Falsas memórias e análise do comportamento : análise de uma pesquisa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16815 |
Resumo: | Resumo: Falsa Memória é um fenômeno conhecido como lembrar de algo que não aconteceu Para a Análise do Comportamento, o termo memória deveria ser entendida como lembrar A mudança do substantivo para o verbo demonstra preocupação do analista do comportamento em buscar conceitos que representem melhor o entendimento dos fenômenos comportamentais em forma de ação Dessa forma, Falsa Memória poderia ser entendida como um relato distorcido ou distorção no lembrar A distorção no relato pode ocorrer de forma espontânea, por interferência externa acidental ou intencional A interferência externa pode ocorrer pela mediação da comunidade verbal sob o relato das memórias O procedimento das listas semanticamente relacionadas utilizado para produzir a Falsa Memória na pesquisa analisada, enquadra o fenômeno obtido como uma falsa memória produzida por interferência externa intencional Alterando o contexto, o mesmo processo que produz a falsa memória por interferência externa intencional pode ser classificado pela comunidade verbal como “sugestão” ou “dar dicas” para uma resposta Dessa forma, parece essencial olhar para o contexto no momento de classificar um fenômeno como uma falsa memória |
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Falsas memórias e análise do comportamento : análise de uma pesquisaAnálise do comportamentoSíndrome da falsa memóriaBehavioral analysisFalse memory syndromeResumo: Falsa Memória é um fenômeno conhecido como lembrar de algo que não aconteceu Para a Análise do Comportamento, o termo memória deveria ser entendida como lembrar A mudança do substantivo para o verbo demonstra preocupação do analista do comportamento em buscar conceitos que representem melhor o entendimento dos fenômenos comportamentais em forma de ação Dessa forma, Falsa Memória poderia ser entendida como um relato distorcido ou distorção no lembrar A distorção no relato pode ocorrer de forma espontânea, por interferência externa acidental ou intencional A interferência externa pode ocorrer pela mediação da comunidade verbal sob o relato das memórias O procedimento das listas semanticamente relacionadas utilizado para produzir a Falsa Memória na pesquisa analisada, enquadra o fenômeno obtido como uma falsa memória produzida por interferência externa intencional Alterando o contexto, o mesmo processo que produz a falsa memória por interferência externa intencional pode ser classificado pela comunidade verbal como “sugestão” ou “dar dicas” para uma resposta Dessa forma, parece essencial olhar para o contexto no momento de classificar um fenômeno como uma falsa memóriaDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: False Memory is a phenomenon known as remembering something that did not happen For Behavior Analysis, the term memory should be understood as remembering Changing from noun to verb demonstrates the concern of the behavioral analyst to seek concepts that represents better the understanding of behavioral phenomena in the form of action In this way, False Memory could be understood as a distorted report or distortion in remembering The distortion in the report may occur spontaneously, through accidental or intentional external interference External interference may occur through the verbal community under memory reporting The procedure of the semantically related lists used to produce the False Memory in the research analyzed, fits the phenomenon obtained as a false memory produced by intentional external interference Changing the context, the same process that produces false memory by intentional external interference can be classified by the verbal community as "suggestion" or "giving tips" for a response In this way, it seems essential to look at the context in the very moment of classifying a phenomenon as a false memoryGallo, Alex Eduardo [Orientador]Melo, Camila Muchon deGarcia, Marcos RobertoDiesel, Heiny Harold2024-05-01T15:15:05Z2024-05-01T15:15:05Z2018.0017.09.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16815porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Falsa Memória é um fenômeno conhecido como lembrar de algo que não aconteceu Para a Análise do Comportamento, o termo memória deveria ser entendida como lembrar A mudança do substantivo para o verbo demonstra preocupação do analista do comportamento em buscar conceitos que representem melhor o entendimento dos fenômenos comportamentais em forma de ação Dessa forma, Falsa Memória poderia ser entendida como um relato distorcido ou distorção no lembrar A distorção no relato pode ocorrer de forma espontânea, por interferência externa acidental ou intencional A interferência externa pode ocorrer pela mediação da comunidade verbal sob o relato das memórias O procedimento das listas semanticamente relacionadas utilizado para produzir a Falsa Memória na pesquisa analisada, enquadra o fenômeno obtido como uma falsa memória produzida por interferência externa intencional Alterando o contexto, o mesmo processo que produz a falsa memória por interferência externa intencional pode ser classificado pela comunidade verbal como “sugestão” ou “dar dicas” para uma resposta Dessa forma, parece essencial olhar para o contexto no momento de classificar um fenômeno como uma falsa memória |
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