A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994 |
Resumo: | Introdução: Aborda a mediação da informação a partir do seu objetivo implícito de atuar no desenvolvimento do protagonismo social.Objetivo: Ampliar o debate e as reflexões em torno das dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.Metodologia: Caracteriza-se como estudo bibliográfico a partir da associação de obras que focalizam as temáticas consciência, estética, educação e ética, com outras já adotadas na literatura da área para tratar da mediação da informação.Resultados: As dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação se apresentam como tópicos temáticos para o aprofundamento dos estudos da área.Conclusões: A mediação da informação caracteriza-se como uma ação dependente do processo dialógico e do nível de conscientização do mediador quanto ao seu próprio papel protagonista. Assim, o estudo dessas dimensões pode fazer avançar o aporte teórico para o desenvolvimento de novas experiências no âmbito da ação mediadora do acesso, uso e apropriação a informação, voltada à formação do protagonismo social. |
id |
UEL-8_f4f1d7603d4acfa59e91f32f2087bae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19994 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo.Introdução: Aborda a mediação da informação a partir do seu objetivo implícito de atuar no desenvolvimento do protagonismo social.Objetivo: Ampliar o debate e as reflexões em torno das dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.Metodologia: Caracteriza-se como estudo bibliográfico a partir da associação de obras que focalizam as temáticas consciência, estética, educação e ética, com outras já adotadas na literatura da área para tratar da mediação da informação.Resultados: As dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação se apresentam como tópicos temáticos para o aprofundamento dos estudos da área.Conclusões: A mediação da informação caracteriza-se como uma ação dependente do processo dialógico e do nível de conscientização do mediador quanto ao seu próprio papel protagonista. Assim, o estudo dessas dimensões pode fazer avançar o aporte teórico para o desenvolvimento de novas experiências no âmbito da ação mediadora do acesso, uso e apropriação a informação, voltada à formação do protagonismo social.Universidade Estadual de Londrina2014-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1999410.5433/1981-8920.2014v19n2p46Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 46-591981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/19090Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Henriette Ferreira2017-06-29T17:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19994Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-06-29T17:23:38Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. |
title |
A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. |
spellingShingle |
A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Gomes, Henriette Ferreira Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo. |
title_short |
A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. |
title_full |
A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. |
title_fullStr |
A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. |
title_full_unstemmed |
A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. |
title_sort |
A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. |
author |
Gomes, Henriette Ferreira |
author_facet |
Gomes, Henriette Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Henriette Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo. |
topic |
Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo. |
description |
Introdução: Aborda a mediação da informação a partir do seu objetivo implícito de atuar no desenvolvimento do protagonismo social.Objetivo: Ampliar o debate e as reflexões em torno das dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.Metodologia: Caracteriza-se como estudo bibliográfico a partir da associação de obras que focalizam as temáticas consciência, estética, educação e ética, com outras já adotadas na literatura da área para tratar da mediação da informação.Resultados: As dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação se apresentam como tópicos temáticos para o aprofundamento dos estudos da área.Conclusões: A mediação da informação caracteriza-se como uma ação dependente do processo dialógico e do nível de conscientização do mediador quanto ao seu próprio papel protagonista. Assim, o estudo dessas dimensões pode fazer avançar o aporte teórico para o desenvolvimento de novas experiências no âmbito da ação mediadora do acesso, uso e apropriação a informação, voltada à formação do protagonismo social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994 10.5433/1981-8920.2014v19n2p46 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2014v19n2p46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/19090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 46-59 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1799305983857524736 |