Hip-hop : rompendo os extramuros da escola para multiletramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10608
Resumo: Resumo: A partir dos fundamentos de uma abordagem crítica que pressupõe o letramento enquanto fenômeno plural (BEVILAQUIA, 213; COLAÇO, 212; KLEIMAN, 1995, 21, 26; ROJO, 24, 29, 212), esta Dissertação tem como objetivo investigar, elaborar e implementar um projeto didático com atenção especial aos diferentes componentes que perpassam a reflexão sobre o desenvolvimento de capacidades de alunos e professores de língua portuguesaMotivada pelos apelos para que se abram as portas da escola para “a abordagem pluralista de culturas e a multissemiose” (ROJO e MOURA, 212), assumimos a tese da importância de uma “pedagogia dos multiletramentos” que considere a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais as pessoas das diferentes camadas sociais se comunicam A partir de pressupostos do quadro teórico- metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), principalmente na vertente mais didática (BRONCKART, 1999, 25, 212; DOLZ, SCHENEUWLY, 1998, 24; 29), destacando-se também, o Interacionismo Social (BAKHTIN, 23, 29), também buscamos apoio no quadro teórico do Letramento e Multiletramento (KLEIMAN, 1995, 21, 26; SOARES, 21; ROJO, 29, 212, 214; STREET, 1995, 214), a abordagem metodológica da pesquisa se baseia nos procedimentos de uma pesquisa-ação, em que os dados interpretados qualitativamente são gerados por meio de questionários, oficinas articuladas a uma sequência didática, entrevistas individuais com ativistas do movimento cultural hip hop de Londrina, além de textos produzidos nas aulas, tais como letras de canção rap O contexto empírico da pesquisa foi uma escola pública do norte do Paraná, envolvendo de forma mais específica uma turma multisseriada dos anos finais do ensino fundamental e médio Os resultados evidenciaram que o trabalho didático com foco nos discursos emergentes nas práticas sociais inseridas no movimento cultural hip-hop, por muitos considerado “periférico” por envolverem apreciações ideológicas resistentes a essas práticas, uma vez que sejam apreciados ética e esteticamente como expressões culturais, podem constituir objetos de estudo pelos quais se desenvolvem capacidades de linguagem Os dados emergentes da implementação do projeto didático que teve como alvo principal as letras das canções que emergem do movimento hip hop indiciam fatores envolvidos no uso e funcionamento do rap como um gênero do discurso poético cujo contexto de produção e particularidades linguístico-discursivas fazem desse movimento cultural um instrumento que não pode ser negligenciado no ensino de língua portuguesa
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COLAÇO, 212; KLEIMAN, 1995, 21, 26; ROJO, 24, 29, 212), this dissertation aims to investigate, to prepare and to implement a didactic project with special attention to the different components that run through the reflection about students’ and teachers’ knowledge capacity in Portuguese Language Motivated by the calls to open school doors to the “pluralist approach of cultures and multissemiose” (ROJO e MOURA, 212), we adopt the thesis of the importance of multi-literacy pedagogy” that consider the semiotic multiplicity of texts constitution by the ways that people from different social lays communicate From the assumptions from the theoretic-methodological board from Sociodiscursive Interactionism (ISD), mainly in the more didactic slope (BRONCKART, 1999, 25, 212; DOLZ, SCHENEUWLY, 1998, 24; 29), also keeping with the Social Interactionism (BAKHTIN, 23, 29), we also search support in the theoretic board from Literacy and Multi-literacy (KLEIMAN, 1995, 21,26; SOARES, 21; ROJO, 29, 212, 214; STREET, 1995, 214) The methodological approach bases in the research-action procedures, that the qualitatively interpreted data are created by questionnaires, articulated workshops in a didactic sequence, individual interviews with activists from Londrina cultural hip hop movement, besides the texts produced in the classes, like rap song lyrics The empirical context of research was a public school from the north or Paraná, involving by a more specific way a multi-serial class in the final years from basic and medium teaching The results told that the didactical work with focus in emerging discourses in social practices inserted in cultural hip-hop movement, for many considered “peripheral” by involving resistant ideological appreciations to these practices, once appreciated ethic and esthetically like cultural expressions, constitute studying objects that can develop language capacities The emerging data from the implementation of the didactic project that had like main target the lyrics of the songs that emerge from hip hop movement indicate involved factors in the use and running of rap like a poetic discursive genre which production context and linguistic-discursive particularities make this cultural movement an instrument that cannot be neglected in the Portuguese language teachingNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Hila, Cláudia Valéria DonáTonelli, Juliana Reichert AssunçãoPinheiro, Elaine Cristina2024-05-01T12:45:41Z2024-05-01T12:45:41Z2015.0019.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10608porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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