Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagami, Isis Caroline
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14797
Resumo: Resumo: Com a proposta de acompanhar a performance dos praticantes de cosplay presentes nos eventos voltados à cultura pop, esta pesquisa se propôs a considerar a problemática apresentada pelos cosplayers, através do caminhar por imagens construídas, compartilhadas, situadas e suscetíveis de múltiplas interpretações Imagens que são consumidas, materializadas em produtos, em percepções, em ideias e conceitualizações dos estilos de cosplay Imagens mutáveis através das tecnologias, das interpretações, associações e diferenciações a outras imagens, e que possuem contextos, situações e relações que permitem múltiplas forma de olhar e interpretar Percebi que aprender a olhar e a pensar “por imagens” e não “em imagens” passou a ter sentido quando me deparei com algumas questões que proporcionaram uma outra perspectiva, como por exemplo, no início pensava a fotografia como instrumento, desta forma, para manter a imparcialidade, fotografava os cosplayers profissionais e amadores em ângulo diametralmente oposto As imagens acomodam múltiplos significados à medida que dependem do estabelecimento de relações para tomar sentido e do conhecimento das referências para a leitura da imagem Podemos levar em consideração quais são os olhares possíveis sobre as imagens, quais são os contextos em que são recebidas pelo espectador e como se dá a negociação de sentido que, muitas vezes, transcende a própria imagem e se cria a partir dos conceitos e contextos em que a imagem e o olhar se tocam Através da exposição de eventos e situações em que podemos observar as articulações e posicionamentos utilizados nos conflitos que envolvem seus praticantes, observamos como as mudanças proporcionadas por tais movimentos refletem e dialogam, demonstrando o que é colocado junto com o que, de que maneira e por qual propósito
id UEL_06d14b48fa282f10bf93fd9447873be9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14797
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na ciberculturaCiências sociaisCiberculturaCiborguesCosplayFotografiaCybercultureCyborgsPhotographyResumo: Com a proposta de acompanhar a performance dos praticantes de cosplay presentes nos eventos voltados à cultura pop, esta pesquisa se propôs a considerar a problemática apresentada pelos cosplayers, através do caminhar por imagens construídas, compartilhadas, situadas e suscetíveis de múltiplas interpretações Imagens que são consumidas, materializadas em produtos, em percepções, em ideias e conceitualizações dos estilos de cosplay Imagens mutáveis através das tecnologias, das interpretações, associações e diferenciações a outras imagens, e que possuem contextos, situações e relações que permitem múltiplas forma de olhar e interpretar Percebi que aprender a olhar e a pensar “por imagens” e não “em imagens” passou a ter sentido quando me deparei com algumas questões que proporcionaram uma outra perspectiva, como por exemplo, no início pensava a fotografia como instrumento, desta forma, para manter a imparcialidade, fotografava os cosplayers profissionais e amadores em ângulo diametralmente oposto As imagens acomodam múltiplos significados à medida que dependem do estabelecimento de relações para tomar sentido e do conhecimento das referências para a leitura da imagem Podemos levar em consideração quais são os olhares possíveis sobre as imagens, quais são os contextos em que são recebidas pelo espectador e como se dá a negociação de sentido que, muitas vezes, transcende a própria imagem e se cria a partir dos conceitos e contextos em que a imagem e o olhar se tocam Através da exposição de eventos e situações em que podemos observar as articulações e posicionamentos utilizados nos conflitos que envolvem seus praticantes, observamos como as mudanças proporcionadas por tais movimentos refletem e dialogam, demonstrando o que é colocado junto com o que, de que maneira e por qual propósitoDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: With the proposal to monitor the performance of cosplay practitioners present in the events dedicated to pop culture, this research proposed to consider the issue presented by cosplayers through the walk by constructed images, shared, located and susceptible of multiple interpretations Images that are consumed, materialized in products, in perceptions, in ideas and conceptualizations of cosplay styles Images that are mutable through technologies, interpretations, associations and differentiations to other images, and have contexts, situations and relationships that allow multiple ways to look and interpret I realized that