Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rovilson José da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15390
Resumo: Introdução: Aborda a formação de leitores na escola de Anos Iniciais do ensino fundamental e propõe a integração entre o projeto pedagógico escolar, o grupo docente, as práticas de leitura e a biblioteca da escola.Objetivo: Analisar as premissas básicas para se formar leitores na escola.Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com base em revisão de literatura acerca do assunto.Resultados: São apresentados elementos iniciais que podem servir de reflexão e estruturação de projeto para formação de leitores em qualquer escola.Conclusões: Formar leitores na escola consiste numa conjuntura de procedimentos e ações pedagógicas, realizados em concomitância, entre o uso orientado e livre da biblioteca, o empréstimo de livros e momentos de ouvir histórias e conversar sobre elas
id UEL-8_fc14193b54eb30d344739fdc3d899329
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15390
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediaçãoFormação de leitores nos Anos IniciaisMediador de leituraBiblioteca escolarIntrodução: Aborda a formação de leitores na escola de Anos Iniciais do ensino fundamental e propõe a integração entre o projeto pedagógico escolar, o grupo docente, as práticas de leitura e a biblioteca da escola.Objetivo: Analisar as premissas básicas para se formar leitores na escola.Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com base em revisão de literatura acerca do assunto.Resultados: São apresentados elementos iniciais que podem servir de reflexão e estruturação de projeto para formação de leitores em qualquer escola.Conclusões: Formar leitores na escola consiste numa conjuntura de procedimentos e ações pedagógicas, realizados em concomitância, entre o uso orientado e livre da biblioteca, o empréstimo de livros e momentos de ouvir histórias e conversar sobre elasUniversidade Estadual de Londrina2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1539010.5433/1981-8920.2015v20n3p487Informação & Informação; v. 20 n. 3 (2015); 487 - 5061981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15390/17677Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rovilson José da2015-12-21T22:34:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15390Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-12-21T22:34:02Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação
title Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação
spellingShingle Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação
Silva, Rovilson José da
Formação de leitores nos Anos Iniciais
Mediador de leitura
Biblioteca escolar
title_short Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação
title_full Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação
title_fullStr Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação
title_full_unstemmed Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação
title_sort Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação
author Silva, Rovilson José da
author_facet Silva, Rovilson José da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rovilson José da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores nos Anos Iniciais
Mediador de leitura
Biblioteca escolar
topic Formação de leitores nos Anos Iniciais
Mediador de leitura
Biblioteca escolar
description Introdução: Aborda a formação de leitores na escola de Anos Iniciais do ensino fundamental e propõe a integração entre o projeto pedagógico escolar, o grupo docente, as práticas de leitura e a biblioteca da escola.Objetivo: Analisar as premissas básicas para se formar leitores na escola.Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com base em revisão de literatura acerca do assunto.Resultados: São apresentados elementos iniciais que podem servir de reflexão e estruturação de projeto para formação de leitores em qualquer escola.Conclusões: Formar leitores na escola consiste numa conjuntura de procedimentos e ações pedagógicas, realizados em concomitância, entre o uso orientado e livre da biblioteca, o empréstimo de livros e momentos de ouvir histórias e conversar sobre elas
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15390
10.5433/1981-8920.2015v20n3p487
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15390
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2015v20n3p487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15390/17677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 20 n. 3 (2015); 487 - 506
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305983717015552