O trabalho do psicólogo nas instituições de ensino superior : um estudo de caso da UTFPR Apucarana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8661 |
Resumo: | Resumo: A relação entre Psicologia e Educação no Brasil, desde o início do século XX, é marcada pela construção de saberes e fazeres direcionados aos interesses das classes dominantes Na prática, a Psicologia foi se concretizando nas instituições de ensino por intervenções focadas no sujeito, legitimando e reproduzindo relações de desigualdade e violência A partir da década de 197 essas práticas passam a ser questionadas e a abordagem psicológica volta-se às questões políticas e sociais do país No entanto, mesmo marcada por um história de conceitos e intervenções individualizantes, a Psicologia vem discutindo e construindo novos modos mais emergentes de atuar, inclusive nas instituições de ensino, sendo as IES um campo mais recente de inserção do psicólogo Com o processo de democratização do ensino superior ocorrido nas últimas décadas e, consequentemente com o aumento do número de estudantes nesse contexto advindos das mais diversas realidades sociais e culturais do país, a Psicologia tem sido convocada a contribuir neste campo a partir de um trabalho que viabilize a permanência e o bom desempenho dos mesmos A presente Dissertação tem por objetivo descrever e analisar o trabalho em Psicologia desenvolvido no campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, identificando práticas tradicionais e práticas emergentes em Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional, de acordo com os pressupostos teóricos de autores considerados mais contemporâneos em ambas áreas, como Marinho-Araújo e Yamamoto Para tanto, a metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso em que os documentos institucionais da UTFPR e o relato de experiência da pesquisadora, enquanto psicóloga atuante no campo pesquisado, foram elencados como instrumentos de pesquisa Verificou-se que no campus Apucarana da UTFPR o trabalho das psicólogas se traduz majoritariamente em práticas tradicionais, como, por exemplo, atendimentos individuais ao discente A análise permitiu identificar também elementos emergentes nas intervenções realizadas, assim como diversas possibilidades de atuação em temáticas como o racismo, violência de gênero nos cursos de engenharia, a inclusão da pessoa LGBTI, e outras tantas Desse modo, concluiu-se que o trabalho do psicólogo no contexto universitário é um campo rico a ser explorado e, portanto, mais pesquisas são necessárias |
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O trabalho do psicólogo nas instituições de ensino superior : um estudo de caso da UTFPR ApucaranaPsicologiaPsicologia escolarPsicologia organizacionalPsychologySchool psychologyOrganizational psychologyResumo: A relação entre Psicologia e Educação no Brasil, desde o início do século XX, é marcada pela construção de saberes e fazeres direcionados aos interesses das classes dominantes Na prática, a Psicologia foi se concretizando nas instituições de ensino por intervenções focadas no sujeito, legitimando e reproduzindo relações de desigualdade e violência A partir da década de 197 essas práticas passam a ser questionadas e a abordagem psicológica volta-se às questões políticas e sociais do país No entanto, mesmo marcada por um história de conceitos e intervenções individualizantes, a Psicologia vem discutindo e construindo novos modos mais emergentes de atuar, inclusive nas instituições de ensino, sendo as IES um campo mais recente de inserção do psicólogo Com o processo de democratização do ensino superior ocorrido nas últimas décadas e, consequentemente com o aumento do número de estudantes nesse contexto advindos das mais diversas realidades sociais e culturais do país, a Psicologia tem sido convocada a contribuir neste campo a partir de um trabalho que viabilize a permanência e o bom desempenho dos mesmos A presente Dissertação tem por objetivo descrever e analisar o trabalho em Psicologia desenvolvido no campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, identificando práticas tradicionais e práticas emergentes em Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional, de acordo com os pressupostos teóricos de autores considerados mais contemporâneos em ambas áreas, como Marinho-Araújo e Yamamoto Para tanto, a metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso em que os documentos institucionais da UTFPR e o relato de experiência da pesquisadora, enquanto psicóloga atuante no campo pesquisado, foram elencados como instrumentos de pesquisa Verificou-se que no campus Apucarana da UTFPR o trabalho das psicólogas se traduz majoritariamente em práticas tradicionais, como, por exemplo, atendimentos individuais ao discente A análise permitiu identificar também elementos emergentes nas intervenções realizadas, assim como diversas possibilidades de atuação em temáticas como o racismo, violência de gênero nos cursos de engenharia, a inclusão da pessoa LGBTI, e outras tantas Desse modo, concluiu-se que o trabalho do psicólogo no contexto universitário é um campo rico a ser explorado e, portanto, mais pesquisas são necessáriasDissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: The relationship between Psycology and Education in Brazil, since the beginning of the 2th century, has been marked by the construction of knowledge and practices directed to the interests of the dominant classes In practice, Psychology has taken shape in educational institutions through interventions focused on the subject, legitimizing and reproducing relations of inequality and violence As of the 197’s these pratices began to be questioned and psychological approach turned to the country’s political and social issues However, even tough marked by a history of individualizing concepts and interventions , Psychology has been discussing and building new, more emerging ways of acting, including in educational institutions, with HEI’s being a more recent field for the psychologist’s insertion With the democratization process in higher education that took place in recent decades and, consequently, with the increase in the number of students in this context arising from the most diverse social and cultural realities in the country, Psychology has been called upon to contribute in this field from work that enable their permanence and good performance This dissertation aims to describe and analyze the work in Psychology developed at the Apucarana campus of the federal Technological University of Paraná, identifying traditional practices and emerging practices in School Psychology and Organizational Psychology, according to the theoretical assumptions of authors considered more contemporary in both areas, such as Marinho-Araújo and Yamamoto For that, the methodology used was of the qualitative type, having as strategy the case study in which the institutional documents of UTFPR and the report of the researcher’s experience, as a psychologist working in the researched field, were listed as research instruments It was found that on the UTFPR Apucarana, the work of psychologists is mostly translated into traditional practices, such as, for example, individual assistance to students The analysis also made it possible to identify emerging elements in the interventions carried out, as well as several possibilities for acting on themes such as racism, gender violence in engineering courses, the inclusion of the LGBTI person, and many others Thus, it was concluded that the work of the psychologist in the university context is a rich field to be explored and, therefore, more reasearch is neededSilva, Rafael Bianchi [Orientador]Mansano, Sonia Regina VargasFranco, Adriana de FátimaGalvão, Sandra Regina2024-05-01T11:39:36Z2024-05-01T11:39:36Z2020.0020.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8661porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - 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