O uso do dicionário escolar como mediador das práticas discursivas de alunos do ensino fundamental

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Autor(a) principal: Bolzan, Rosane Maria
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13789
Resumo: Resumo: Esta pesquisa é de natureza empírica, de cunho qualitativo-interpretativo, além de configurar-se como colaborativa Tem por objetivo geral apresentar o dicionário como instrumento didático-pedagógico, acentuando-lhe o caráter social e interativo nas produções textuais Utilizaram-se pressupostos teóricos advindos de estudos da Lexicografia e da Metalexicografia pedagógica, de autores como Hartmann e James (1998), Svensén (29), Rey-Debove (1971, 1984, 1997), Lara (24), Martínez de Sousa (29) e Maldonado (28), cujas abordagens reverberam no Brasil com Welker (26, 28, 211), Krieger (26, 27, 211), Biderman (1981, 21, 23), Borba (23), Bugueño Miranda (27), Pontes (26, 21), Rangel e Bagno (26), Corrêa (211), Coroa, (211), entre outros estudiosos da área e da Linguística aplicada Trata-se de um estudo que aborda três polos: dicionários escolares, professores e alunos A pesquisa foi concretizada em dois momentos complementares: no primeiro, tendo o objetivo de mediar a prática pedagógica com o uso adequado de dicionários escolares como integrantes das práticas discursivas, promoveu-se um Curso de formação para professores que atuavam na rede municipal (Garopaba/SC) e no Ensino Fundamental As respostas ao questionário aplicado aos docentes apontaram que os dicionários eram pouco ou nada utilizados como ferramentas de consulta em sala de aula e que eram ferramentas didáticas estranhas ao trabalho diário em sala de aula No segundo momento, objetivou-se investigar os efeitos da mediação de dicionários escolares no incremento de produções textuais de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Acompanharam-se duas turmas regidas por professores diferentes Na turma de alunos em que o professor teve preparação sobre o uso de dicionários, interveio-se com um trabalho sobre o uso de dicionários escolares em produções textuais Este grupo foi o Grupo de Experimentação (GE) O segundo grupo constituiu-se como o Grupo de Controle (GC), cujos alunos contribuíram com três coletas de textos Fizeram-se duas coletas de dados no GE, durante um semestre letivo, a partir da atuação com dicionários selecionados pelo MEC dos Tipos 1, 2 e 3 Houve o trabalho de análise de produções textuais (narrativas) e reescritas do GE com critérios estabelecidos por Geraldi (1984) Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos alunos que constituiu o GE melhorou seus textos em questões lexicais (aumento vocabular), gramaticais (expressões de progressão textual e linguagem padrão) e de estruturação narrativa (apresentação, clímax, desfecho e maior detalhamento dos elementos narrativos) O cotejo entre dois questionários aplicados aos alunos do GE, sobre conhecimentos dicionarísticos, revelou uma visão mais abrangente e interativa a respeito de obras lexicográficas No GC, os alunos não avançaram em tais questões, apresentando as mesmas dificuldades do início ao fim do semestre letivo Nesse sentido, este estudo (1) ressalta a importância de explorar os dicionários como elementos ativos nas produções textuais e (2) promove a formação de professores em Lexicografia para que a realidade da descoberta integral da língua viva das práticas discursivas se efetive com o uso dos dicionários escolares
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This is an empirical, qualitative-interpretive research, and also a collaborative one It aims to introduce the dictionary as a didactic-pedagogic tool, accentuating its social and interactive character in textual writings We used theoretical assumptions arising from studies of Lexicography and Pedagogical Metalexicography, from authors like Hartmann and James (1998), Svensen (29), Rey-Debove (1971, 1984, 1997), Lara (24), Martínez de Sousa (29) and Maldonado (28), whose approaches reverberate in Brazil with Welker ( 26, 28, 211), Krieger (26, 27, 211), Biderman (1981, 21, 23), Borba (23), Bugueño Miranda (27), Pontes (26, 21), Rangel and Bagno (26), Correa (211), Coroa (211), among other scholars of the mentioned field and Applied Linguistics It is a study about three dimensions: school dictionaries, teachers, and students This is a study conducted in two complementary stages: first, was promoted a training course for elementary educator teachers who worked in the municipal schools of Garopaba / SC This training course intended the goal to offer guiding lines for the pedagogical practice on the proper use of school dictionaries as part of the discrusive practices The answers to the questionnaire given to the teachers indicated that few or no dictionaries were used by them as research tools in the classrooms and that dictionaries were teaching tools almost strange in the daily work in classrooms In a second moment, the aiming was to investigate the effects of the oriented use of school dictionaries in the increment of writing textual productions of the students of the fifth year of elementary schoolAn experiment was conduced with two classes headed by two different teachers In the first class, called Experimentation Group (GE), the teacher had the above mentioned training course for use school dictionaries as teaching tool The second group was established as the Control Group (CG), whose students contributed with three texts In the GE there have been two collections of writing texts during one semester The writings were accompanied with the proper use o dictionaries indicated by the Ministry of Education, Types 1, 2 and 3 The textual productions (narratives) and rewritten of the GE were analyzed according to criteria established by Geraldi (1984) The survey of the results showed that most students who constituted the GE improved their texts in lexical issues (increased vocabulary), grammar (expressions of textual progression and standard language), and narrative structure (introduction, climax, denouement, and better detailing of the narrative elements) The comparison between two questionnaires administered to students of GE revealed a more comprehensive and interactive approach about lexicographical works By contrast, in GC the students have not progressed in such matters, and had the same problems from the beginning to end of the semester Thus, this study (1) highlights the importance of exploring dictionaries as active elements in textual writings productions and (2) promotes the training of teachers in Lexicography aiming a complete discovery of the living language of the discoursive practices with the use of school dictionariesDurão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]Miranda, Félix BugueñoLima, RonaldoNascimento, Elvira LopesLimoli, LoredanaBolzan, Rosane Maria2024-05-01T14:18:49Z2024-05-01T14:18:49Z2012.0013.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13789porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - 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