learning to look and thinking "for images" and not "in images" began to make sense when I came across some issues that provided another perspective, for example, at the beginning I thought photography as an instrument, in this way, to maintain impartiality, I took pictures of cosplayer’s professionals and amateurs in a diametrically opposite angle Images accommodate multiple meanings as they depend on establishing relations to make sense and knowledge of the references to the image reading We can take into account what are the possible looks of the images, which are the contexts in which they are received by the viewer and how is the negotiation of meaning that often transcends the image and creates itself from the concepts and contexts in which image and look touch each other Through the exhibition events and situations where we can see the articulations and positions used in conflicts involving its practitioners, we see how the changes caused by such movements reflect and dialogue, demonstrating what is put together with what, how and for what purposeMenezes, Celso Vianna Bezerra de [Orientador]Souza, Carla Delgado deAulicino, Marcos RodriguesNagami, Isis Caroline2024-05-01T14:37:02Z2024-05-01T14:37:02Z2016.0019.04.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14797porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na cibercultura
title Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na cibercultura
spellingShingle Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na cibercultura
Nagami, Isis Caroline
Ciências sociais
Cibercultura
Ciborgues
Cosplay
Fotografia
Cyberculture
Cyborgs
Photography
title_short Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na cibercultura
title_full Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na cibercultura
title_fullStr Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na cibercultura
title_full_unstemmed Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na cibercultura
title_sort Entre contadores de histórias, cosplayers e ciborgues : sobre as narrativas, as imagens e os híbridos na cibercultura
author Nagami, Isis Caroline
author_facet Nagami, Isis Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Celso Vianna Bezerra de [Orientador]
Souza, Carla Delgado de
Aulicino, Marcos Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagami, Isis Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais
Cibercultura
Ciborgues
Cosplay
Fotografia
Cyberculture
Cyborgs
Photography
topic Ciências sociais
Cibercultura
Ciborgues
Cosplay
Fotografia
Cyberculture
Cyborgs
Photography
description Resumo: Com a proposta de acompanhar a performance dos praticantes de cosplay presentes nos eventos voltados à cultura pop, esta pesquisa se propôs a considerar a problemática apresentada pelos cosplayers, através do caminhar por imagens construídas, compartilhadas, situadas e suscetíveis de múltiplas interpretações Imagens que são consumidas, materializadas em produtos, em percepções, em ideias e conceitualizações dos estilos de cosplay Imagens mutáveis através das tecnologias, das interpretações, associações e diferenciações a outras imagens, e que possuem contextos, situações e relações que permitem múltiplas forma de olhar e interpretar Percebi que aprender a olhar e a pensar “por imagens” e não “em imagens” passou a ter sentido quando me deparei com algumas questões que proporcionaram uma outra perspectiva, como por exemplo, no início pensava a fotografia como instrumento, desta forma, para manter a imparcialidade, fotografava os cosplayers profissionais e amadores em ângulo diametralmente oposto As imagens acomodam múltiplos significados à medida que dependem do estabelecimento de relações para tomar sentido e do conhecimento das referências para a leitura da imagem Podemos levar em consideração quais são os olhares possíveis sobre as imagens, quais são os contextos em que são recebidas pelo espectador e como se dá a negociação de sentido que, muitas vezes, transcende a própria imagem e se cria a partir dos conceitos e contextos em que a imagem e o olhar se tocam Através da exposição de eventos e situações em que podemos observar as articulações e posicionamentos utilizados nos conflitos que envolvem seus praticantes, observamos como as mudanças proporcionadas por tais movimentos refletem e dialogam, demonstrando o que é colocado junto com o que, de que maneira e por qual propósito
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.04.2016
2016.00
2024-05-01T14:37:02Z
2024-05-01T14:37:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14797
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciências Sociais
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823277381582848