A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
DOI: | 10.5433/1981-8920.2017v22n3p535 |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250 |
Resumo: | A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe. |
id |
UEL-8_e95679a512dcc7e2d78e97fb1fc43f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28250 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
spelling |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamentoGestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA.A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.Universidade Estadual de Londrina2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2825010.5433/1981-8920.2017v22n3p535Informação & Informação; v. 22 n. 3 (2017); 535-5551981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250/22746Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, TatianaSilva, Wanessa Caroline daPinto, Marli Dias De SouzaAlves, Maria Bernardete MartinsBem, Roberta Moraes de2017-12-31T20:33:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28250Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-12-31T20:33:25Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
spellingShingle |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento Rossi, Tatiana Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA. Rossi, Tatiana Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA. |
title_short |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title_full |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title_fullStr |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title_full_unstemmed |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title_sort |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
author |
Rossi, Tatiana |
author_facet |
Rossi, Tatiana Rossi, Tatiana Silva, Wanessa Caroline da Pinto, Marli Dias De Souza Alves, Maria Bernardete Martins Bem, Roberta Moraes de Silva, Wanessa Caroline da Pinto, Marli Dias De Souza Alves, Maria Bernardete Martins Bem, Roberta Moraes de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Wanessa Caroline da Pinto, Marli Dias De Souza Alves, Maria Bernardete Martins Bem, Roberta Moraes de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Tatiana Silva, Wanessa Caroline da Pinto, Marli Dias De Souza Alves, Maria Bernardete Martins Bem, Roberta Moraes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA. |
topic |
Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA. |
description |
A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250 10.5433/1981-8920.2017v22n3p535 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2017v22n3p535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250/22746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 22 n. 3 (2017); 535-555 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1822182852553342977 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5433/1981-8920.2017v22n3p535 |