A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Tatiana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Wanessa Caroline da, Pinto, Marli Dias De Souza, Alves, Maria Bernardete Martins, Bem, Roberta Moraes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
DOI: 10.5433/1981-8920.2017v22n3p535
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250
Resumo: A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.
id UEL-8_e95679a512dcc7e2d78e97fb1fc43f8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28250
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
spelling A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamentoGestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA.A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.Universidade Estadual de Londrina2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2825010.5433/1981-8920.2017v22n3p535Informação & Informação; v. 22 n. 3 (2017); 535-5551981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250/22746Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, TatianaSilva, Wanessa Caroline daPinto, Marli Dias De SouzaAlves, Maria Bernardete MartinsBem, Roberta Moraes de2017-12-31T20:33:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28250Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-12-31T20:33:25Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
spellingShingle A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
Rossi, Tatiana
Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA.
Rossi, Tatiana
Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA.
title_short A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title_full A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title_fullStr A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title_full_unstemmed A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title_sort A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
author Rossi, Tatiana
author_facet Rossi, Tatiana
Rossi, Tatiana
Silva, Wanessa Caroline da
Pinto, Marli Dias De Souza
Alves, Maria Bernardete Martins
Bem, Roberta Moraes de
Silva, Wanessa Caroline da
Pinto, Marli Dias De Souza
Alves, Maria Bernardete Martins
Bem, Roberta Moraes de
author_role author
author2 Silva, Wanessa Caroline da
Pinto, Marli Dias De Souza
Alves, Maria Bernardete Martins
Bem, Roberta Moraes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Tatiana
Silva, Wanessa Caroline da
Pinto, Marli Dias De Souza
Alves, Maria Bernardete Martins
Bem, Roberta Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA.
topic Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA.
description A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250
10.5433/1981-8920.2017v22n3p535
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2017v22n3p535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28250/22746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 22 n. 3 (2017); 535-555
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1822182852553342977
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5433/1981-8920.2017v22n3p535