados representa uma alternativa para apoiar a decisório, mas não constitui prática regular nas atividades da Saúde. Objetivo: Revisar a literatura, identificando pontos de atenção na utilização da Mineração de Dados na área da Saúde. Metodologia: Os pontos de atenção foram obtidos mediante a análise de publicações em periódicos, sistematizados em quadros de referência cruzada e foram descobertas de regras associação e respectivas exceções. Resultados: Foram identificados 14 pontos, formando um conjunto de dados dos quais obtiveram-se 345 regras gerais e respectivas exceções. Os pontos mais citados são “previsão de eventos” e “auxílio ao planejamento” e os menos citados são “apropriação de protocolo específico” e “detecção de padrões em tempo real”. Percebe-se associação entre o “auxilio ao planejamento” e a “não detecção de padrões em tempo real”. Exceção ocorre, quando o “auxilio ao planejamento” é citado juntamente com “explicações causais”, associando-se à “detecção de padrões em tempo real”. Conclusões: Os pontos de atenção indicam critérios para a adoção da Mineração de Dados na Saúde. Destaca-se “explicações causais” que, citado em 8 artigos, determina exceções nas associações entre os demais pontos, indicando que a seleção da tarefa de mineração passa pela adequação às expectativas dos usuários.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16532
10.5433/1981-8920.2014v19n1p249
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16532
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2014v19n1p249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16532/14216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 19 n. 1 (2014); 249-272
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305983755812864