Capacidade para o trabalho e Síndrome de Burnout em docentes do Curso de Fisioterapia da cidade de Londrina-PR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13676 |
Resumo: | Resumo: Objetivo: analisar fatores associados à capacidade para o trabalho e à percepção de burnout entre docentes fisioterapeutas das instituições de ensino superior (IES) da cidade de Londrina-Pr Método: Foi realizado estudo transversal com população composta de 71 professores do curso de Fisioterapia Para a avaliação dos profissionais, foram utilizados três instrumentos: questionário com características sociodemográficas e profissionais; o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) e o Maslach Burnout Inventory (MBI–ED) Os instrumentos foram autoaplicados e posteriormente inseridos no banco de dados Para análise descritiva utilizou-se o programa SPSS 2, tendo estabelecido um intervalo de confiança de 95% e nível de significância de p<,5 Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para análise da estatística descritiva e para análise multivariada foi realizada a Regressão de Poisson Neste modelo, adotou-se como variáveis independentes as características sócio demográficas e características profissionais Foram apresentadas razões de prevalência não ajustadas (após análise bivariada) e ajustadas, como resultado no modelo final Resultado: dos 71 professores de todas as IES da cidade, 5 foram excluídos e 58 devolveram os questionários Quanto aos domínios do burnout encontrou-se em 25,8% dos educadores altos escores no domínio realização profissional, seguido pela alta exaustão emocional em 22,4% e pela despersonalização em 1,3% Foi identificada associação entre o estado civil com a síndrome de burnout no domínio realização profissional e entre o tipo de instituição em que trabalha no domínio exaustão emocional assim como no ICT Correlacionando o MBI-ED com o ICT foi encontrada significância nos domínios exaustão emocional (r=-,42, p <,1) e despersonalização (r= -,28, p= ,2) identificando que quanto menor a exaustão emocional e a despersonalização maior a CT Conclusão: O estudo revela a necessidade de monitoramento do estado de saúde física e mental e da CT dos professores, a fim de identificar alterações precocemente e implementar medidas preventivas |
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Capacidade para o trabalho e Síndrome de Burnout em docentes do Curso de Fisioterapia da cidade de Londrina-PRAvaliação da capacidade de trabalhoBurnout (Psicologia)Stress ocupacionalProfessoresFisioterapeutasWork capacity evaluationBurn out (Psychology)TeachersJob stressResumo: Objetivo: analisar fatores associados à capacidade para o trabalho e à percepção de burnout entre docentes fisioterapeutas das instituições de ensino superior (IES) da cidade de Londrina-Pr Método: Foi realizado estudo transversal com população composta de 71 professores do curso de Fisioterapia Para a avaliação dos profissionais, foram utilizados três instrumentos: questionário com características sociodemográficas e profissionais; o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) e o Maslach Burnout Inventory (MBI–ED) Os instrumentos foram autoaplicados e posteriormente inseridos no banco de dados Para análise descritiva utilizou-se o programa SPSS 2, tendo estabelecido um intervalo de confiança de 95% e nível de significância de p<,5 Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para análise da estatística descritiva e para análise multivariada foi realizada a Regressão de Poisson Neste modelo, adotou-se como variáveis independentes as características sócio demográficas e características profissionais Foram apresentadas razões de prevalência não ajustadas (após análise bivariada) e ajustadas, como resultado no modelo final Resultado: dos 71 professores de todas as IES da cidade, 5 foram excluídos e 58 devolveram os questionários Quanto aos domínios do burnout encontrou-se em 25,8% dos educadores altos escores no domínio realização profissional, seguido pela alta exaustão emocional em 22,4% e pela despersonalização em 1,3% Foi identificada associação entre o estado civil com a síndrome de burnout no domínio realização profissional e entre o tipo de instituição em que trabalha no domínio exaustão emocional assim como no ICT Correlacionando o MBI-ED com o ICT foi encontrada significância nos domínios exaustão emocional (r=-,42, p <,1) e despersonalização (r= -,28, p= ,2) identificando que quanto menor a exaustão emocional e a despersonalização maior a CT Conclusão: O estudo revela a necessidade de monitoramento do estado de saúde física e mental e da CT dos professores, a fim de identificar alterações precocemente e implementar medidas preventivasDissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoAbstract: Aim: To examine factors associated with work ability and perception of burnout among teachers physiotherapists of higher education institutions (HEIs) in the city of Londrina-Pr Methods: We conducted a cross-sectional study where the population was composed of 71 teachers physiotherapists To evaluate the professional three instruments were used: questionnaire with sociodemographic characteristics and professionals; Index Capacity for Work (ICT) and the Maslach Burnout Inventory (MBI-ED) The instruments were self applied and subsequently entered into the database For descriptive analysis used the SPSS 2, having established a confidence interval of 95% and a significance level of p <5 We used the Shapiro-Wilk test for analysis of descriptive statistics and multivariate analysis was performed Poisson regression In this model, adopted as independent variables the socio demographic and professional characteristics Were presented unadjusted prevalence ratios (after bivariate) and adjusted as a result in the final model Result: the 71 teachers of all higher education institutions, 5 were excluded and 58 returned the questionnaires For the domains of burnout was found in 258% of the teachers have high professional achievement scores in the field, followed by high emotional exhaustion in 224% and 13% in the depersonalization of teachers Association was found between marital status with burnout in the field job satisfaction and between the type of institution of work and the field emotional exhaustion in ICT Correlating the MBI-ED with ICT was found significance in the areas of emotional exhaustion (r = -42, p <1) and depersonalization (r = -28, p = 2) identifying that the lower the emotional exhaustion and depersonalization largest CT;Trelha, Celita Salmaso [Orientador]Fernandes, Karen Barros ParronWalsh, Isabel Aparecida Porcatti deGrott, Mariana Goeldner2024-05-01T14:17:19Z2024-05-01T14:17:19Z2013.0027.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13676porMestradoCiências da ReabilitaçãoCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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