A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Henriette Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994
Resumo: Introdução: Aborda a mediação da informação a partir do seu objetivo implícito de atuar no desenvolvimento do protagonismo social.Objetivo: Ampliar o debate e as reflexões em torno das dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.Metodologia: Caracteriza-se como estudo bibliográfico a partir da associação de obras que focalizam as temáticas consciência, estética, educação e ética, com outras já adotadas na literatura da área para tratar da mediação da informação.Resultados: As dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação se apresentam como tópicos temáticos para o aprofundamento dos estudos da área.Conclusões: A mediação da informação caracteriza-se como uma ação dependente do processo dialógico e do nível de conscientização do mediador quanto ao seu próprio papel protagonista. Assim, o estudo dessas dimensões pode fazer avançar o aporte teórico para o desenvolvimento de novas experiências no âmbito da ação mediadora do acesso, uso e apropriação a informação, voltada à formação do protagonismo social.
id UEL-8_f4f1d7603d4acfa59e91f32f2087bae4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19994
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo.Introdução: Aborda a mediação da informação a partir do seu objetivo implícito de atuar no desenvolvimento do protagonismo social.Objetivo: Ampliar o debate e as reflexões em torno das dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.Metodologia: Caracteriza-se como estudo bibliográfico a partir da associação de obras que focalizam as temáticas consciência, estética, educação e ética, com outras já adotadas na literatura da área para tratar da mediação da informação.Resultados: As dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação se apresentam como tópicos temáticos para o aprofundamento dos estudos da área.Conclusões: A mediação da informação caracteriza-se como uma ação dependente do processo dialógico e do nível de conscientização do mediador quanto ao seu próprio papel protagonista. Assim, o estudo dessas dimensões pode fazer avançar o aporte teórico para o desenvolvimento de novas experiências no âmbito da ação mediadora do acesso, uso e apropriação a informação, voltada à formação do protagonismo social.Universidade Estadual de Londrina2014-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1999410.5433/1981-8920.2014v19n2p46Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 46-591981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/19090Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Henriette Ferreira2017-06-29T17:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19994Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-06-29T17:23:38Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
title A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
spellingShingle A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
Gomes, Henriette Ferreira
Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo.
title_short A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
title_full A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
title_fullStr A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
title_full_unstemmed A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
title_sort A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
author Gomes, Henriette Ferreira
author_facet Gomes, Henriette Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Henriette Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo.
topic Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo.
description Introdução: Aborda a mediação da informação a partir do seu objetivo implícito de atuar no desenvolvimento do protagonismo social.Objetivo: Ampliar o debate e as reflexões em torno das dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.Metodologia: Caracteriza-se como estudo bibliográfico a partir da associação de obras que focalizam as temáticas consciência, estética, educação e ética, com outras já adotadas na literatura da área para tratar da mediação da informação.Resultados: As dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação se apresentam como tópicos temáticos para o aprofundamento dos estudos da área.Conclusões: A mediação da informação caracteriza-se como uma ação dependente do processo dialógico e do nível de conscientização do mediador quanto ao seu próprio papel protagonista. Assim, o estudo dessas dimensões pode fazer avançar o aporte teórico para o desenvolvimento de novas experiências no âmbito da ação mediadora do acesso, uso e apropriação a informação, voltada à formação do protagonismo social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994
10.5433/1981-8920.2014v19n2p46
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2014v19n2p46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/19090
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 46-59
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305983857524736